Início » Notícias » Ariquemes » Exibindo Notícia
Brasília - Em audiência nessa terça-feira (21), com a ministra interina da Justiça, Márcia Pelegrino, o governador Confúcio Moura fez várias reivindicações, entre elas, uma ação mais efetiva de vigilância do governo federal na região de fronteira com a Bolívia, além de recursos para custeio do sistema prisional de Rondônia.
Confúcio Moura afirmou que Rondônia possui uma faixa de fronteira extensa com a Bolívia, e atualmente há uma porcentagem grande de presos no Estado devido ao tráfico de drogas, por isso é necessário uma estrutura maior de fiscalização na área de fronteira que recai sobre o sistema prisional.
O governador enfatizou que os indicadores da violência em Rondônia agravam-se fundamentalmente em duas regiões: o território Madeira-Mamoré (inclui os municípios de Porto Velho, Candeias do Jamari, Guajará-Mirim, Nova Mamoré e Itapuã do Oeste) e o território de Jamari (Ariquemes e mais oito municípios). Ele destacou a importância urgente para implantar Companhias Independentes e Especializadas de Fronteiras nas cidades de Guajará-Mirim, Costa Marques e Buritis.
Confúcio Moura disse à ministra que sozinho não há como vencer a guerra contra os criminosos, por isso a necessidade do apoio do Ministério da Justiça nessas ações. O governador mostrou fotos de desmatamentos em áreas de proteção ambiental e garantiu que a maioria dos crimes contra o patrimônio e homicídios concentra-se em regiões de fronteira.
O governador também solicitou ao Ministério da Justiça a liberação de duas mil tornozeleiras eletrônicas, equipamento utilizado para monitorar detentos do sistema prisional. A utilização das tornozeleiras em presos de justiça que têm direito a penas alternativas ou que já estão em regime semiaberto tem como objetivo desafogar o sistema penitenciário de Rondônia. Márcia Pelegrino sinalizou que o Ministério da Justiça está aberto para as tratativas no intuito de dar o apoio que for necessário ao Estado de Rondônia.
Participaram também da audiência, a secretária-adjunta da Sejus-RO, Sirlene Bastos; a Superintendente da Sibra, Elizete Lionel; e o diretor Nacional de Política Penitenciária (Depen), Luiz Fabrício Neto.
Texto e fotos: Zózimo Macêdo
Jornalista DRT-MT 1282
10/10/2025 : Prefeitura de Ariquemes lança Refis 2025 com descontos de até 100% em juros e multas
09/10/2025 : MOTO LOCALIZADA – Veículo estava desaparecido desde o final de semana em Cacoal – Vídeo
09/10/2025 : Sem registro de furto: motocicleta é encontrada abandonada no bairro Greenville em Cacoal – Vídeo
09/10/2025 : Polícia Civil de Rondônia bate recorde e esclarece homicídios 150% acima da média nacional – Vídeo
09/10/2025 : SEAS entrega 67 kits de EPIs para 60 catadores de materiais recicláveis em Ariquemes e Região – Vídeo
09/10/2025 : Professores fazem campanha solidária por colega que teve perna amputada após acidente em Ariquemes – Vídeo
09/10/2025 : OUTUBRO ROSA – INACAR realiza parceria com laboratórios e oferece desconto na coleta de preventivos – Vídeo
09/10/2025 : Igreja o Grande Templo Unidos em Cristo convida para Festa dos Tabernáculos – Vídeo
www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2025 Todos os direitos reservados
Site desenvolvido por Prospect Plus