25 de Janeiro de 2010 19:34:25
GIMA
vanvera 3

Início » Notícias » Artigos » Exibindo Notícia

Auto Posto Ariquemes

Data: 04/07/2015 Compartilhe esta notícia

A BÍBLIA É A HISTÓRIA DO EVANGELHO 2

Por: Mauricio Mantovani 
 

 

E chamou o Senhor Deus a Adão e disse-lhe: Onde estás? Gênesis 3:9

No estudo anterior verificamos que a Bíblia (A Palavra de Deus) é um milagre editorial. É a revelação de Deus em sua forma escrita, concebida pela metodologia da inspiração do Seu Espírito, carregada de Sua autoridade Celestial e preservada como testemunho escrito do Seu propósito redentor.

Que o Evangelho é caracterizado por ser uma Pessoa(Cristo) revelada através da Sua Obra, isto é, no Sacrifício eterno manifestado numa redenção histórica e não por uma sistematização teológica ou por uma indagação filosófica sobre quem é Deus. Que o Evangelho vai além de qualquer confessionalidade denominacional, fruto de intermináveis e enfadonhas investigações teológicas elaboradas por meras mentes humanas. Que o Evangelho de Cristo é em sua essência e forma, completamente distinto, superior e desprovido de quaisquer capacidades ou possibilidades humanas.

O Evangelho é Uma Pessoa que se manifesta na história humana revelando o caráter e a bondade Divina e que aplica o Seu próprio poder para a salvação da nossa raça tão humana e caída. Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu e também do grego. Romanos 1:16. É só através do Seu Evangelho que Deus executa o Seu propósito redentor. O Evangelho é a metodologia Divina aplicada na salvação humana e esta realidade jamais foi (no que se refere ao Antigo Testamento), é ou será (no que se refere ao Novo Testamento) diferente!

Também averiguamos que a Bíblia é um grande compêndio literário que apresenta a redenção Divina manifestada na história humana. Há uma frase muito pertinente a este estudo que já foi dita no anterior: A história do evangelho é a história do propósito do Criador que Se interessa pela humanidade que Ele mesmo criou para Si! A Bíblia é a história do Deus que já era Redentor antes de se revelar como Criador.

O Autor das Escrituras nos concede a revelação de que a Sua Bíblia é a história do Seu Evangelho. Somente assim podemos saber que não há outro assunto nela que não seja a Pessoa e a Obra do Seu Cordeiro! Carecemos completamente da ação de Deus para nos revelar a Sua própria Palavra (Cristo) para podermos ler a Bíblia que Ele mesmo inspirou, da maneira que Lhe agrada e não da nossa.

Só assim poderemos dizer que assimilamos a aula de hermenêutica bíblica dada pelo próprio Jesus. E disse-lhes: São estas as palavras que vos disse ainda estando convosco: Que convinha que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na Lei de Moisés, e nos Profetas e nos Salmos. Então lhes abriu o entendimento para compreenderem as Escrituras.Lucas 24:44.

Mas, o que significa esta pergunta Divina que o texto de Gênesis 3:9 registra? Como assim onde estás? Senhor, És o nosso Criador e não sabe onde estamos? Mas, porque queres saber onde estamos? O que há de errado conosco, afinal somos humanos e fomos criados perfeitos por Ti? A pergunta de Deus é de natureza eminentemente redentiva! Realmente, o projeto redentor de Deus é maior que a nossa iniquidade e revela o Seu amor pelo convencimento da nossa verdadeira condição enquanto raça caída.

Portanto, é de fundamental importância, para a correta compreensão da revelação escrita, abordarmos toda a Bíblia como a história do Evangelho. Ao abordarmos a história da redenção (do Evangelho) evitaremos os “riscos hermenêuticos” de não fazermos uma leitura Cristocêntrica das Escrituras! Precisamos ler as Escrituras como uma Escritura Cristã e é imprescindível que façamos isto a partir desta primeira pergunta que O Criador fez a criatura caída: E chamou o Senhor Deus a Adão e disse-lhe: Onde estás? Gênesis 3:9.

E chamou - a idéia contida neste chamado é a do interesse Pessoal Divino em relação à Sua criação. O Criador não tinha nenhuma necessidade de chamar a criatura humana. Deus já havia criado a nossa raça para Si e dado todas as condições para que nossos primeiros pais pudessem viver totalmente supridos por Sua criação e por aquilo que Ele dissesse!

O Senhor Deus – É a fala da Pessoa que possui ascredenciais e o poder redentor para realizar este chamado. A palavra Senhor não quer dizer simplesmente “dono”. Quer dizer “Redentor”. Significa Eu Mesmo Sou a salvação! O nome de Deus denota a Sua própria identidade e condição salvífica, relacionando-Se com a raça recém-caída. O Senhor Deus quis dizer: Eu Sou Aquele que põe fim à queda humana através da minha redenção!

A Adão... Fala da condição de passividade e da impossibilidade redentiva da pessoa que foi chamada. Adão vem de adam que significa “homem ou humanidade” no sentido genérico. Isto é, trata-se de alguém que foi “tirado da terra”(adamah) e que, neste momento da narrativa, já se encontrava “caído” e não tendo nenhuma possibilidade de corresponder satisfatoriamente ao chamado feito por Deus. O que mais impressiona é o fato de que O Criador já sabia disso! O Criador nos criou para nos relacionarmos com Ele. Porém, do jeito Dele! E, este fato era mais do que suficiente. E viu Deus tudo quanto tinha feito e eis que era muito bom e foi tarde e manhã e a manhã, do sexto dia. Gênesis 1:31.

A única história que a humanidade pode contar sobre si mesma é a história do seu absoluto fracasso, baseado numa escolha equivocada diante do Seu Criador. É a história de uma justiça própria e falida que não se sustenta diante da justiça moral do Criador totalmente Santo e Justo. E ouviram a voz do Senhor Deus, que passeava no jardim pela viração do dia e esconderam-se Adão e sua mulher da presença do Senhor Deus, entre as árvores do jardim. Gênesis 3:8.

Nossa história se resume numa justiça imunda e rebelde à justiça Divina. Baseada no medo e na fuga Daquele que nos criou a partir Dele, para existirmos por meio Dele e para a Sua glória. Vivemos, desde o princípio e de maneira sempre recorrente, na tentativa de confecção da “tanga de Adão”, mais conhecida aqui em nossa comunidade como “tanga frouxa”. (Bernardo P. Küster)

E disse: Fala do meio de comunicação utilizado por Quem fez o chamado, ou seja, a Palavra da Sua própria boca. A Palavra da boca de Deus só reverbera no coração humano na medida em que se recebe a revelação da Mesma. Deus se comunica somente por meio da Sua Palavra revelada, ou seja, por meio do Seu Filho!

É somente através da revelação e da recepção da Palavra Divina que este chamado de Gênesis 3:9 se cumpre na vida das pessoas. Assim, a Palavra de Deus só é vivificada, produz a Sua Própria Vida em nós, mediante ao milagre da revelação de Cristo às nossas almas.

Onde estás? O Criador quer saber da Sua criatura! Esta é uma das características do amor redentor do Criador, Ele mesmo vem ao nosso encontro, pois, a humanidade já se encontra num estado de impossibilidade de ir ao encontro do Seu Criador. Esta é uma pergunta que foi feita a quem já se encontrava em plena fuga e medo de Deus. Ou seja, em plena queda.

É pergunta que só poderia ter sido feita pelo Deus que ama e quer para Si uma raça que “já caiu” ou “já O havia rejeitado” como O Único Senhor da vida humana. A pergunta de Deus (onde estás?) é totalmente redentiva por ter sido feita neste contexto de queda. O anúncio da redenção Divina foi feito no cenário da rebelião humana. Deus só agiu assim por Ser quem É! E, consequentemente todas as suas ações sempre são, desde a eternidade e foram através da nossa história, impulsionadas por Sua própria essência: Ele é todo amor!

A Bíblia é o registro histórico deste amor Divino por nós, eterno e cheio de ternura. É o registro Divinamente inspirado e humanamente escrito, da proclamação deste amor traduzido na mensagem do Evangelho que foi revelado desde o início da história da nossa raça caída. É maravilhoso perceber que o desejo da reconciliação Divino-humana parte do próprio Deus. É uma iniciativa carregada da Sua misericórdia e graça por uma humanidade que O rejeitou desde os seus primeiros pais!

Nossos primeiros pais humanos (Adão e Eva) trocaram a confiança e a segurança proporcionada pelo Seu Criador pela proposta tentadora de serem como Ele. Esta escolha foi mortal e catastrófica. Diante do estrago produzido pela realidade deste pecado, somente o projeto iniciado pelo próprio Redentor poderia solucionar tamanha rebelião. Só o Criador-Redentor pode realizar a obra de unir novamente a Deidade totalmente Santa ao ser humano radicalmente depravado!

O Evangelho é a proclamação do Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. João 1:29. O assunto das Escrituras é sobre quem É este Cordeiro, sobre a Sua obra realizada na eternidade e revelada por Sua intervenção histórica favorável a uma humanidade em plena queda Estava no mundo, e o mundo não o conheceu. João 1:10. O real valor das Escrituras está no fato de testemunhar do Filho de Deus e do Seu Espírito revelar Esta Vida em nós. Examinai as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; João 5:39. Isto é o Evangelho e a Bíblia é a narrativa deste fato!

O Evangelho não é somente uma das ou mesmo a mais maravilhosa das mensagens da Bíblia; é a “única e suficiente mensagem” de Deus para nós! Se o Evangelho é a única mensagem Divina e o único assunto que Ele tem para tratar conosco, porque temos a mania de buscar outras falas de Deus para nós?

Portanto, a Bíblia só tem uma história pra contar: a história do Evangelho! A história do Pai Celestial, do Deus Eterno que se revela na história humana através do Seu Filho Amado e se comunica conosco pelo Seu Espírito, fazendo à humanidade caída por e em si mesma, a mesma pergunta que fez a Adão lá no Éden: onde estás? Nossa esperança está no fato revelado que nossas vidas descansem na dimensão onde O Criador-Redentor nos quer ver: Porque já estais mortos e, a vossa vida está escondida com Cristo em Deus. Colossenses 3:3!

Data: 04/07/2015 Compartilhe esta notícia
 
 
Adubar – Calcário de qualidade para o seu solo! – Vídeo
Tigrão Veículos
moto mil
Adubar no Site
LORYAL
sobreira
Novalar
Café Bem Cedo 2

www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2024 Todos os direitos reservados

Site desenvolvido por Prospect Plus