25 de Janeiro de 2010 19:34:25
%{artist} - %{title} , (%{year}) (%{time})
    PodCast Ariquemes 190 -- Play para ouvir
Carregando %{time1} de %{time2} (%{percent}%)
  ---  
0:00

This is a normal list of HTML links to MP3 files, which jsAMP picks up and turns into a playlist.

Natal Displaron
Natal Lotérica Ariquemes
SÃO LUIZ CALÇADOS
Natal Vereador Eronildo
Natal Colégio Dinâmico
Natal F e G Compressores
Natal Lucas Follador
Casa do Relojoeiro
Vereador Vanilton Cruz
Farmácia Paraná
Natal Vereador Capitão Levi
Novo Mundo
Romera
Sobreira

Início » Notícias » Artigos » Exibindo Notícia

Auto Posto Ariquemes

Data: 04/07/2015 Compartilhe esta notícia

A BÍBLIA É A HISTÓRIA DO EVANGELHO 2

Por: Mauricio Mantovani 
 

 

E chamou o Senhor Deus a Adão e disse-lhe: Onde estás? Gênesis 3:9

No estudo anterior verificamos que a Bíblia (A Palavra de Deus) é um milagre editorial. É a revelação de Deus em sua forma escrita, concebida pela metodologia da inspiração do Seu Espírito, carregada de Sua autoridade Celestial e preservada como testemunho escrito do Seu propósito redentor.

Que o Evangelho é caracterizado por ser uma Pessoa(Cristo) revelada através da Sua Obra, isto é, no Sacrifício eterno manifestado numa redenção histórica e não por uma sistematização teológica ou por uma indagação filosófica sobre quem é Deus. Que o Evangelho vai além de qualquer confessionalidade denominacional, fruto de intermináveis e enfadonhas investigações teológicas elaboradas por meras mentes humanas. Que o Evangelho de Cristo é em sua essência e forma, completamente distinto, superior e desprovido de quaisquer capacidades ou possibilidades humanas.

O Evangelho é Uma Pessoa que se manifesta na história humana revelando o caráter e a bondade Divina e que aplica o Seu próprio poder para a salvação da nossa raça tão humana e caída. Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu e também do grego. Romanos 1:16. É só através do Seu Evangelho que Deus executa o Seu propósito redentor. O Evangelho é a metodologia Divina aplicada na salvação humana e esta realidade jamais foi (no que se refere ao Antigo Testamento), é ou será (no que se refere ao Novo Testamento) diferente!

Também averiguamos que a Bíblia é um grande compêndio literário que apresenta a redenção Divina manifestada na história humana. Há uma frase muito pertinente a este estudo que já foi dita no anterior: A história do evangelho é a história do propósito do Criador que Se interessa pela humanidade que Ele mesmo criou para Si! A Bíblia é a história do Deus que já era Redentor antes de se revelar como Criador.

O Autor das Escrituras nos concede a revelação de que a Sua Bíblia é a história do Seu Evangelho. Somente assim podemos saber que não há outro assunto nela que não seja a Pessoa e a Obra do Seu Cordeiro! Carecemos completamente da ação de Deus para nos revelar a Sua própria Palavra (Cristo) para podermos ler a Bíblia que Ele mesmo inspirou, da maneira que Lhe agrada e não da nossa.

Só assim poderemos dizer que assimilamos a aula de hermenêutica bíblica dada pelo próprio Jesus. E disse-lhes: São estas as palavras que vos disse ainda estando convosco: Que convinha que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na Lei de Moisés, e nos Profetas e nos Salmos. Então lhes abriu o entendimento para compreenderem as Escrituras.Lucas 24:44.

Mas, o que significa esta pergunta Divina que o texto de Gênesis 3:9 registra? Como assim onde estás? Senhor, És o nosso Criador e não sabe onde estamos? Mas, porque queres saber onde estamos? O que há de errado conosco, afinal somos humanos e fomos criados perfeitos por Ti? A pergunta de Deus é de natureza eminentemente redentiva! Realmente, o projeto redentor de Deus é maior que a nossa iniquidade e revela o Seu amor pelo convencimento da nossa verdadeira condição enquanto raça caída.

Portanto, é de fundamental importância, para a correta compreensão da revelação escrita, abordarmos toda a Bíblia como a história do Evangelho. Ao abordarmos a história da redenção (do Evangelho) evitaremos os “riscos hermenêuticos” de não fazermos uma leitura Cristocêntrica das Escrituras! Precisamos ler as Escrituras como uma Escritura Cristã e é imprescindível que façamos isto a partir desta primeira pergunta que O Criador fez a criatura caída: E chamou o Senhor Deus a Adão e disse-lhe: Onde estás? Gênesis 3:9.

E chamou - a idéia contida neste chamado é a do interesse Pessoal Divino em relação à Sua criação. O Criador não tinha nenhuma necessidade de chamar a criatura humana. Deus já havia criado a nossa raça para Si e dado todas as condições para que nossos primeiros pais pudessem viver totalmente supridos por Sua criação e por aquilo que Ele dissesse!

O Senhor Deus – É a fala da Pessoa que possui ascredenciais e o poder redentor para realizar este chamado. A palavra Senhor não quer dizer simplesmente “dono”. Quer dizer “Redentor”. Significa Eu Mesmo Sou a salvação! O nome de Deus denota a Sua própria identidade e condição salvífica, relacionando-Se com a raça recém-caída. O Senhor Deus quis dizer: Eu Sou Aquele que põe fim à queda humana através da minha redenção!

A Adão... Fala da condição de passividade e da impossibilidade redentiva da pessoa que foi chamada. Adão vem de adam que significa “homem ou humanidade” no sentido genérico. Isto é, trata-se de alguém que foi “tirado da terra”(adamah) e que, neste momento da narrativa, já se encontrava “caído” e não tendo nenhuma possibilidade de corresponder satisfatoriamente ao chamado feito por Deus. O que mais impressiona é o fato de que O Criador já sabia disso! O Criador nos criou para nos relacionarmos com Ele. Porém, do jeito Dele! E, este fato era mais do que suficiente. E viu Deus tudo quanto tinha feito e eis que era muito bom e foi tarde e manhã e a manhã, do sexto dia. Gênesis 1:31.

A única história que a humanidade pode contar sobre si mesma é a história do seu absoluto fracasso, baseado numa escolha equivocada diante do Seu Criador. É a história de uma justiça própria e falida que não se sustenta diante da justiça moral do Criador totalmente Santo e Justo. E ouviram a voz do Senhor Deus, que passeava no jardim pela viração do dia e esconderam-se Adão e sua mulher da presença do Senhor Deus, entre as árvores do jardim. Gênesis 3:8.

Nossa história se resume numa justiça imunda e rebelde à justiça Divina. Baseada no medo e na fuga Daquele que nos criou a partir Dele, para existirmos por meio Dele e para a Sua glória. Vivemos, desde o princípio e de maneira sempre recorrente, na tentativa de confecção da “tanga de Adão”, mais conhecida aqui em nossa comunidade como “tanga frouxa”. (Bernardo P. Küster)

E disse: Fala do meio de comunicação utilizado por Quem fez o chamado, ou seja, a Palavra da Sua própria boca. A Palavra da boca de Deus só reverbera no coração humano na medida em que se recebe a revelação da Mesma. Deus se comunica somente por meio da Sua Palavra revelada, ou seja, por meio do Seu Filho!

É somente através da revelação e da recepção da Palavra Divina que este chamado de Gênesis 3:9 se cumpre na vida das pessoas. Assim, a Palavra de Deus só é vivificada, produz a Sua Própria Vida em nós, mediante ao milagre da revelação de Cristo às nossas almas.

Onde estás? O Criador quer saber da Sua criatura! Esta é uma das características do amor redentor do Criador, Ele mesmo vem ao nosso encontro, pois, a humanidade já se encontra num estado de impossibilidade de ir ao encontro do Seu Criador. Esta é uma pergunta que foi feita a quem já se encontrava em plena fuga e medo de Deus. Ou seja, em plena queda.

É pergunta que só poderia ter sido feita pelo Deus que ama e quer para Si uma raça que “já caiu” ou “já O havia rejeitado” como O Único Senhor da vida humana. A pergunta de Deus (onde estás?) é totalmente redentiva por ter sido feita neste contexto de queda. O anúncio da redenção Divina foi feito no cenário da rebelião humana. Deus só agiu assim por Ser quem É! E, consequentemente todas as suas ações sempre são, desde a eternidade e foram através da nossa história, impulsionadas por Sua própria essência: Ele é todo amor!

A Bíblia é o registro histórico deste amor Divino por nós, eterno e cheio de ternura. É o registro Divinamente inspirado e humanamente escrito, da proclamação deste amor traduzido na mensagem do Evangelho que foi revelado desde o início da história da nossa raça caída. É maravilhoso perceber que o desejo da reconciliação Divino-humana parte do próprio Deus. É uma iniciativa carregada da Sua misericórdia e graça por uma humanidade que O rejeitou desde os seus primeiros pais!

Nossos primeiros pais humanos (Adão e Eva) trocaram a confiança e a segurança proporcionada pelo Seu Criador pela proposta tentadora de serem como Ele. Esta escolha foi mortal e catastrófica. Diante do estrago produzido pela realidade deste pecado, somente o projeto iniciado pelo próprio Redentor poderia solucionar tamanha rebelião. Só o Criador-Redentor pode realizar a obra de unir novamente a Deidade totalmente Santa ao ser humano radicalmente depravado!

O Evangelho é a proclamação do Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. João 1:29. O assunto das Escrituras é sobre quem É este Cordeiro, sobre a Sua obra realizada na eternidade e revelada por Sua intervenção histórica favorável a uma humanidade em plena queda Estava no mundo, e o mundo não o conheceu. João 1:10. O real valor das Escrituras está no fato de testemunhar do Filho de Deus e do Seu Espírito revelar Esta Vida em nós. Examinai as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; João 5:39. Isto é o Evangelho e a Bíblia é a narrativa deste fato!

O Evangelho não é somente uma das ou mesmo a mais maravilhosa das mensagens da Bíblia; é a “única e suficiente mensagem” de Deus para nós! Se o Evangelho é a única mensagem Divina e o único assunto que Ele tem para tratar conosco, porque temos a mania de buscar outras falas de Deus para nós?

Portanto, a Bíblia só tem uma história pra contar: a história do Evangelho! A história do Pai Celestial, do Deus Eterno que se revela na história humana através do Seu Filho Amado e se comunica conosco pelo Seu Espírito, fazendo à humanidade caída por e em si mesma, a mesma pergunta que fez a Adão lá no Éden: onde estás? Nossa esperança está no fato revelado que nossas vidas descansem na dimensão onde O Criador-Redentor nos quer ver: Porque já estais mortos e, a vossa vida está escondida com Cristo em Deus. Colossenses 3:3!

Data: 04/07/2015 Compartilhe esta notícia
Rondon Cap
Tigrão Veículos
Natal Vereador Loro
Novalar
Natal Vereador Natan Lima
Natal Vereador Joel da Yamaha
Natal Farmácia São Paulo
Natal Vereador Amorim
Natal Daltiba
Açaí Gold e Peixe e Cia
Natal Vereador Renato Padeiro
Lojas Milla
Axis
Natal Vereador José Augusto
FAEL

www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2017 Todos os direitos reservados

Site desenvolvido por Softwei, Buscazip, Guiaking Empresas