25 de Janeiro de 2010 19:34:25
GIMA
vanvera 3

Início » Notícias » Ariquemes » Exibindo Notícia

Data: 23/06/2026 Compartilhe esta notícia

 


Siamesas unidas pela cabeça são separadas por médico brasileiro em Abu Dhabi; já tiveram alta

Viva a medicina. Este médico brasileiro, que ajudou a separar irmãs siamesas unidas pela cabeça, emocionou equipes médicas do mundo inteiro. As crianças passaram pela cirurgia histórica de 40 horas no final de 2025 e agora, após meses de recuperação, as meninas finalmente receberam alta e puderam voltar para casa, na Nigéria.

O neurocirurgião pediátrico Gabriel Mufarrej participou do procedimento realizado em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, ao lado de especialistas de vários países e mais três brasileiras.  Ao todo, mais de 60 profissionais de saúde de 20 nacionalidades participaram da operação, incluindo médicos do Reino Unido, Emirados Árabes Unidos e Nigéria. Uma força-tarefa internacional.

Com apenas 19 meses de vida, as meninas passaram por quatro cirurgias realizadas ao longo de quatro meses até a separação definitiva. As irmãs nasceram com uma condição raríssima chamada craniópago, quando os crânios ficam unidos e compartilham tecidos cerebrais e vasos sanguíneos.

Outras brasileiras no caso

A cirurgia contou também com participação das médicas brasileiras Clarice Abreu, cirurgiã plástica, e Mariana Tonon, anestesista pediátrica.

O sucesso do procedimento já é considerado um marco mundial na neurocirurgia pediátrica e no tratamento de gêmeos craniópagos.

Casos assim são extremamente raros e estão entre os maiores desafios da medicina moderna.

Usou Inteligência Artificial

O dr. Gabriel Mufarrej contou o caso exigiu meses de planejamento e um trabalho extremamente integrado entre diferentes especialidades médicas.

Para aumentar a precisão da cirurgia, a equipe utilizou recursos tecnológicos avançados, incluindo inteligência artificial, realidade virtual, realidade aumentada e modelagem tridimensional dos crânios das meninas.

“Ver essas crianças recuperadas e ao lado da família é a maior recompensa”, afirmou o médico brasileiro que usou implantes personalizados desenvolvidos especialmente para o caso.

Separadas e livres

Para Gabriel Mufarrej, o caso também mostrou algo maior.

Que quando conhecimento, tecnologia e cooperação internacional trabalham juntos, vidas podem ser transformadas de maneira extraordinária.

E foi exatamente isso que aconteceu. As duas meninas que nasceram unidas agora poderão descobrir o mundo de uma forma completamente nova.

Lado a lado, mas livres.

Veja mais fotos das siamesas separadas pelo médico brasileiro.

As siamesas nasceram grudadas pela cabeça. – Foto: divulgação

Após 40 horas de cirurgia as siamesas foram separadas. – Foto: divulgação

As irmãs já tiveram alta e voltaram com os pais para casa, na Nigéria. – Foto: divulgação

Os médicos brasileiros Gabriel Mufarrej, Clarice Abreu e Mariana Tonon, participaram da cirurgia de separação das siamesas em Abu Dhabi. – Foto: divulgação

 

FONTE: SONOTICIABOA

ACESSE NOSSAS REDES SOCIAIS: lnk.bio/TVPCanal

Data: 23/06/2026 Compartilhe esta notícia
 
 
Adubar – Calcário de qualidade para o seu solo! – Vídeo
Café Bem Cedo 2
Tigrão Veículos
LORYAL
sobreira
Novalar
moto mil
Adubar no Site

www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2026 Todos os direitos reservados

Site desenvolvido por Prospect Plus