
Início » Notícias » Ariquemes » Exibindo Notícia
.jpeg)
A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (28/4), a Operação Nacional Proteção Integral IV, para cumprimento simultâneo de 159 mandados de busca e apreensão, em todas as unidades da Federação, e 16 de prisão preventiva, com foco na identificação e na prisão de autores de crimes de abuso sexual contra crianças e adolescentes.
Participam 503 policiais federais, bem como 243 policiais civis dos estados da Bahia, do Distrito Federal, do Espírito Santo, de Goiás, do Mato Grosso, do Mato Grosso do Sul, do Pará, do Paraná, de Pernambuco, do Piauí, do Rio de Janeiro, do Rio Grande do Sul, de São Paulo e de Tocantins.
A operação Nacional Proteção Integral IV compõe um esforço internacional coordenado, denominado Operação Internacional Aliados pela Infância VI, voltado ao enfrentamento de crimes transnacionais que violam a dignidade sexual de crianças e de adolescentes. Essa ação internacional ocorre de forma simultânea, nesta terça, em 15 países, com o cumprimento de mandados de busca e apreensão em múltiplas jurisdições.
No âmbito internacional, foram cumpridos mandados nos seguintes países: Argentina, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Espanha, França, Guatemala, Honduras, México, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico, República Dominicana e Uruguai.
A ação busca integrar forças policiais nacionais e internacionais no combate a crimes de abuso sexual infantojuvenil, para reforçar, no contexto do Maio Laranja, o compromisso com a prevenção e com a repressão dessas práticas. Em 2026, a Polícia Federal, mediante Grupos de Capturas, já cumpriu ao menos 450 mandados de prisão de foragidos por crimes sexuais.
Nomenclatura e alerta
Embora o termo "pornografia" ainda conste no Estatuto da Criança e do Adolescente, a comunidade internacional adota, preferencialmente, as expressões "abuso sexual de crianças e adolescentes" ou "violência sexual contra crianças e adolescentes", por refletirem com maior precisão a gravidade desses crimes.
A Polícia Federal reforça a importância da prevenção e orienta pais e responsáveis a acompanharem o uso da internet por crianças e por adolescentes, como forma de reduzir riscos e de proteger possíveis vítimas. O diálogo aberto sobre segurança no ambiente digital e a orientação para que crianças e adolescentes comuniquem situações suspeitas também são medidas importantes de proteção.
.jpg)
.png)
26/09/2026 : Seminário de Defesa Pessoal Feminina Método Guardiã acontece dia 24 de outubro em Ariquemes – VÍDEO
26/09/2026 : SAMU socorre ciclista após colisão com motocicleta na RO–257 a 7 km de Ariquemes – VÍDEO
26/09/2026 : ATENÇÃO: Alerta para chuvas intensas em Rondônia neste fim de semana
26/09/2026 : Homem é preso suspeito de participar da morte da própria irmã em RO
25/09/2026 : SAMU socorre mãe e filho após colisão de bicicleta elétrica com carro na Av. Vimberê em Ariquemes – VÍDEO
25/09/2026 : Patrulha Reforço Especializado recupera motocicleta e capacete furtados após identificar suspeito – VÍDEO
25/09/2026 : Patrulha Reforço Especializado prende homem com maconha, crack, cocaína, dinheiro e balança – VÍDEO
25/09/2026 : MAPA Capacita técnicos em Ariquemes para a regularização de agroindústrias familiares – VÍDEO
www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2026 Todos os direitos reservados
Site desenvolvido por Prospect Plus