Equipe comandada pelo SGT Machado prende casal de traficantes do CV em Porto Velho - Vídeo
Uma operação de patrulhamento ostensivo preventivo, conduzida por uma guarnição do 5º Batalhão de Polícia Militar (BPM) composta pelo SGT PM MACHADO, SGT PM CAMPOS, CB PM CASTRO AGUIAR e CB PM CLEIDSON, resultou na desarticulação de um ponto de tráfico de drogas no Bairro Socialista. A ação, parte da operação PCSOPRF, foi desencadeada após denúncias anônimas de moradores.
As informações recebidas indicavam que uma distribuidora de fachada, localizada na Rua Rosa Pinto, nº 9144, era utilizada para a venda de entorpecentes. Além disso, foi apontado que, no nº 9170 da mesma rua, residia um traficante conhecido como “Renan do CV” e sua esposa, “Rosa do CV”, que seriam responsáveis pela comercialização de drogas na região. O casal era temido pelos moradores, que relataram ameaças constantes caso denunciassem a atividade criminosa.
Ao se aproximar dos locais indicados, a guarnição observou movimentação suspeita de usuários de drogas próximo à distribuidora. Na residência, um indivíduo com as características de “Renan do CV” tentou fugir ao perceber a presença policial, arremessando um objeto sobre os telhados vizinhos. O indivíduo foi abordado e identificado como I. R. R. S.. Durante a busca pessoal, nada ilícito foi encontrado, uma vez que o objeto havia sido dispensado.
No local, também foi abordada uma mulher com as características de “Rosa do CV”, identificada como M. R. S. DE C.. Em averiguações no quintal e no interior da residência do casal, foi encontrada uma porção de substância análoga à maconha, dinheiro trocado e diversos aparelhos celulares de procedência duvidosa. Diante do flagrante, I. R. e M. R. receberam voz de prisão por tráfico de drogas (Lei nº 11.343/06, art. 33).
É importante ressaltar que o SGT PM MACHADO e o CB PM CASTRO AGUIAR já haviam atuado no fechamento deste mesmo ponto de tráfico em 20 de novembro de 2025, ocasião em que R. C.DA S. foi preso por comercializar drogas a mando de I. R. R. S..
Durante as diligências, foi solicitado apoio do Canil do Batalhão de Choque (BPCHOQUE), com a Tenente PM Larissa, o CB PM Jhones e a cadela K9 “Duda”, para buscas no local, mas o objeto arremessado não foi localizado. Na distribuidora, foi encontrada uma máquina de cartão em nome de I. R. R., cigarros e uma caixa de antirrespingo de solda contendo substâncias utilizadas como “loló”, comercializadas junto com as drogas. Um sistema de monitoramento sofisticado, interligado ao quarto do conduzido, também foi descoberto.
A mãe de M. R. S. DE C., Sra. R.A T. DOS S., relatou ter sido ameaçada de morte pela própria filha caso impedisse o tráfico. Diante disso, o casal também foi preso pelo crime de ameaça (art. 147 do Código Penal).
No momento da prisão e já na delegacia, I. R. R. S. proferiu ameaças contra o comandante da guarnição, afirmando que mandaria integrantes da facção Comando Vermelho matá-lo e fazendo acusações infundadas contra os policiais.
Entre os objetos apreendidos estão R$ 793,55 em espécie, a porção de maconha, a caixa de “loló”, oito câmeras de monitoramento, um DVR, cigarros, celulares, uma caminhonete Chevrolet S10 e três carnês de financiamento em nome de terceiros, além de um caderno com anotações de transações financeiras elevadas, o que pode indicar lavagem de dinheiro. O casal não possui renda declarada.