
Início » Notícias » Rondônia » Exibindo Notícia

O senador Confúcio Moura (MDB-RO) manifestou profunda preocupação com a operação de desintrusão iniciada no assentamento localizado em Alvorada do Oeste (RO), que resultou na retirada de agricultores e na destruição de propriedades rurais. De imediato, o parlamentar iniciou articulação junto aos órgãos federais, em Brasília, em busca de solução que garanta respeito e segurança jurídica aos direitos dos produtores e suas famílias.
“Recebi relatos graves de produtores que tiveram suas casas queimadas e foram retirados de suas terras. Essas famílias precisam ser ouvidas e respeitadas. Estou atuando para que essa ação seja suspensa imediatamente e para que o caso seja reavaliado com base na lei e na justiça”, afirmou o senador.
A área em conflito é ocupada há mais de quatro décadas por famílias empossadas pelo Incra, que à época receberam títulos de posse e propriedade reconhecidos pelo órgão. No entanto, a Funai reivindica o território, alegando se tratar de parte da reserva indígena Uru-Eu-Wau-Wau.
Para o senador, a situação expõe uma grave falta de integração entre políticas públicas e órgãos federais, cujas decisões muitas vezes se sobrepõem, em prejuízo direto aos cidadãos.
“Essa é uma questão complexa, que exige diálogo e articulação entre diversos órgãos. Os moradores possuem documentos de posse reconhecidos pelo Incra”, ressaltou Confúcio Moura.
O senador informou que já iniciou tratativas em Brasília para que a ação de desintrusão em Alvorada do Oeste seja suspensa imediatamente. Ele anunciou que iniciou gestões junto aos órgãos competentes do governo federal e ao Poder Judiciário, inclusive o Supremo Tribunal Federal (STF), buscando garantir uma solução pacífica, justa e baseada no direito.
Confúcio Moura lembrou que caso semelhante ocorreu no Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS) Burareiro, em Monte Negro (RO), onde também havia conflito de entendimento entre o Incra e a Funai. Na ocasião, o senador intercedeu junto ao STF, conseguindo evitar a desintrusão e viabilizando um estudo mais detalhado sobre os direitos das famílias com base nas concessões feitas pelo Incra décadas atrás.
“Assim como ocorreu em Monte Negro, vou mobilizar as instituições responsáveis para buscar uma solução justa e pacífica para os agricultores do assentamento em Alvorada. Nosso papel é buscar o equilíbrio, o diálogo e o respeito à lei. Nenhum produtor rural de boa-fé pode ser tratado como invasor em uma terra que o próprio Estado concedeu”, concluiu o senador.
Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado
.jpg)
10/09/2026 : PRF cumpre 4 mandados de prisão em menos de 24 horas no estado de Rondônia
08/09/2026 : PRF divulga balanço da Operação Independência 2026 em Rondônia
01/09/2026 : Caso Clei Bagattini: Polícia prende quatro novos suspeitos mais de dois anos após assassinato do dentista
19/08/2026 : PRF confirma três mortes em acidente com caminhões em chamas na BR–364 em Rondônia
07/08/2026 : TRAGÉDIA: Cinco pessoas morrem em acidente entre carro e carreta na BR–364 em RO
30/07/2026 : IDARON intensifica ações após confirmar foco de raiva na região de Tarilândia
29/07/2026 : PRF em Rondônia cumpre 4 mandados de prisão em diferentes municípios do Estado
24/07/2026 : Confúcio Moura reforça apoio à apicultura para ampliar renda dos pequenos produtores
23/07/2026 : “Justiça foi feita”, diz Natan Donadon após TRE reconhecer elegibilidade para disputar eleições em Rondônia
21/07/2026 : Homem é mortO com golpe de faca após discussão familiar – LIVE: ESTAMOS NO AR! PROGRAMA BRONCA DA PESADA
www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2026 Todos os direitos reservados
Site desenvolvido por Prospect Plus