Curiosidade infantil inspira visita à Estação de Tratamento de Água

Com apenas 5 anos, João conhece os processos de tratamento de água e se encanta com o cuidado por trás de cada torneira.
O tratamento de água é um processo essencial, indo muito além do que chega às nossas torneiras. É um trabalho de cuidado e dedicação que transforma vidas. Para o pequeno João Gabriel da Costa Farias, essa transformação se tornou real e inspiradora em uma visita especial à Estação de Tratamento de Água (ETA) de Ariquemes.
Aos 5 anos, João, que tem Transtorno do Espectro Autista (TEA) nível 1, é um menino de olhar curioso e fascinado pelo mundo ao seu redor. Morador do bairro Marechal Rondon, ele sempre acompanhou o movimento do local e fazia muitas perguntas sobre o que acontecia lá dentro. Essa curiosidade o motivou a querer descobrir como a água da cidade era tratada.
Sua mãe, Ana Flávia da Costa, percebendo o interesse do filho, procurou a Águas de Ariquemes para agendar uma visita. Para atender às necessidades de João, a empresa adaptou o programa Portas Abertas para uma experiência individual.
Durante a visita, João percorreu cada parte da ETA com a curiosidade. Ele pôde ver a casa da bisavó, vizinha da ETA, de um novo ângulo, e acompanhou de perto os testes de qualidade no laboratório.
A experiência mais marcante para ele foi quando a água ficou rosa durante o teste de cloro, uma etapa fundamental para garantir a segurança da água para consumo humano. Atento a cada detalhe, João contou entusiasmado: "O mais legal foi quando o tio colocou o cloro e a água ficou rosa. Ele explicou que era para ver se a água estava boa para beber."
A visita foi muito mais que uma simples experiência. Para a Águas de Ariquemes, abrir as portas da ETA para o pequeno João foi a oportunidade de mostrar que a curiosidade e o interesse pela ciência são os primeiros passos para construir um futuro melhor.
"A curiosidade dele representa exatamente o que buscamos com essa iniciativa: aproximar a comunidade e mostrar como funciona o processo de tratamento de água. Ver o brilho nos olhos do João nos lembra que a educação e o acesso à informação são caminhos para transformar o futuro", afirmou Tânia Olinda, analista de Responsabilidade Social da Águas de Ariquemes.
Quer saber mais sobre o tratamento de água?
O programa Portas Abertas da Águas de Ariquemes recebe visitantes para conhecer as instalações de Estações de Tratamento de Água (ETA), Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) e Centros de Operação. As visitas são planejadas para respeitar as particularidades de cada grupo, oferecendo uma experiência qualificada e informativa.
Para agendar uma visita, procure a Loja de Atendimento da Águas de Ariquemes, localizada na Rua Canindé, 3545, Setor Institucional – em frente à UPA. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30.
.png)
FONTE: ASSESSORIA