Início » Notícias » Rondônia » Exibindo Notícia
O governo de Rondônia tem modernizado a segurança pública, com investimentos expressivos na ciência forense. A ampliação da base de dados genéticos e a aquisição de equipamentos modernos, têm permitido que crimes antes arquivados sejam solucionados com precisão científica. O avanço da tecnologia forense tem sido um divisor de águas na segurança pública de Rondônia. Graças aos investimentos do governo do estado na modernização dos laboratórios periciais, a Polícia Técnico-Científica conseguiu elucidar um caso de estupro ocorrido em Vilhena no ano de 2016.
SOLUÇÃO DE CASO
A identificação só foi possível através do Banco Nacional de Perfis Genéticos (BNPG), ferramenta que tem revolucionado a investigação criminal no Brasil. A identificação do suspeito, que já cumpria pena por outros crimes em São Paulo, demonstra a eficácia do sistema integrado de perfis genéticos.
O cruzamento de dados, foi realizado pela Superintendência de Polícia Técnico-Científica (Politec), através do Instituto de DNA Criminal, localizado em Porto Velho. Unidade essa, considerada uma das mais modernas da Região Norte sendo essencial para a elucidação de crimes antigos e para garantir que a justiça seja feita.
O superintendente da Politec, Domingos Sávio, ressaltou a importância dos investimentos na área forense. “O DNA forense não apenas resolve crimes do passado, mas também impede que criminosos reincidentes continuem impunes. Essa tecnologia é fundamental para garantir que a verdade prevaleça e que as vítimas tenham a justiça que merecem.”
INVESTIMENTOS
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, os investimentos em tecnologia são essenciais para garantir um estado mais seguro. “Com equipamentos modernos e capacitação de profissionais, o governo garante precisão científica e promove mais segurança à população, fortalecendo a justiça no estado”, evidenciou.
O titular da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), Felipe Vital, enfatizou o impacto desses avanços. “A ciência forense deixou de ser um elemento auxiliar e passou a ser protagonista na solução de crimes. Esse caso em Vilhena, é um exemplo claro de como um trabalho bem estruturado e integrado pode trazer respostas mesmo depois de tantos anos.”
DNA FORENSE
O uso da genética forense como ferramenta de combate à criminalidade tem se mostrado essencial para a elucidação de crimes e a identificação de criminosos em todo o país. O caso de Vilhena, exemplifica como a integração entre os estados e a utilização de bancos genéticos podem garantir que delitos cometidos anos atrás não fiquem impunes. Além disso, a tecnologia também contribui para a inocência de pessoas erroneamente suspeitas, garantindo que as investigações sejam conduzidas de maneira precisa e justa.
25/08/2025 : Cerca de 500 quilos de cocaína e skunk são localizados em Rolim de Moura – Vídeo
25/08/2025 : Carreta transportando carros importados tomba no Anel Viário de Ji–Paraná – Vídeo
22/08/2025 : Governador Marcos Rocha investe mais R$ 3 milhões na revitalização do Cedel do Jardim Santana, em Porto Velho
22/08/2025 : Imprudência no trânsito: jovens causam acidente e fogem, abandonando veículo em Cacoal – Vídeo
22/08/2025 : Perturbação do sossego: homem embriagado incomoda clientes em conveniência de Cacoal – Vídeo
22/08/2025 : Incêndio destrói unidade da Caerd em Cacoal; população deve economizar água – Vídeo
22/08/2025 : Bicicleta é furtada em frente a distribuidora no bairro BNH, em Ji–Paraná – Vídeo
21/08/2025 : Rondônia pode registrar até 40°C neste fim de semana
21/08/2025 : PRF em Rondônia apreende mais de 250 kg de entorpecentes
www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2025 Todos os direitos reservados
Site desenvolvido por Prospect Plus