
Início » Notícias » Rondônia » Exibindo Notícia

O deputado estadual Delegado Lucas (PP) apresentou uma indicação à Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) para requisitar a implantação do piso salarial da enfermagem no sistema prisional de Rondônia. O pedido tem o propósito de fazer a adequação do piso salarial dos enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e parteiras, com base na lei federal n° 14.434/2022.
Segundo justificou o parlamentar no pedido, encaminhado ao poder executivo na segunda-feira (5), a “batalha” para adequar o piso salarial desses profissionais durou mais de 30 anos, e ganhou força durante a pandemia de Covid-19.
"Antes da aprovação do piso salarial pela lei n° 14.434, não havia uma remuneração mínima garantida pela legislação para esses profissionais. Já essa nova legislação estabelece valores que servem como referência para o cálculo do mínimo salarial em diferentes setores, tanto público quanto privado", destacou.
Para o deputado, o reconhecimento dos profissionais de saúde é fundamental para garantir a qualidade do atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS). Atualmente, o orçamento da União vinculado ao Ministério da Saúde contempla apenas os profissionais que pertencem diretamente ao SUS.
Mas devido à lei federal, de acordo com o deputado, o piso salarial se torna um direito a todos esses trabalhadores, independentemente do estado a que pertencem. “Isso significa que todos os estabelecimentos do país e todos os entes federativos que tenham enfermeiros, técnicos, auxiliares e parteiras em seus quadros devem obrigatoriamente cumprir o Piso Nacional da Enfermagem. Por isso, estamos sugerindo a necessidade de ajustes orçamentários para que nenhum profissional seja deixado de fora em Rondônia, inclusive os que atuam na Sejus", explicou o deputado Delegado Lucas.
Na indicação apresentada ao estado, foi enfatizado a importância de garantir que os profissionais de enfermagem do sistema prisional sejam contemplados pelo piso salarial.
“Será essencial o apoio do Poder Executivo para a implementação dessa demanda. Com essa medida, esperamos assegurar a valorização desses profissionais, reconhecendo seu papel tão importante na manutenção da saúde e bem-estar dos detentos, e garantindo condições dignas de trabalho dentro das unidades prisionais do nosso estado”, finalizou.
.jpg)
10/06/2026 : PRF apreende mais de 19 kg de droga dissolvida em líquido durante fiscalização na BR–364 em Ji–Paraná – Vídeo
10/06/2026 : Polícia Militar age rápido e prende suspeito de furto em comércio na Avenida Vitória Régia em Ji–Paraná – Vídeo
10/06/2026 : Jovem fica em estado grave após ser atropelado ao tentar pegar celular na K–05 em Ji–Paraná – Vídeo
10/06/2026 : Homem é preso após agredir companheira e filha e fazer ameaças de morte em Porto Velho – Vídeo
10/06/2026 : Condenada por homicídio é presa com drogas e moto adulterada em fiscalização da PRF em Porto Velho – Vídeo
10/06/2026 : Carreta carregada de soja capotou na Estrada da Penal em Porto Velho – Vídeo
10/06/2026 : Adolescente de 14 anos foi vítima de agressões após jogo de futebol em Porto Velho – Vídeo
09/06/2026 : PM RECUPERA MOTOCICLETAS – Ação rápida da Polícia localiza três motos no bairro Vitória em Cacoal – Vídeo
09/06/2026 : Mega operação prende quatro suspeitos e apreende quase 300 quilos de drogas em Ji–Paraná – Vídeo
09/06/2026 : PM é acionada após homem ser encontrado morto na varanda de residência em Ji–Paraná – Vídeo
www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2026 Todos os direitos reservados
Site desenvolvido por Prospect Plus