
Início » Notícias » Rondônia » Exibindo Notícia
.jpg)
O governo federal autorizou e o presidente da Comissão de Infraestrutura, senador Confúcio Moura (MDB-RO), que lutou muito por essa liberação, comemorou: saiu a ordem de serviço para a esperada dragagem do Rio Madeira, entre os estados de Rondônia e Amazonas.
O ministro de portos e aeroportos, Sílvio Costa Filho, anunciou que em 2023 o governo investiu R$ 150 milhões em medidas emergenciais para mitigar impactos na estiagem: agora serão R$ 500 milhões. Esses recursos atenderão a quatro trechos dos rios Amazonas e Solimões.
Silvio Costa, ministro de Portos e Aeroportos, e o senador Confúcio Moura, em recente encontro em Brasília.
Conforme a direção da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Rondônia, é preciso criar alternativas para diminuir o impacto ambiental.
O Rio Madeira, maior afluente da margem direita do Rio Amazonas, faz parte desses investimentos.
“A dragagem é essencial nessa hidrovia que no ano passado facilitou as exportações de pelo menos 15 milhões de toneladas de grãos (soja e milho principalmente), óleos, farináceos e outros produtos”, assinalou Confúcio Moura.
A contratação dos serviços animou os setores industrial e agroexportador em Rondônia. A ordem de serviço assinada pelo ministro Costa Filho e pelo diretor do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) Erick Moura, garante “o início imediato dos trabalhos.”
Trafegabilidade o ano inteiro
Segundo observou Confúcio, mesmo com a seca iminente nos próximos três meses, a dragagem possibilita a trafegabilidade no ano inteiro, evitando assim a descontinuidade ao escoamento da produção.
“Tudo passa pelo porto organizado da Capital, quando procede de Mato Grosso, e é nele também onde se escoa grande parte da produção boliviana”, destacou o senador.
A receptividade às carências do sistema de transporte no estado encontra sempre boa vontade do senador, que durante o seu governo de oito anos constatou diversas situações. “Conseguimos restaurar trechos da BR-364, lutamos pela duplicação, e não podemos prescindir do êxito da hidrovia; afinal, o porto organizado da Capital merece a modernização, e dela faz parte a limpeza do rio”, acrescentou.
.jpg)
16/02/2026 : Mulher é baleada e apenado monitorado é preso pelo 9º BPM em Porto Velho – Vídeo
16/02/2026 : AREA DE PLANTA DE SOJA CHEGA A MAIS DE 700MIL HEC EMBRAPA anuncia aumento na produção de soja em RO – Vídeo
16/02/2026 : ACIDENTE ENVOLVENDO FUNCIONÁRIOS DA 364 – Quatro pessoas foram levadas a hospitais da região de Médici – Vídeo
16/02/2026 : Acidente na RO – 473 tira a vida de morador de Ji Paraná – Vídeo
16/02/2026 : Noite sangrenta em bar de Ji Paraná deixa um morto e outro gravemente ferido – Vídeo
16/02/2026 : PM faz rastreamento em tempo real, prende quatro mulheres e recupera 13 celulares em Porto Velho
www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2026 Todos os direitos reservados
Site desenvolvido por Prospect Plus