
Início » Notícias » Rondônia » Exibindo Notícia

O deputado Delegado Camargo (Republicanos) participou na manhã desta terça-feira (18), do I Seminário sobre o Transtorno do Espectro Autista em Porto Velho. Promovido pela Escola da Magistratura de Rondônia (Emeron), o evento tem como objetivo abordar diversos aspectos do autismo, desde os desafios diários enfrentados por pessoas com essa condição até os direitos legais que lhes são assegurados.
O seminário também tem o foco voltado para a sensibilização e formação dos participantes para uma interação mais inclusiva e empática com pessoas autistas. A iniciativa reflete o compromisso do Tribunal de Justiça de Rondônia com a inclusão social e a defesa dos direitos de todos os cidadãos, especialmente aqueles com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Camargo destacou a relevância da discussão das temáticas envolvendo o TEA, afirmando que são diversos os desafios para as famílias atípicas, que buscam constantemente formas de proporcionar melhor qualidade de vida e acessibilidade às pessoas com autismo. O parlamentar destacou ainda a importância de se comemorar o dia 18 de junho, data em que se comemora, desde 2005, o Dia Mundial do Orgulho Autista. “Quero agradecer a todos a oportunidade de participar deste importante evento para a causa autista. Neste dia em que comemoramos o Dia do Orgulho Autista, precisamos destacar os avanços já conquistados, mas também os grandes desafios que temos pela frente. Como pai atípico sei das dificuldades enfrentadas diariamente e da nossa busca constante por melhorias e oportunidades aos nossos familiares diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista”, disse Camargo.
A programação do seminário é abrangente, com palestras e workshops com temas como os desafios e potencialidades das pessoas com TEA, diferença entre deficiência e incapacidade, barreiras atitudinais, políticas públicas de inclusão, e a manutenção do vínculo terapêutico, conforme os entendimentos atuais do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do TJRO. Confira abaixo a programação para Cacoal e Porto Velho.
“Quero parabenizar a iniciativa do Tribunal de Justiça de Rondônia e da Escola da Magistratura, por meio do diretor Desembargador Alexandre Miguel, pela iniciativa e pelo cuidado com a causa das pessoas com Transtorno do Espectro Autista. Nesta importante data, damos mais um passo na luta pela conscientização e o reconhecimento da causa”, disse o deputado.
.jpg)
28/09/2026 : IDARON Ariquemes confirma 27 casos de raiva animal em RO e alerta produtores sobre os sintomas – VÍDEO
24/09/2026 : PF investiga fraudes em licitações para aquisição de medicamentos em RO
21/09/2026 : Muito calor com pancadas de chuvas isoladas no fim da tarde é a previsão do tempo para RO nesta segunda–feira, 21/09
10/09/2026 : PRF cumpre 4 mandados de prisão em menos de 24 horas no estado de Rondônia
08/09/2026 : PRF divulga balanço da Operação Independência 2026 em Rondônia
01/09/2026 : Caso Clei Bagattini: Polícia prende quatro novos suspeitos mais de dois anos após assassinato do dentista
19/08/2026 : PRF confirma três mortes em acidente com caminhões em chamas na BR–364 em Rondônia
07/08/2026 : TRAGÉDIA: Cinco pessoas morrem em acidente entre carro e carreta na BR–364 em RO
30/07/2026 : IDARON intensifica ações após confirmar foco de raiva na região de Tarilândia
29/07/2026 : PRF em Rondônia cumpre 4 mandados de prisão em diferentes municípios do Estado
www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2026 Todos os direitos reservados
Site desenvolvido por Prospect Plus