25 de Janeiro de 2010 19:34:25
GIMA
ÁGUAS DE ARIQUEMES

Início » Notícias » Rondônia » Exibindo Notícia

Auto Posto Ariquemes

Data: 19/12/2023 Compartilhe esta notícia

Em pronunciamento Confúcio Moura faz um panorama do mandato e destaca pontos importantes de sua atuação no Senado

Programa Cidades Inteligentes, atenção às entidades filantrópicas, conexão das comunidades isoladas, informatização escolar e as emendas parlamentares são destaques na sua agenda – além da sua posição ao lado do governo

Em pronunciamento nessa segunda-feira (18), em sessão não deliberativa, o senador Confúcio Moura (MDB-RO) abordou diversos assuntos e enfatizou as emendas parlamentares e o resultado do trabalho institucional de destinar recursos do orçamento federal para os municípios e entidades de Rondônia. Segundo ele, há muitas críticas sobre a instrumentalização desses recursos, mas enfatizou a sua importância, se tratados com responsabilidade.

O senador que definiu a Educação como bandeira principal do seu mandato, disse que escolheu 23 dos 52 municípios do Estado de Rondônia para cuidar na área de educacional. “A primeira leva de investimentos nesses 23 municípios foi feita em parceria com o Instituo Federal do Estado de Rondônia (IFRO), para dar mais celeridade às ações, porque atua na área de inovação tecnológica. Nós chamamos de projeto de informatização escolar”, explicou.

Confúcio Moura comentou que na pandemia, depois de um ano de escolas fechadas viu a dificuldade de levar as aulas a distância aos alunos. Para o senador, muitas escolas não estavam preparadas para levar o conteúdo educacional para as crianças em casa. “Fizemos a parceria com o IFRO, que já adquiriu, com R$ 25 milhões aplicados, computadores, impressoras, lousas, laboratórios temáticos, para escolas desses 23 municípios”, lembrou.

O senador, que atualmente é presidente da Comissão de Infraestrutura do Senado informou que tem ajudado também o Instituto Federal de Rondônia (IFRO), que tem muitos campi no interior do estado, a formar mão de obra técnica de nível médio.

Cidades Inteligentes

Outro programa abraçado pelo mandato do parlamentar foi o chamado Cidades Inteligentes, que iniciou na cidade de Ariquemes e atualmente em mais três cidades de Rondônia escolhidas para implantar esse piloto, em parceria também com o Instituto Federal. “No mundo todo existem muitas cidades inteligentes, cidades extraordinárias, que usam a tecnologia no bom sentido para ajudar na transparência das ações municipais, para acabar com papel nas Prefeituras, para disponibilizar em pontos e praças, logradouros públicos, a internet de alta qualidade. Recentemente, Curitiba foi escolhida a cidade mais inteligente do mundo”, disse.

O senador disse que com o Cidades Inteligentes tem feito também na área educacional, eliminando papeis nas escolas e na área administrativa. “A chamada dos alunos também é dispensada. E na área de segurança pública. Esse trabalho está sendo feito na cidade de Ariquemes, agora, este próximo ano, na cidade de Colorado do Oeste e Cerejeiras e na cidade de Rolim de Moura, no Estado de Rondônia”, asseverou.

Apoio à filantropia

De acordo com Confúcio Moura, ele também disponibilizou recursos para entidades, por exemplo, unidades de apoio que cuidam de pessoas com dependência química. Geralmente igrejas evangélicas ou católicas e organizações civis que cuidam dessas pessoas. “Nós apoiamos essas entidades justamente para ajudar no custeio, para manter os dependentes químicos, para que eles consigam sair de lá curados e voltar para a sociedade, para as suas famílias. Isso é importante. Recursos para as Apaes, para os autistas, para a Pestalozzi, para a Família Rosetta, para o Hospital do Amor e para os idosos. Apoiamos com satisfação”, enfatizou Confúcio Moura.

Obras Inacabadas

O senador rondoniense ressaltou que também investiu parte dos recursos que tem direito no Orçamento da União, das emendas, principalmente nas obras inacabadas de creches e escolas que estavam paralisadas há muitos anos. “Tem creche de dez anos paralisada. Nós investimos em vários municípios e as creches já estão em funcionamento. Isso é muito positivo”, sublinhou.

A Universidade de Rondônia tinha muitas obras inacabadas, disse ao informar que também disponibilizou recursos para a intuição de ensino. “A UNIR já fechou vários projetos, restaurantes, bibliotecas e outros prédios de laboratórios, todos feitos com recursos de emenda. Olhem bem a importância desses recursos destinados à universidade, ainda mais a universidade pequena como é a de Rondônia!”, comemorou.

Obras estruturantes

Confúcio Moura ressaltou ainda que as emendas parlamentares fazem milagres. “Nós temos colocado recursos para os municípios, para a construção de pontes estratégicas sobre os rios. Há muitos rios na Amazônia. Às vezes, são aquelas pontes de madeira que estão ameaçando, todos os anos, desastres e outras coisas. Nós estamos mandando recursos para a construção dessas pontes definitivas, de concreto”, pontuou.

Apoio às comunidades isoladas e difícil acesso

Confúcio Moura disse ainda que possui uma grande simpatia pelas comunidades indígenas, ribeirinhas, quilombolas e extrativistas, e que, para essas comunidades disponibilizou barcaças para transportar mercadorias de graça, em parceria com os Prefeitos.

Outro ponto que o senador grifou como de sucesso, foi introduzir a internet nessas comunidades. “Levamos internet para as escolas indígenas, nessas regiões distantes, isoladas. Nas Unidades Básicas de Saúde, levamos antena Gesac. Colocamos a antena Gesac, ela conversa com o satélite e desce, internet boa, de alta qualidade. E, ano a ano, a Telebras mantem os serviços funcionando. Então, isso é uma revolução”, celebrou.

Escola de Chocolate

O parlamentar disse que foi montado, com recurso de suas emendas, uma fábrica de chocolate na cidade de Jaru. “É uma Escola do Chocolate que fica dentro do IFRO do município de Jaru. As pessoas interessadas, as mulheres, os homens, vêm aprender a fazer chocolate. Depois, vão para casa e, lá na lavoura, eles começam a produzir chocolate e a vender. Incorporam riqueza, renda, com chocolate artesanal de qualidade”, falou.

A Escola do Chocolate, segundo o parlamentar é apoiada pelo reitor do Instituto Federal de Educação e por um Vereador, chamado Chiquinho da Emater, lá no Município de Jaru, que é defensor do cacau. “Nós, este ano, estamos colocando recursos para comprar milhares de mudas de cacau e distribuir para os assentamentos rurais, para que isso vire uma vocação rondoniense de plantar cacau nos quintais, nas chácaras, nos sítios, em todos os cantos, para que a gente possa produzir”, explicou.

A Agenda Legislativa

No campo legislativo, o senador enfatizou a sua coerência na defesa das teses em que que acredita e no alinhamento com o governo naquilo que avalia ser melhor para os brasileiros. “Tive vários projetos aprovados, alguns já em fase de sanção presidencial e outros em debate. Todos com repercussão nos problemas nacionais. Avançamos em questões importantes, históricas, mas ainda lidamos com retrocessos, com visões distorcidas da realidade, com interesses paroquiais. Precisamos compreender o nosso tamanho e importância no mundo. Não somos mais um país das bananas, do carnaval e futebol. Mudamos de patamar, e faz tempo!”, concluiu o parlamentar.

  

 

ACESSE NOSSAS REDES SOCIAIS: lnk.bio/TVPCanal35

 

Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

Data: 19/12/2023 Compartilhe esta notícia
 
 
Novalar
Tigrão Veículos
sobreira
Adubar – Calcário de qualidade para o seu solo! – Vídeo
moto mil
Adubar no Site
LORYAL
Café Bem Cedo 2

www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2024 Todos os direitos reservados

Site desenvolvido por Prospect Plus