
Início » Notícias » Rondônia » Exibindo Notícia

Com as proximidades das festas comemorativas do mês de dezembro, o Governo do Estado de Rondônia, por meio da Polícia Militar, dá início a Operação Final de Ano, com objetivo de resguardar o pleno exercício dos direitos das pessoas, bem como prevenir ou reprimir ações delituosas e elevar o nível de segurança pública para a população, sobretudo, durante as compras e atividades festivas do Natal e Ano Novo.
A operação teve início hoje, 8 de dezembro, estendendo-se até 7 de janeiro de 2024, tendo como foco principal, as áreas comerciais, sociais e dando atenção, durante o período noturno as áreas de natureza habitacional.
Como ocorre aos finais de ano, ocorre substancial aumento da circulação de pessoas nos centros urbanos, sobretudo, no shopping, áreas de comércio em geral e áreas públicas, haja vista o incremento de recursos que é feito na economia estadual, por meio do pagamento da 2ª parcela do 13º salário que, somado ao aumento de circulação de capital acabam perfazendo atrativo para criminosos e oportunistas.
Visando guarnecer o cenário de aumento do ativo circulante (moeda) e face às demais demandas de crimes em geral, a Polícia Militar de Rondônia, estará implementando por meio de seus Comandos Regionais e Especializado (CRPs/CPE), a Operação Final de Ano.
No lançamento da Operação em Porto Velho, participaram o Secretário de Segurança, Defesa e Cidadania, coronel BM Felipe Vital, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel PM Braguin, subcomandante-geral da PM coronel Glauber Souto, o chefe do Estado Maior-Geral, coronel Garibaldi, o Comandante Regional de Policiamento I, tenente-coronel PM Wilton Amorim e os comandantes das Unidades operacionais e especializadas da capital. “Na Operação, serão utilizados todos policiais militares das áreas operacionais e administrativas”, disse o coronel PM Braguin.
Zona comercial
A conjuntura das festa de final de ano, em especial, o consumo, o volume de ativo circulante (moeda) e o indulto de apenados propende-se a um aumento na oportunidade da prática delitiva sendo refletida nos números estatísticos criminais. Sendo assim, é necessária uma intensividade na visibilidade direcionada em locais que concentram grandes números de crimes, de forma a melhorar o nível de segurança pública nas áreas de comércio e de circulação de pessoas com fito de permitir maior tranquilidade ao cidadão.
Zona habitacional e turística
Tendo em vista as viagens de férias de boa parte da população, oportunidade de visitas a familiares, bem como significativa parte das residências ficarem fechadas, sem nenhum ocupante, tornando-se alvo de criminosos oportunistas, deste modo, há necessidade de policiamentos voltados para as áreas residenciais e turísticas, em especial: setores e bairros habitacionais, motivo pelos quais, faz-se adequado o reforço do policiamento ordinário, cuja intensificação da presença PM, tende a atenuar o ânimo de bandidos oportunistas, com a finalidade de inibir ações criminosas.
.jpg)
.png)
15/02/2026 : Ação rápida da Polícia Militar frustra tráfico e apreende drogas, simulacro e arma adaptada em Jaci–Paraná
15/02/2026 : Dois irmãos morrem em colisão entre carro e caminhonete em Rondônia – Vídeo
14/02/2026 : Filhote de onça–pintada é resgatado em Machadinho do Oeste e encaminhado ao CETAS – Vídeo
14/02/2026 : AÇÃO INTEGRADA DAS FORÇAS DE SEGURANÇA RESULTA EM APREENSÃO DE ENTORPECENTES EM RONDÔNIA
14/02/2026 : Operação da PM intercepta Honda Civic com 51 tabletes de droga em RO
14/02/2026 : Baliza deixa de ser obrigatória em Rondônia a partir de 19 de fevereiro
14/02/2026 : TEMPORÁRIO: Carreta do CICC–Móvel prestará apoio na segurança da BVQQ
13/02/2026 : PERTURBAÇÃO DE TRABALHO – Homem estaria consumindo entorpecente na frente de comércio em Cacoal – Vídeo
www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2026 Todos os direitos reservados
Site desenvolvido por Prospect Plus