25 de Janeiro de 2010 19:34:25
GIMA
vanvera 3

Início » Notícias » Rondônia » Exibindo Notícia

Auto Posto Ariquemes

Data: 20/11/2023 Compartilhe esta notícia

 


 

Onda de calor: Delegado Lucas solicita distribuição de água a pessoas em situação de rua

Indicação parlamentar requisita que estado atenda grupos vulneráveis

 

Diante das altas temperaturas no estado de Rondônia e com um alerta de intenso calor para os próximos dias, o deputado Delegado Lucas (PP) solicitou ao governo de Rondônia a instalação imediata e urgente de postos temporários de distribuição de copos de água. A proposta visa atender a população em situação de rua, idosos e crianças.

A indicação parlamentar, protocolada nesta semana, ressalta a importância de o estado agir rapidamente para minimizar os impactos do calor extremo, especialmente entre os grupos mais vulneráveis da sociedade rondonienses. 

Segundo o deputado, a sugestão é que o estado crie pontos estratégicos de distribuição de água potável em locais de grande circulação desses grupos, como praças, parques e áreas de concentração de pessoas em situação de vulnerabilidade social.

“A onda de calor intensa representa um risco significativo para a saúde da população mais suscetível, incluindo idosos e crianças, que podem sofrer desidratação e outros problemas relacionados ao excesso de calor. E a Secretária de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (SEAS), como destinatária da cópia da indicação, foi chamada a participar ativamente da implementação desta proposta, considerando sua expertise na gestão de políticas sociais e assistenciais”, destacou.

Lucas pontuou ainda que a distribuição de água durante a onda de calor tem sido adotada em alguns estados do país e a medida proporciona não só um alívio imediato, mas também ressalta o compromisso social e a sensibilidade para com as condições climáticas extremas, que podem impactar a saúde das pessoas. 

Riscos da desidratação

Quando o corpo humano perde mais líquidos do que ingere, há uma desidratação, levando a riscos como:

Comprometimento da função cognitiva: A falta de água pode afetar o funcionamento do cérebro, podendo assim causar dificuldade de concentração, confusão mental e redução da capacidade cognitiva.

Problemas renais: A desidratação pode causar uma diminuição do volume sanguíneo, fazendo assim reduzir o fluxo sanguíneo para os rins. Isso pode dificultar a capacidade dos rins de filtrar resíduos e toxinas.

Problemas cardiovasculares: Outro fator é diminuição do volume sanguíneo que pode levar a uma redução da pressão arterial, colocando “estresse” adicional no sistema cardiovascular, podendo causar tonturas, desmaios e, em casos extremos, complicações cardíacas.

Redução da função muscular: Uma desidratação também pode afetar a função muscular, provocando fadiga precoce, fraqueza e diminuição do desempenho físico.

  

FONTE: ASSESSORIA PARLAMENTAR / TEXTO: Jônatas Luiz / FOTOS: Lucas S. Costa

ACESSE NOSSAS REDES SOCIAIS: lnk.bio/TVPCanal35

Data: 20/11/2023 Compartilhe esta notícia
 
 
Tigrão Veículos
Adubar no Site
Novalar
moto mil
Café Bem Cedo 2
sobreira
LORYAL
Adubar – Calcário de qualidade para o seu solo! – Vídeo

www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2024 Todos os direitos reservados

Site desenvolvido por Prospect Plus