Início » Notícias » Rondônia » Exibindo Notícia
.jpeg)
O cacau de Rondônia faz parte do registro de Indicação Geográfica, instituído pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). O governador Marcos Rocha destaca que a conquista atesta a procedência e qualidade do produto e coloca o Estado definitivamente na rota dos maiores produtores agrícolas do Brasil, reforçando que o registro de reconhecimento fortalece as ações voltadas para o agronegócio rondoniense.

Conhecido cientificamente pela nomenclatura de Theobroma Cacao, o cacau de Rondônia cumpriu todas as exigências requeridas pelo órgão de registro de marcas e indicação geográfica do Ministério do Desenvolvimento Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). Rondônia é o terceiro maior produtor de cacau do país, atrás somente do Pará e da Bahia e conta com um parque cacaueiro de mais de oito mil hectares plantados e uma produtividade média de 748 kg/ha, em uma atividade que envolve cerca de 4,5 mil agricultores familiares.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, enfatiza a importância a certificação do cacau rondoniense e garante que as políticas públicas estão sendo fortalecidas junto aos agricultores em sua gestão, para garantir o desenvolvimento da cadeia produtiva, melhorando em qualidade as amêndoas. “O reconhecimento agrega valor aos nossos produtos. Toda a cadeia, desde o pequeno produtor ao comércio local, ganha com essa conquista. Com mais um selo, certificando os produtos da nossa região, temos certeza que estamos elevando Rondônia à categoria de melhor Estado com aptidão reconhecida para o desenvolvimento da agricultura no país”, destacou.
AÇÕES

O registro atribuído ao cacau é reflexo das ações desenvolvidas pelo Governo de Rondônia. O governador Marcos Rocha pontua medidas importantes desenvolvidas para o setor, como os Concursos de Qualidade do Cacau; distribuições de mudas por meio do programa “Plante Mais”; assistência técnica e promoção de dias de campo.
O projeto “Plante Mais” distribui mudas de clones de cacau mais produtivas e resistentes as pragas comuns à lavoura. A introdução dessa técnica triplicou a produtividade e incentivou a participação dos produtores nos concursos estaduais e nacionais.
O governador Marcos Rocha parabeniza os cacauicultores do Estado e reforça que o Governo de Rondônia continuará estimulando, promovendo e incentivando a produção de cacau no Estado.
.jpeg)
.jpeg)
.jpg)
.png)
17/11/2025 : Homem foge de abordagem da Polícia Militar e é detido no bairro Jardim Capelasso em Ji–Paraná – Vídeo
17/11/2025 : Chevette é destruído por incêndio causado por possível pane elétrica em Ji–Paraná – Vídeo
17/11/2025 : OPERAÇÃO DA PM TERMINA EM MORTE – Suspeito de envolvimento com tráfico reagiu a chegada dos policiais – Vídeo
17/11/2025 : Motorista embriagado se envolve em acidente na RO 383 próximo ao Parque de Exposições em Cacoal – Vídeo
17/11/2025 : Moto furtada é recuperada pela Polícia no bairro Brizon em Cacoal – Vídeo
17/11/2025 : PF e Ministério da Previdência Social deflagram operação contra fraudes previdenciárias em Rondônia
15/11/2025 : Prefeitura de Cacoal abre processo seletivo para profissionais da saúde com salários de até R$ 12 mil
15/11/2025 : Onze pessoas são presas por 'gato de energia' em Porto Velho
14/11/2025 : Homem é condenado por matar a ex–esposa minutos após ela conseguir medida protetiva em Costa Marques
www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2025 Todos os direitos reservados
Site desenvolvido por Prospect Plus