Início » Notícias » Capital » Exibindo Notícia

Foi realizada na manhã de hoje, 6, no auditório do Ministério Público do Trabalho, em Porto Velho, a aula inaugural do I Curso de Ações Táticas Especiais, com 30 policiais Militares de Rondônia, dois da PM do Amazonas, um Policial Penal de Rondônia e mais quatro militares da Base Aérea de Porto Velho, totalizando 37 alunos. A capacitação em Ações Táticas enfatiza o trabalho em equipe, sempre priorizando a preservação da vida. “A sociedade pode confiar que esses profissionais estarão prontos para enfrentar situações complexas e garantir a segurança de todos os envolvidos”, disse coronel PM Braguin, Comandante-Geral da PMRO.

O comandante-geral da Polícia Militar agradeceu o apoio do governador do Estado, coronel PM Marcos Rocha e da Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania que têm contribuído para o aperfeiçoamento das forças policiais, especialmente a Polícia Militar, não só com Cursos, mas um aparato tecnológico nunca visto em administrações anteriores. Para ele, o CATE tem como compromisso preparar o policial de operações especiais em atividades de alto risco e ações táticas em suas mais diversas situações e complexidades. Esse curso é um reflexo do investimento do Estado, fortalecendo o aprimoramento dos policiais militares para que ele apresente sempre o melhor serviço para a sociedade.
O curso de Ações Táticas Especiais é um treinamento intensivo voltado para profissionais da área de segurança e forças especiais. Durante o curso, os participantes são capacitados em diversas técnicas e táticas utilizadas em operações especiais, como resgates de reféns, combate urbano, abordagens táticas e gerenciamento de crises. O treinamento envolve aulas teóricas e práticas, com simulações realistas que visam preparar os alunos para situações de alto risco.
Além disso, são abordados temas como trabalho em equipe, tomada de decisão sob pressão e uso adequado de armamentos. O curso é ministrado por instrutores, policiais militares de Rondônia que já são formados em Ações Táticas, altamente qualificados, com vasta experiência em operações especiais. Ao concluir o curso, os participantes estarão aptos a atuar em situações de grande complexidade e a garantir a segurança da equipe e das pessoas envolvidas. “É um curso desafiador e fundamental para quem busca se especializar nessa área”, concluiu o comandante-geral da PM coronel Braguin.

De acordo com o coronel PM Agleydson Cavalcante, (e) Comandante do Policiamento Especializado e diretor do Estabelecimento de Ensino, o I Curso de Ações Táticas Especiais da PMRO- CATE/2023, realizado pela Polícia Militar de Rondônia, representa a continuidade e o fortalecimento do compromisso das forças de segurança com a excelência em operações táticas especiais. Essa formação da nova geração de “Cateanos” é um marco importante na busca pela eficácia e pela segurança pública aprimorada em bem servir a sociedade rondoniense.
A especialização em Ações Táticas Especiais é uma ferramenta importante para dissuadir criminosos, sabendo que as forças policiais estão adequadamente preparadas para lidar com essas situações de alta complexidade. Dessa forma, o curso contribui para promover a segurança pública, protegendo a sociedade contra ameaças significativas. Esses profissionais desempenharão um papel fundamental na manutenção da ordem e na proteção da população, enfrentando desafios que exigem coragem, treinamento e um compromisso inabalável com os valores éticos e o respeito aos direitos humanos.
Aula inaugural
.jpg)
“Ações Táticas Especiais! – A qualquer hora, em qualquer lugar! Essas palavras destacam a prontidão e a determinação dos Cateanos em servir e proteger a comunidade em qualquer situação. Que esse espírito continue a guiar os novos Cateanos em suas futuras missões.
A aula inaugural do I Curso de Ações Táticas Especiais – CATE, foi ministrada pelo coronel PM Paulo Henrique Barbosa, Secretário Executivo da Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania. Ele representou a Sesdec na abertura do evento.





.jpg)
.png)
19/02/2026 : Duas pernas humanas são encontradas em Manaus no mesmo dia; DEHS investiga ligação entre os casos
19/02/2026 : Atendimentos e procedimentos em pessoas com fissuras labiopalatinas serão realizados gratuitamente em Porto Velho
17/02/2026 : ARRASTÃO: Loja Solan Modas é alvo da criminalidade; Ladrões furtam 30 camisas e tênis em Porto Velho
17/02/2026 : Homem suspeito de roubo é amarrado e espancado por população em Porto Velho
06/02/2026 : NI do Batalhão de Choque prende suspeito ligado ao CV após roubo a funcionária da Havan em Porto Velho; Veja vídeo
30/01/2026 : Polícia Civil cumpre mandado de prisão contra investigado por estupro de vulnerável em Porto Velho
30/01/2026 : Morre terceira vítima de confronto a tiros na zona Leste de Porto Velho
29/01/2026 : PM apreende 57 kg de maconha durante abordagem em suspeito de assalto de R$ 100 mil em Porto Velho
28/01/2026 : OPERAÇÃO: Foragido vulgo 'Posseidon' é preso com drogas e pistola pela PM em Porto Velho
28/01/2026 : Identificado homem morto com tiro na boca em frente de escola em Porto Velho
www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2026 Todos os direitos reservados
Site desenvolvido por Prospect Plus