
Início » Notícias » Rondônia » Exibindo Notícia

A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira, 17/10, a operação Elusorius, a fim de desarticular um grupo especializado no comércio ilegal de diamantes extraídos da Terra Indígena Roosevelt e transportados, em sua maioria, para o Paraná.
Foram cumpridos 10 mandados de busca e apreensão em Rondônia e no Paraná, expedidos pela Subseção Judiciária de Vilhena/RO. Durante a ação, foram apreendidas armas de fogo, munições, pedras sem comprovação de origem, celulares, bem como apetrechos utilizados na atividade de garimpo.
A investigação iniciou em 2021 após uma abordagem feita por policiais federais, quando foram encontrados R$ 50.870,00, em espécie, dentro de um veículo.
Verificou-se que o condutor veio à Rondônia com o intuito de comprar diamantes para comercialização e que o esquema de compra e venda das pedras preciosas, contava com a participação de indígenas que forneciam as pedras. O grupo utilizava notas fiscais falsas para dar aparência lícita ao comércio dos diamantes.
Os investigados responderão, na medida de sua participação, pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo, associação criminosa, crimes contra a ordem econômica e lavagem de dinheiro, cujas penas somadas podem ultrapassar 20 anos de prisão.
A operação contou com a participação de 25 policiais federais que cumpriram os mandados em Espigão do Oeste/RO, Cacoal/RO, Curitiba/PR e Santo Antônio da Platina/PR.
A Polícia Federal atua de forma constante para manter a integridade do território indígena, de forma que ações que atentem contra os interesses desses povos serão reprimidas com o rigor da lei penal.
O nome em latim “Elusorius” quando traduzido significa evasivo, referindo-se a algo que é difícil de ser pego. A exemplo do que ocorre com o crime investigado, relacionado ao comércio ilegal de diamantes.



.jpg)
.png)
07/08/2026 : TRAGÉDIA: Cinco pessoas morrem em acidente entre carro e carreta na BR–364 em RO
30/07/2026 : IDARON intensifica ações após confirmar foco de raiva na região de Tarilândia
29/07/2026 : PRF em Rondônia cumpre 4 mandados de prisão em diferentes municípios do Estado
24/07/2026 : Confúcio Moura reforça apoio à apicultura para ampliar renda dos pequenos produtores
23/07/2026 : “Justiça foi feita”, diz Natan Donadon após TRE reconhecer elegibilidade para disputar eleições em Rondônia
21/07/2026 : Homem é mortO com golpe de faca após discussão familiar – LIVE: ESTAMOS NO AR! PROGRAMA BRONCA DA PESADA
17/07/2026 : Sorteio aproxima 1.456 famílias da casa própria em Ji–Paraná
15/07/2026 : MP denuncia 16 pessoas por sonegar mais de R$ 7 milhões em ICMS com venda irregular de gado em RO e MT
14/07/2026 : ANP intensifica fiscalização de combustíveis e Rondônia fica fora das ações
09/07/2026 : Polícia Federal deflagra Operação Reduto e investiga fraude em licitações, peculato e rachadinha em RO – VÍDEO
www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2026 Todos os direitos reservados
Site desenvolvido por Prospect Plus