
Início » Notícias » Rondônia » Exibindo Notícia

Edição extra do Diário Oficial do Estado, divulgado neste sábado (14), publicou a Lei n° 5.630, que promove uma grande alteração na cobrança do ICMS em Rondônia. O polêmico projeto foi aprovado em tempo recorde na Assembleia Legislativa: em apenas um dia e acabou gerando revolta na sociedade. Até mesmo o relator da proposta, vice-líder do Governo na Casa de Leis, Alan Queiroz (Podemos), mudou de ideia e disse que pediria um inusitado veto por parte do governador Marcos Rocha (União). Não foi o único arrependido. Outros 14 parlamentares anunciaram que iriam fazer pedido formal para o presidente Marcelo Cruz (Patriota) desconsiderar as votações.
O projeto, além da rapidez, teve grande apoio na Assembleia. Apenas Rodrigo Camargo (Republicanos) foi contrário. Já Ismael Crispin (Sem partido) e Rosângela Donadon (União) não participaram das sessões. Crispin estava em viagem oficial ao Peru.
O projeto aumentou o ICMS de 17,5% para 21% de vários produtos e bens, com exceção de alimentos. Outro aumento, desta vez para 37%, será cobrado na venda de cervejas e bebidas alcoólicas, exceto as cervejas sem álcool.
Como é Lei que aumenta imposto, o início de sua validade é diferenciada. Para os combustíveis começa a vigorar em 90 dias (embora o Governo negue o aumento). Nos demais casos, precisa respeitar ao princípio da anualidade, devendo ser cobrada somente a partir do próximo exercício financeiro.
O Governo defendeu o reajuste do ICMS 21% como forma de aumentar a arrecadação em mais de R$ 2,3 bilhões em três anos.
A Secretaria de Finanças informou via Secretaria de Comunicação que
“Visando tranquilizar a população, é importante esclarecer que produtos da cesta básica permanecerão com a alíquota de 12%. “Itens essenciais como carne, peixe, feijão, farinha de mandioca, farinha de trigo, hortifrutigranjeiros, leite, açúcar e óleo de soja, entre outros, não terão suas alíquotas alteradas. Também não haverá impacto na tributação incidente sobre combustíveis, uma vez que desde meados de 2023 está sendo adotada em todo o País uma alíquota fixa em reais por litro, que não será alterada por esse ajuste da alíquota modal”.
.jpg)
.png)
Fonte: Rondoniagora
28/09/2026 : IDARON Ariquemes confirma 27 casos de raiva animal em RO e alerta produtores sobre os sintomas – VÍDEO
24/09/2026 : PF investiga fraudes em licitações para aquisição de medicamentos em RO
21/09/2026 : Muito calor com pancadas de chuvas isoladas no fim da tarde é a previsão do tempo para RO nesta segunda–feira, 21/09
10/09/2026 : PRF cumpre 4 mandados de prisão em menos de 24 horas no estado de Rondônia
08/09/2026 : PRF divulga balanço da Operação Independência 2026 em Rondônia
01/09/2026 : Caso Clei Bagattini: Polícia prende quatro novos suspeitos mais de dois anos após assassinato do dentista
19/08/2026 : PRF confirma três mortes em acidente com caminhões em chamas na BR–364 em Rondônia
07/08/2026 : TRAGÉDIA: Cinco pessoas morrem em acidente entre carro e carreta na BR–364 em RO
30/07/2026 : IDARON intensifica ações após confirmar foco de raiva na região de Tarilândia
29/07/2026 : PRF em Rondônia cumpre 4 mandados de prisão em diferentes municípios do Estado
www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2026 Todos os direitos reservados
Site desenvolvido por Prospect Plus