Início » Notícias » Rondônia » Exibindo Notícia

Com caráter meramente preventivo, em decorrência da detecção do vírus da Influenza Aviária H5N1 de Alta Patogenicidade – IAAP em aves, no Brasil e outros países da América do Sul, o Governo de Rondônia, por meio do Decreto nº 28.460/2023, declarou estado de emergência zoossanitária, suspendendo, por 90 dias, a realização de exposições, torneios, feiras e demais eventos com aglomeração de aves.
A medida foi adotada por orientação do Ministério da Agricultura e Pecuária – Mapa. “É uma ação de caráter preventivo, requerida pelo Mapa, para desburocratizar e agilizar quaisquer ações de defesa sanitária ou tomada de recursos, caso ocorra foco da Influenza Aviária no Estado”, explicou Julio Cesar Rocha Peres, presidente da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia – Idaron.
A orientação do Ministério da Agricultura ocorreu após confirmação de foco de gripe aviária, em Mato Grosso do Sul, no dia 18 de setembro. De acordo com a Nota do ministério, a detecção do vírus da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP – H5N1) foi feita em uma criação de aves domésticas de subsistência no município de Bonito (MS).
Além de eventos envolvendo a exposição de aves, o Decreto Estadual suspende, em Rondônia, a criação de aves ao ar livre, com acesso a piquetes sem telas na parte superior, em estabelecimentos registrados, segundo Instrução Normativa nº 56, de 4 de dezembro de 2007, apresentada.
Desde o mês de abril, a Idaron intensificou as ações de vigilância e orientação ao produtor para que, ao menor sinal do patógeno, ele comunique o caso à Agência, pelo 0800 643 4337 ou pelo site: <www.idaron.ro.gov.br>.
.jpg)
.png)
28/09/2026 : IDARON Ariquemes confirma 27 casos de raiva animal em RO e alerta produtores sobre os sintomas – VÍDEO
24/09/2026 : PF investiga fraudes em licitações para aquisição de medicamentos em RO
21/09/2026 : Muito calor com pancadas de chuvas isoladas no fim da tarde é a previsão do tempo para RO nesta segunda–feira, 21/09
10/09/2026 : PRF cumpre 4 mandados de prisão em menos de 24 horas no estado de Rondônia
08/09/2026 : PRF divulga balanço da Operação Independência 2026 em Rondônia
01/09/2026 : Caso Clei Bagattini: Polícia prende quatro novos suspeitos mais de dois anos após assassinato do dentista
19/08/2026 : PRF confirma três mortes em acidente com caminhões em chamas na BR–364 em Rondônia
07/08/2026 : TRAGÉDIA: Cinco pessoas morrem em acidente entre carro e carreta na BR–364 em RO
30/07/2026 : IDARON intensifica ações após confirmar foco de raiva na região de Tarilândia
29/07/2026 : PRF em Rondônia cumpre 4 mandados de prisão em diferentes municípios do Estado
www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2026 Todos os direitos reservados
Site desenvolvido por Prospect Plus