Início » Notícias » Rondônia » Exibindo Notícia

Rondônia inicia o segundo ciclo de formação do Projeto Saeb: Nossa Meta é você!. O projeto tem o objetivo de propagar em toda Rede Estadual de Ensino a importância do Sistema de Avaliação de Educação Básica – Saeb 2023. A aplicação da prova, que ocorrerá entre 23 de outubro e 10 de novembro de 2023 em todo o país, visa medir o nível de ensino da Educação Básica oferecido aos estudantes. A formação é composta por quatro Ciclos de Acompanhamentos e Orientações – CAO contínuos, e está sendo coordenada pela Secretaria de Estado da Educação – Seduc.
O primeiro ciclo foi de mobilização e sensibilização das Regionais, das unidades escolares, dos gestores escolares, equipes pedagógicas e comunidade estudantil sobre o processo da aplicação e a importância do Saeb, com intuito de criar força-tarefa em todo o Estado. Já no segundo ciclo, o foco é pedagógico, a fim de saber quais ações foram implementadas após a primeira mobilização, bem como atingir os estudantes para que sejam uma voz dentro da escola, apoiando as equipes escolares. As equipes da Seduc estão realizando todo esse trabalho com um material-guia que apresenta a importância desse processo e das ações educacionais, como também com um material da formação ‘Foco’ para atingir esse público de estudantes, que são os líderes de sala e aqueles que participam em grêmios estudantis.
A coordenadora-geral do Projeto Saeb, Izis Cúbia da Silva pontuou que, “se precisamos de 100% da participação dos estudantes, é com essa força que iremos contar para o projeto. Temos estudantes excepcionais dentro das escolas, que são líderes, protagonistas, que colaboram e ajudam a gestão escolar. Ninguém melhor que eles como ponte de apoio e fortalecimento com seus colegas. Eles serão os pontos focais para fortalecer toda comunidade estudantil nesta etapa”, ressaltou.
O terceiro ciclo será a mobilização da comunidade externa estudantil e familiares, para que a sociedade se sinta pertencente a essa movimentação, afinal, o Saeb é o resultado da educação ofertada no nosso Estado, é o resultado de todos os procedimentos pedagógicos, da dedicação, compromisso e esforço de cada professor em sala de aula. O quarto ciclo será o acompanhamento da aplicação da prova.
O QUE É O SAEB
O Saeb é um conjunto de avaliações externas em larga escala, que permite ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante. Por meio de testes e questionários, aplicados a cada dois anos, o Saeb permite a avaliação da qualidade da educação oferecida aos estudantes. O resultado é um indicativo da qualidade do ensino brasileiro e oferece subsídios para a elaboração, monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais com base em evidências.
.jpg)
.png)
10/04/2026 : Homem baleado é transferido sob forte esquema de segurança para o hospital João Paulo II em Porto Velho – Vídeo
10/04/2026 : Motociclista sofre lesão grave no braço em acidente no Colina Park I em Ji–Paraná – Vídeo
10/04/2026 : Motociclista e ciclista ficam feridos após colisão e são socorridos pelo SAMU na BR–364 em Ji–Paraná – Vídeo
10/04/2026 : Grave acidente entre carro e moto é registrado na T–13 em Ji–Paraná – Vídeo
10/04/2026 : Conversão termina em acidente e motociclista é arremessado contra carro parado em Ji–Paraná – Vídeo
09/04/2026 : Polícia Militar intercepta plano de assalto e apreende adolescentes armados no centro de Porto Velho – Vídeo
09/04/2026 : Força Tática apreende menor com drogas e desmantela ponto de tráfico em Porto Velho – Vídeo
09/04/2026 : Ônibus escolar perde o freio, motorista pula do veículo e motociclista é atingido em Porto Velho – Vídeo
08/04/2026 : Confúcio Moura garante habilitação do SAMU para Ji–Paraná e Ouro Preto do Oeste
www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2026 Todos os direitos reservados
Site desenvolvido por Prospect Plus