
Início » Notícias » Municípios » Exibindo Notícia

Sejus celebra o sucesso do Projeto Novo Olhar no III Encontro de Diretores Prisionais de Rondônia
O encontro teve como tema “Gestão e Autossuficiência” e reconheceu o trabalho de ressocialização realizado em Buritis
A Secretaria de Estado da Justiça – Sejus, realizou nesta terça-feira (25), em Porto , o primeiro dia do III Encontro dos Diretores Prisionais, que reuniu cerca de 200 pessoas, entre diretores das 46 unidades prisionais de Rondônia e autoridades do sistema penitenciário estadual.
O evento teve como objetivo aprimorar a gestão prisional e destacar as boas práticas de ressocialização desenvolvidas nas unidades. Nesse sentido, um dos projetos que chamou a atenção foi o Projeto Novo Olhar, idealizado pela Sejus e pela direção do Centro de Ressocialização de Buritis.
O projeto utiliza a mão de obra de 61 reeducandos, sendo 51 do regime fechado e nove do regime semiaberto, que realizam atividades na unidade prisional e nas ruas do município, como pavimentação, manutenção, conservação e reformas de escolas e demais prédios públicos.
O projeto conta com o apoio da prefeitura de Buritis, que assinou um convênio com a Sejus para receber os serviços dos reeducandos, que também produzem blocos de cimento, manilhas e meios-fios na fábrica instalada na unidade. A produção é utilizada para melhorar a infraestrutura do município, com a construção de bueiros e pontes.
O Projeto Novo Olhar foi o grande vencedor do prêmio de melhor projeto de ressocialização do Estado, entregue pelo secretário da Sejus, Marcus Rito, que parabenizou os envolvidos no projeto e ressaltou a importância da reinserção social dos reeducandos. “Com esse trabalho diminuímos a ociosidade e capacitamos os reeducandos, por meio da prática, fator de suma importância no processo de ressocialização”, afirmou.
O prefeito de Buritis, Ronaldi Rodrigues de Oliveira, também elogiou o projeto e disse que ele beneficia tanto o Estado quanto o Município. “É uma parceria que traz resultados positivos para todos, pois além de contribuir com a recuperação dos reeducandos, também melhora a qualidade de vida da população”, disse.
O diretor do Centro de Ressocialização de Buritis, Gilmar Santos, agradeceu o reconhecimento e disse que o projeto é fruto de um trabalho coletivo. “Temos uma equipe comprometida e dedicada, que busca fazer a diferença na gestão prisional. Agradecemos também o apoio da Vara de Execuções Penais, Ministério Público, Defensoria Pública e Conselho da Comunidade de Buritis”, declarou.
O encontro contou ainda com palestras sobre captação de recursos advindos das penas pecuniárias, autossuficiência e gestão, além de apresentações dos pontos focais da administração penitenciária. O evento também ofertou ginástica laboral para os diretores prisionais e uma roda de conversa para sanar dúvidas e sugestões.
A mesa de honra foi composta pelo secretário de estado da justiça, Marcus Rito, a secretária adjunta de estado da justiça, Helanne Cristina Magalhães, o diretor geral da polícia penal, Célio Luiz De Lima, a diretora executiva, Maria Elilde, a diretora de políticas penais, Larissa Iúri Mendonça Guedes, a Defensora Público, Rithyelle Medeiros Bessi, e o juiz de Direito Titular da Vara de Execuções de Penas e Medidas Alternativas, Sérgio William.
.jpg)
03/07/2026 : Operação da Polícia Civil prende suspeito de tráfico durante investigação de roubo de participantes de festa rave
03/07/2026 : Homem é assassinado dentro casa e PM prende acusado rapidamente
03/07/2026 : Homem é preso após ameaçar diretora e funcionários de escola em distrito de Jaru
02/07/2026 : Polícia Civil prende empresário investigado por exploração sexual de adolescentes em Cacoal – VÍDEO
02/07/2026 : Ação conjunta entre PRF em Rondônia e Receita Federal resulta na apreensão de mais de 460 kg drogas em Vilhena
02/07/2026 : POLÍCIA CIVIL DEFLAGRA OPERAÇÃO E APURA HOMICÍDIO OCORRIDO EM BURITIS – VÍDEO
02/07/2026 : Empresário é preso em investigação sobre aliciamento e exploração sexual de adolescentes
02/07/2026 : Motociclista de delivery é arremessado após bater em Onix estacionado em Ji–Paraná – VIDEO
www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2026 Todos os direitos reservados
Site desenvolvido por Prospect Plus