Objeto de tratado assinado em 1903, a obra é indispensável para o acesso ao Pacífico e para a regulação de transações comerciais entre o Brasil e os países andinos
O senador Confúcio Moura (MDB-RO), presidente da Comissão de Infraestrutura do Senado Federal, confirmou nesta segunda-feira (17), uma notícia que é aguardada há muitos anos pelos rondonienses: a licitação para a contratação de empresa para a execução das obras da Ponte Internacional sobre o Rio Mamoré, acessos viários e complexos aduaneiros de fronteira, ligando o Brasil (Guajará-Mirim) e a Bolívia (Guayaramerin), na rodovia BR-425/RO.
De acordo com as informações do governo federal, o Edital será publicado no dia 22/09/2023 (data provável), pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), por meio de sua Coordenação-Geral de Cadastro e Licitações. A divulgação do Edital, na data prevista acima, será objeto de prévia análise pela Procuradoria Federal Especializada e aprovação da licitação pela diretoria Colegiada do DNIT.
Para o senador Confúcio Moura, a ponte sobre o rio Mamoré é uma obra emblemática, um sonho antigo do povo de Rondônia, especialmente da comunidade de Guajará-Mirim. “Esta demanda tem origem ainda no Tratado de Petrópolis, de 1903. A sua realização agora, trata-se de reparação histórica”, esclarece o parlamentar.
No mês de abril deste ano o senador Confúcio Moura esteve no Palácio do Planalto solicitando a inclusão da ponte binacional no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) à secretária executiva da Casa Civil, Míriam Belchior, a condutora do PAC nos governos anteriores do presidente Lula. Chamada novamente pelo governo federal, a gestora está reeditando, no atual governo, o mesmo projeto de grandes obras estruturantes e essenciais para o desenvolvimento do Brasil.
Na última quarta-feira (12) Confúcio Moura esteve com o ministro dos Transportes, Renan Filho, para tratar das obras do governo federal em Rondônia, da inauguração do Porto de Guajará-Mirim e também sobre a Ponte Binacional, que segundo ele é uma obra já compromissada desde o início do segundo governo Lula, em 2007.
“Já fechamos uma agenda com o ministro em Rondônia para agosto, na qual trataremos das obras em curso, muitas obras; inauguraremos outras e lançaremos mais, todas essenciais para o fortalecimento da economia do estado e do Brasil. O olhar do governo federal está voltado para Rondônia”, afirmou Confúcio Moura.
ACESSE NOSSAS REDES SOCIAIS: lnk.bio/TVPCanal35