
Início » Notícias » Rondônia » Exibindo Notícia
.jpg)
.jpeg)
O deputado estadual Delegado Lucas (PP) apresentou um projeto de lei ordinária para garantir às crianças e adolescentes menores de 16 anos o direito de viajar de ônibus sentados ao lado ou próximos de seus pais ou responsáveis, durante viagens intermunicipais dentro do estado de Rondônia.
De acordo com o parlamentar, o projeto se alinha aos princípios fundamentais de proteção integral e da dignidade humana. “Nós sabemos que crianças e jovens são potencialmente vulneráveis à importunação ou assédio sexual. Já vimos casos acontecendo, infelizmente foi noticiário. Quando uma criança viaja longe do seu pai e mãe, colocamos ela em risco. Então garantir que seus responsáveis estejam lado a lado é uma forma de minimizar esses perigos”, afirmou o Delegado Lucas.
Pelo Projeto de Lei n° 99/2023, as empresas de ônibus intermunicipais ficam obrigadas a disponibilizar assentos a crianças ou adolescentes perto de seus responsáveis. E para ter direito a esse amparo, a passagem deverá ser adquirida pelo usuário com até sete dias de antecedência da data da viagem.
Em caso de impossibilidade de fornecer poltronas próximas para pais e filhos, as empresas de ônibus devem informar outro horário de viagem, sendo o mais próximo possível da data e horário desejado pelo cliente.
Ainda segundo o projeto de lei, quando o passageiro fizer compras de passagens em cima da hora, a acomodação em assentos lado a lado vai ficar condicionada quanto a disponibilidade de vagas no veículo daquele horário.
O projeto de lei está em tramitação na Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) e deve ser votado em plenário nas próximas semanas. A regra só entra em vigor após ser sancionada pelo poder executivo. “Nessa proposta de lei, estamos reiterando que a reserva de poltronas nos ônibus intermunicipais não deve seguir os mesmos moldes em que se reserva para pessoas da terceira idade ou com deficiência, que limita porcentagem de vagas a esse grupo em cada veículo. E sim disponibilizar obrigatoriamente, no ato da compra do bilhete, os assentos lado a lado para pais e filhos, podendo esta ser feita em qualquer canto do ônibus”, finalizou o deputado Delegado Lucas.
.png)
.jpg)
Texto: Jônatas Luiz/ Assessoria parlamentar
Foto: Marcopolo/Reprodução
08/06/2026 : Coronel Chrisóstomo e Marcelinho Carioca inauguram o maior projeto esportivo de Rondônia
08/06/2026 : Suspeito de comandar ponto de tráfico é preso com drogas, dinheiro e arma artesanal em Ji–Paraná – Vídeo
08/06/2026 : Três suspeitos são presos após furto de camisas de marca em loja de Porto Velho – Vídeo
08/06/2026 : Motociclista embriagado foge de abordagem, é interceptado após perseguição e preso em Porto Velho – Vídeo
08/06/2026 : Passageira fica em estado grave após colisão entre moto aplicativo e carro em cruzamento de PVH – Vídeo
08/06/2026 : Operação conjunta interdita distribuidora após apreensão de drogas e presença de menores em PVH – Vídeo
08/06/2026 : Homem suspeito de agredir grávida é espancado por populares em prédio abandonado no bairro Nova Porto Velho – Vídeo
www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2026 Todos os direitos reservados
Site desenvolvido por Prospect Plus