
Início » Notícias » Rondônia » Exibindo Notícia
(8).jpg)

O número de viciados vem aumentando na Região do Vale do Jamari de forma assustadora. São vários relatos de famílias que viram suas vidas chegarem ao fundo do poço quando descobriram que um membro é viciado. Ação de traficantes tem trazido ações devastadoras para a sociedade, pois o dependente químico para sustentar o vicio parte para criminalidade na maioria das vezes, com a prática de furto e roubos. Os jovens tem sido o alvo dos traficantes, os quais estão mais vulneráveis nas baladas, praças e muitas vezes nas próprias escolas. Essa é triste realidade que vivemos hoje. O traficante ganha a vida destruindo vidas, ostentando sua riqueza com o choro de muitas mães e famílias que não mais vivem, mas vegetam lutando para tirar quem amam das drogas. Em muitos casos o próprio traficante manda executar o viciado para eliminar aquela vida descartável para ele, pois não lhe da mais lucro, e sim prejuízo.
Famílias:
Lutar contra o vício em substâncias não é somente uma experiência pessoal. Como essas substâncias nocivas possuem efeitos devastadores sobre o usuário, cônjuges, filhos e pais são afetados pela maneira como a pessoa com vício vive. Portanto, podemos dizer, sem medo algum, que o vício da dependência química afeta sim familiares.
Homicídio:
Uma mãe recebeu uma triste noticia neste Sábado (25/02), quando foi informada que seu filho Silas Conceição Clemente, foi executado a tiros na Rua Jacu no cruzamento com a Avenida Azulão no Setor 05 em Cujubim.
A PM foi informada por populares que por volta das 16:00h, se ouviu quatro (04) disparos de arma de fogo na localidade, e na sequencia barulho de motocicleta empreendendo fuga. Quando os moradores saíram na rua para ver o que tinha ocorrido, se depararam com um homem caído ao solo todo ensanguentado. Os Pms ao chegarem no local acionaram o socorro que constatou o óbito do rapaz. Foi encontrado com a vitima apenas um pacote de fumo e um cachimbo de forma artesanal usado por usuários de entorpecentes.
A vitima estava conduzindo uma bicicleta, que se encontrava na Av. Azulão, cerca de 50 metros do corpo, foi encontrada no local do crime capsulas de munição, possivelmente do tipo Pistola. A vitima era viciada e tinha passagens por furto informações extraoficiais.
Informações que a mãe do rapaz iria leva-lo neste domingo (26), para interna-lo em uma clinica de reabilitação, em mais uma tentativa de tira-lo do mundo das drogas. Infelizmente não houve tempo, assim como outras mães também não tiveram esse tempo, e outras que lutam para resgatar seus filhos.

.jpg)

Quando uma família está tentando lidar com um ente querido que está lutando contra um vício, eles tendem a experimentar emoções intensas e conflitantes que podem afetar significativamente até mesmo os relacionamentos mais fortes.
Desse modo, a família do viciado entende que seu ente querido não está tentando causar problemas ou machucá-lo intencionalmente.
Então, essa empatia faz com que eles desejem fornecer apoio, amor e incentivo.
Por outro lado, a manipulação, o engano e outras formas de abuso emocional que o viciado lança em seu caminho diariamente são causa de dor e frustração na família. Portanto, como resultado, essas emoções negativas se manifestam de maneira não saudável e podem causar tensão nos laços familiares.
A seguir estão algumas das formas mais graves em que o vício da dependência química afeta familiares:
Perda de Confiança
Os viciados provavelmente não cumprirão seus acordos ou promessas, e isso causa mais tensão em seus relacionamentos.
Vale a pena notar, no entanto, que a maioria dos viciados geralmente pretende honrar seus compromissos, mas os efeitos das substâncias os tornam incapazes.
Assim, se eles estão em um relacionamento, seu outro significativo ficará frustrado devido à incapacidade do viciado em cumprir suas obrigações.
Eles também tendem a esquecer as promessas que fazem aos filhos. Se isso se tornar uma tendência, a criança terá dificuldade em formar vínculos com outras pessoas, pois não sabe confiar.
Em vista disso, essa perda de confiança geralmente resulta em casamentos desfeitos e filhos disfuncionais, mostrando como o vício da dependência química afeta familiares
Aumento do Estresse
No auge de seu vício, o viciado provavelmente deixará todas as responsabilidades para seu parceiro. O parceiro, portanto, torna-se um facilitador.
Cuidar das contas, tomar decisões, criar os filhos e limpar depois que o viciado rapidamente afetará o outro pai.
Isso os expõe a um risco elevado de contrair condições induzidas pelo estresse, como pressão alta e ansiedade.
Além disso, as pessoas que reprimem seu estresse são mais propensas a explodir e liberar suas emoções de uma só vez. Isso pode causar ainda mais estresse e desconforto entre os membros da família.
Comprovando, desse modo, mais uma vez, que o vício da dependência química afeta familiares.
Problemas Financeiros
Financiar um vício não é barato.
Além disso, o problema do abuso de substâncias provavelmente fará com que o indivíduo perca o emprego devido ao baixo desempenho ou atendimento. Depois que isso acontecer, eles recorrerão às suas economias para saciar seu vício.
Consequentemente, a família começará a ter problemas para pagar por coisas básicas, como comida, roupas, serviços públicos e aluguel ou hipoteca.
Também pode haver problemas legais, como dirigir sob influência ou ser pego com drogas. Os custos associados criam um problema financeiro ainda maior.
Abuso Físico e Emocional
Além de tornar o viciado irracional, seu abuso de substâncias também pode deixar todos ao seu redor no limite. Isso significa que simples desentendimentos podem resultar em grandes brigas, pois todos se sentem incompreendidos.
Com todos agindo fora do personagem, o abuso físico pode começar a ocorrer em cima do abuso emocional pré-existente. Os viciados podem ser os perpetradores do abuso, mas sua vulnerabilidade também os coloca em risco de se tornarem vítimas também.
Filhos de viciados também podem acabar se tornando abusadores. Em uma tentativa de transferir a culpa do pai viciado, algumas crianças podem acabar agindo e se comportando mal.
Essas ações podem, mais tarde, machucá-los e levá-los a recorrer à bebida ou ao uso de drogas, como seu parente fez. O abuso e o vício podem se tornar um ciclo mortal que só pode ser quebrado pelo tratamento.
Medo e Confusão
O abuso de drogas geralmente torna o comportamento de um indivíduo imprevisível. Você nunca sabe como eles vão reagir a uma situação.
Em uma tentativa de evitar abuso físico ou emocional, os membros da família podem começar a pisar em ovos para apaziguar seu ente querido viciado.
As crianças se tornarão mais reservadas para não correr o risco de perturbar o indivíduo. O resultado final é uma cultura de medo e confusão que garante que a família raramente tenha alegria.
FONTE: ARIQUEMES190.COM.BR
Curtam nossa página no facebook: CANAL35/ARIQUEMES190
Siga-nos no Instagram: CANAL 35 - ARIQUEMES190.COM.BR
16/02/2026 : Mulher é baleada e apenado monitorado é preso pelo 9º BPM em Porto Velho – Vídeo
16/02/2026 : AREA DE PLANTA DE SOJA CHEGA A MAIS DE 700MIL HEC EMBRAPA anuncia aumento na produção de soja em RO – Vídeo
16/02/2026 : ACIDENTE ENVOLVENDO FUNCIONÁRIOS DA 364 – Quatro pessoas foram levadas a hospitais da região de Médici – Vídeo
16/02/2026 : Acidente na RO – 473 tira a vida de morador de Ji Paraná – Vídeo
16/02/2026 : Noite sangrenta em bar de Ji Paraná deixa um morto e outro gravemente ferido – Vídeo
16/02/2026 : PM faz rastreamento em tempo real, prende quatro mulheres e recupera 13 celulares em Porto Velho
www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2026 Todos os direitos reservados
Site desenvolvido por Prospect Plus