25 de Janeiro de 2010 19:34:25
GIMA
vanvera 3

Início » Notícias » Rondônia » Exibindo Notícia

Data: 28/12/2022 Compartilhe esta notícia

Confúcio Moura afirma ser fundamental garantir recursos para a Covid no orçamento de 2023

O programa  contou também com a participação do médico infectologista da USP de Ribeirão Preto, Valdes Roberto Bolela


            Entrevistado no Programa Live da TV Senado, de sexta-feira (16), o senador Confúcio Moura, do MDB de Rondônia, foi enfático: “mantido os atuais números da pandemia pela Covid-19, sem a aprovação da chamada PEC da Transição, teremos muitas dificuldades para controlar o avanço de casos e tratar os infectados”.  Os valores constantes no orçamento atual, segundo ele, são apenas de 4 bilhões de reais para tratar da Covid-19, enquanto em 2021 foi de 52 bilhões e de 12 bilhões em 2020.

Caso não seja aprovada a PEC da Transição, para Confúcio Moura, a solução seria a edição de Medida Provisória, o que suscitaria questionamentos jurídicos sobre sua validade. “Além disso, o prazo de vigência desta norma é de apenas 120 dias. Reproduzi-la seria novamente correr o mesmo risco do que da primeira vez. Sugiro que se pense em soluções mais duradouras e menos arriscadas”, avalia o parlamentar.

Perguntados sobre a eficácia das vacinas, Confúcio Moura foi enfático. “Se não tivéssemos agido como agimos, o que seria deste País? perdemos quase 700 mil vidas e há ainda quem seja contra a vacina e, mais ainda, contra o isolamento social. A vacina foi a nossa salvação! ”, garante o senado.

É a mesma posição do Dr. Valdes Bolela, da USP Ribeirão Preto. “E a ciência produziu a vacina em apenas 1 ano de pesquisa, incluindo os testes. Nunca isso tinha ocorrido na história da medicina. Se não impede a transmissão da doença entre pessoas, a vacina evita os casos mais graves e o agravamento dos sintomas. Logo, diminui a mortalidade e o sofrimento”, informa o infectologista.

Segundo Confúcio Moura, nos municípios ou estados onde os números de contaminação forem crescentes, será necessário que os gestores normatizem as medidas de segurança. “Eles podem legislar sobre uso de máscaras em locais específicos ou gerais, sobre circulação ou não de pessoas, sobre o funcionamento ou não de determinadas atividades. O importante é que façam isso no tempo certo”, orientou o senador.

  

FONTE: AGÊNCIA SENADO_ARQUIVO

Curtam nossa página no facebook: CANAL35/ARIQUEMES190

Siga-nos no Instagram: CANAL 35 - ARIQUEMES190.COM.B

Data: 28/12/2022 Compartilhe esta notícia
 
 
sobreira
LORYAL
Café Bem Cedo 2
moto mil
Adubar no Site
Adubar – Calcário de qualidade para o seu solo! – Vídeo
Novalar
Tigrão Veículos

www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2026 Todos os direitos reservados

Site desenvolvido por Prospect Plus