
Início » Notícias » Rondônia » Exibindo Notícia

Com a chegada do fim de ano e também o início das férias escolares, as pessoas aproveitam o período para viajar ou ficar pela cidade para frequentarem balneários, rios e lagos. Neste período, podem ocorrer acidentes com descarga elétrica e afogamentos em áreas de banho, trilhas e acampamentos, pois nesta época, com o inverno amazônico, chuvas acompanhadas de temporais passam a ser constantes.
Com o período chuvoso em rios e balneários, a água passa a ficar mais escura, dificultando a visualização do fundo do rio e muitas pessoas acabam se aventurando. Quando percebem que estão em lugares que não “dão mais pé” e tentam voltar para a margem, nadando contra a correnteza, e é quando aumenta a possibilidade de cãibra, ocorrendo o afogamento devido à exaustão.
Para o comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia – CBMRO, coronel BM Nivaldo de Azevedo Ferreira, o trabalho desempenhado pela corporação nestes locais, exige a colaboração das pessoas que estão acostumadas a irem nestas áreas, visando diminuir situações de risco à vida.
“Temos procurado fazer estas atividades em parceria com órgãos como Polícia Militar, Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental – Sedam, com iniciativas de educação aos banhistas. Todo apoio da comunidade é fundamental para a redução de afogamentos e até casos com vítimas fatais”, disse o comandante-geral do CBMRO.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, salienta que o trabalho realizado pelo CBMRO durante este período, é de extrema importância, pois “garante a segurança da população que deseja ter um momento junto à família e amigos, porém, é preciso estar atenta a qualquer tipo de situação de perigo”, disse o governador, destacando, ainda, o trabalho do Corpo de Bombeiros na missão de garantir segurança à sociedade.
Outros locais como hotéis-fazenda são bastante frequentados nesta época, porém, as pessoas acabam se aventurando na mata, procuram plantas ou curtem a natureza e pela falta de experiência, andam de cabeça baixa e quando dão conta, perderam a direção e não sabem mais retornar ao local de acampamento.
RECOMENDAÇÕES
Outro importante recurso, para inibir tais situações, o local precisa ser sinalizado. Considerando que bem antes de ocorrer os eventos, o espaço passe por reconhecimento ao ser verificado as áreas mais vulneráveis, sendo sinalizado e isolado para impedir o acesso de banhistas, além da observação individual feita na área pelos guarda-vidas.
O Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia também destaca algumas recomendações importantes para a sociedade, com o objetivo de reduzir o risco à vida em praias e balneários, neste período de final de ano;
.jpg)
Fonte
Texto: Richard Neves
Fotos: Ésio Mendes
Secom - Governo de Rondônia
01/04/2026 : Porto Velho dá novo passo para criar a Guarda Municipal
01/04/2026 : PRF apreende mais de 60 kg de entorpecentes no KM 208 na BR–364
01/04/2026 : RESTRIÇÃO DE FURTO – Motocicleta foi localizada abandonada na zona rural de Cacoal – Vídeo
01/04/2026 : FATO INUSITADO – Cadeira de rodas é encontrada jogada no matagal em Cacoal – Vídeo
01/04/2026 : Jovem é preso suspeito de envolvimento no crime em Cacoal no bairro Alpha Park – Vídeo
01/04/2026 : Pancada violenta na Avenida Brasil em Ji–Paraná deixa duas pessoas feridas – Vídeo
01/04/2026 : Manobra desastrosa e irregular provoca acidente na Av. Maringá com T–17 em Ji–Paraná – Vídeo
01/04/2026 : Fuga frustrada rapaz é pego após tentar escapar da polícia em Ji–Paraná – Vídeo
01/04/2026 : Colisão entre moto e carro deixa casal ferido no bairro São Cristóvão em Porto Velho – Vídeo
01/04/2026 : Casal é preso por tráfico de drogas após tentar fugir da Polícia Militar no bairro Socialista em Porto Velho – Vídeo
www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2026 Todos os direitos reservados
Site desenvolvido por Prospect Plus