
Início » Notícias » Rondônia » Exibindo Notícia

Os municípios que já aderiram à Municipalização de Trânsito em Rondônia, têm recebido exemplares do Código de Trânsito Brasileiro – CTB do Departamento Estadual de Trânsito – Detran. Ao fazer a entrega dos exemplares do CTB aos representantes dos municípios, a diretora-geral adjunta da Autarquia, Benedita Aparecida Oliveira, ressalta a importância do Código de Trânsito para o cidadão, principalmente aos profissionais que atuam no ramo.
Diretoria Municipal de Trânsito de Buritis recebe CTB
Na sexta-feira, 2, a diretora-geral adjunta do Detran Rondônia esteve na cidade de Buritis conversando com diretor do Departamento Municipal de Trânsito, Jessé da Silva Costa, e com os agentes municipais de trânsito, Ruy dos Santos e Reginaldo Machado, onde trataram sobre o trabalho que vem sendo realizado no trânsito, em parceria com a Polícia Militar e outras demandas para melhoria das ações, como qualificação para os profissionais.
As reuniões realizadas nos órgãos municipais vão ao encontro das orientações do governador do Estado, Marcos Rocha, em deixar o trânsito de Rondônia cada vez mais seguro. “O Detran tem uma importante missão em garantir o cumprimento da legislação e manter o trânsito do Estado seguro. Os condutores de veículos têm papel fundamental no respeito à lei de trânsito. Temos na legislação a questão da municipalização do trânsito, que significa a integração do município para que sejam reforçadas questões quanto ao planejamento, fiscalização, e ações educativas”, enfatizou o governador.
Ariquemes é exemplo de cidade com trânsito municipalizado
Na ocasião, a diretora adjunta do Detran ressaltou sobre o artigo 24 do Código de Trânsito, que trata sobre a municipalização do trânsito, a qual integra o município ao Sistema Nacional de Trânsito – SNT. “Muito se fala em municipalização de trânsito, mas, ainda há gestores que desconhecem a lei que trata sobre o tema e a sua importância”, disse a especialista em trânsito, que também manteve reunião com o secretário Municipal de Segurança e Trânsito de Ariquemes, Rodrigo Pedroti e com a diretora de Trânsito, Gleiciely Lopes.
MUNICIPALIZAÇÃO
Ariquemes foi um dos primeiros municípios de Rondônia a municipalizar o trânsito e tem uma instituição bem estruturada que conta com 43 agentes municipais de trânsito.
“O processo de urbanização e o crescimento rápido das cidades, geram um sistema viário deficiente, o que tem gerado altos índices de sinistros e mortes no trânsito no Brasil a municipalização e o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no trânsito – Pnatrans é o caminho para um trânsito mais seguro e humanizado” afirmou Benedita Oliveira.
Foram entregues à Secretaria Municipal de Trânsito de Ariquemes, 64 exemplares do CTB. Benedita Oliveira, elogiou a prefeita Carla Redano e os profissionais que trabalham com o trânsito no município, que não têm medido esforços no sentido de oferecer à população segurança, por meio de planejamento, fiscalização e ações educativas e de circulação, estacionamento, sinalização entre outras ações.
A distribuição conta com a parceria da Secretaria Nacional de Trânsito – Senatran, Conselho Nacional de Trânsito – Contran, Fundação Mapfre e Detran Rondônia. O CTB foi sancionado através da Lei n° 9.503 em 1997. Autoridades de trânsito e condutores devem ficar atentos às alterações do CTB.
.jpg)
Fonte
Texto: Eleni Caetano
Fotos: Eleni Caetano/Alex Laborda
Secom - Governo de Rondônia
12/06/2026 : TRÁFICO DE DROGAS – Mulher de 27 anos foi presa em flagrante por tráfico de drogas em Vilhena – Vídeo
12/06/2026 : Motociclista é socorrido após avançar preferencial e colidir em carro em Cacoal – Vídeo
12/06/2026 : Discussão entre cunhados termina em morto por facada na zona leste de Porto Velho – Vídeo
12/06/2026 : Dupla é presa com drogas, colete balístico e dinheiro durante operação integrada em Porto Velho – Vídeo
11/06/2026 : Mais de R$ 55 milhões pagos em um mês já começam a transformar a vida dos rondonienses
11/06/2026 : VAZIO SANITÁRIO – Rondônia vive período de 90 dias sem plantio de soja – Vídeo
11/06/2026 : CASO ADALTON DE PAULA – Esposa de homem morto com tiro no peito está colaborando com investigações – Vídeo
11/06/2026 : Passageiro é conduzido para a delegacia com arma de fogo no aeroporto de Cacoal – Vídeo
11/06/2026 : Vídeo de Câmera de Segurança mostra atropelamento que deixa jovem em estado gravíssimo em Ji–Paraná – Vídeo
www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2026 Todos os direitos reservados
Site desenvolvido por Prospect Plus