Início » Notícias » Brasil » Exibindo Notícia
Durante a sessão deliberativa do Senado Federal nessa terça-feira (29), o senador Confúcio Moura (MDB-RO) utilizou a tribuna virtual da Casa para defender a participação efetiva da mulher na política brasileira e mencionou o Projeto de Lei nº 2716 de 2022, de sua autoria, que estabelece cotas femininas nos parlamentos de, no mínimo, 30% das vagas da Câmara dos Deputados, Assembleias Legislativas, Câmara Legislativa do Distrito Federal e nas Câmaras Municipais.
De acordo com o parlamentar, a sua proposição estabelece uma política afirmativa para as mulheres nos três níveis legislativos da política brasileira e citou números do IBGE, em que as mulheres representam 51,8% do total da população no país. “Nós, homens, somos minoria, somos 48,2% da população. Na Câmara dos Deputados, as mulheres representam apenas 15% da Casa. No Senado Federal, essa participação é ainda menor, corresponde apenas a 13% do total de parlamentares. De cara, a gente já percebe que existe algo muito errado nessa representatividade”, enfatizou.
O senador avaliou que, onde se produz as leis nacionais, que regula a vida de homens e mulheres do Brasil todo é majoritariamente masculina, e questionou. “O Congresso Nacional pode legislar sobre políticas públicas diversas para as mulheres, pode definir regras do mercado de trabalho que afetam as mulheres, pode estabelecer normas penais de repressão à violência contra a mulher. Mas com que profundidade o Congresso, com mais de 80% de homens, pode interferir tanto na vida da mulher brasileira? Que lugar de fala temos nós, os homens, para nos arvorar de tanta autoridade perante as cidadãs, que formam a maioria?”, indagou o parlamentar.
Confúcio Moura disse que a questão é muita mais profunda e citou o Supremo Tribunal Federal. “Na atual composição do STF, só há duas ministras dentre os 11 magistrados. Assim, Sr. Presidente, a minha proposta visa estabelecer, de fato, uma política de cotas, uma política de afirmação, efetiva, para as mulheres brasileiras na política”, ressaltou.
O parlamentar rondoniense falou que a sua proposta visa aumentar a participação das mulheres no parlamento. Exemplificando, no caso do Senado Federal: a vaga destinada às mulheres será preenchida na eleição em que se der a renovação de dois terços da Casa, reservando-se a elas uma das duas vagas em disputa. Em relação às Câmaras dos Deputados Federais, Distrital e de vereadores e às Assembleias Legislativas, o percentual mínimo será de 30% (trinta por cento) das vagas.
Confúcio Moura destacou que, conforme consta do seu projeto, este percentual irá se estabelecer gradativamente. “Se não for assim, quantos anos levaremos para que as mulheres atinjam o percentual de participação que represente a proporção da população brasileira?”, questionou . “Eu tomei essa iniciativa, e tenho certeza de que deve haver outras em tramitação, de autoria de parlamentares mulheres, que possam ser melhoradas ou mesmo juntadas, se for o caso, para que de fato possa se qualificar o debate, que já se faz realmente inadiável”, concluiu o senador, apelando para os seus colegas de parlamento para ajudá-lo no trâmite da proposição.
ASSESSORIA
17/11/2024 : Cerca de duas toneladas de drogas, armas e munições são apreendidas no interior do AM
28/09/2024 : Confronto entre garimpeiros e Polícia Federal termina com cinco mortos
28/09/2024 : Corpo de advogada desaparecida é achado concretado em quintal
14/09/2024 : Irmãs são torturadas e mortas após serem sequestradas em festival de pesca em MT
14/09/2024 : Como roubo milionário frustrado levou polícia a cangaceiros do PCC
10/09/2024 : Homem fica com enxada cravada na cabeça durante briga no interior do Ceará – Vídeo
www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2024 Todos os direitos reservados
Site desenvolvido por Prospect Plus