
Início » Notícias » Rondônia » Exibindo Notícia

Com o objetivo de reforçar a atuação fiscalizatória das Unidades Locais da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia, o Governo do Estado integrou mais 15 caminhonetes e um conjunto de barco com voadeira e reboque ao patrimônio da Agência. Foram mais de R$ 4 milhões em investimentos que, somados aos valores já empregados nesta gestão, representam um aporte de quase R$ 100 milhões voltados à construção de Unidades, reformas prediais e de embarcações e aquisição de bens móveis, dentre outros.
“São veículos que possibilitarão aos técnicos da Idaron atender o produtor nos lugares mais longínquos e desenvolver as ações da Agência em propriedades localizadas em área de difícil acesso, permitindo assim, uma resposta rápida ao menor sinal de doenças potencialmente danosas à produção pecuária. Hoje, por conta dessas aquisições, a Agência amplia as visitas às propriedades rurais e intensifica as fiscalizações nas áreas de fronteira”, destacou o presidente da Idaron, Júlio Cesar Rocha Peres.
As ações da Agência têm sido priorizadas pelo Executivo Estadual, para garantir a manutenção do status de livre de febre aftosa sem vacinação, com reconhecimento internacional da Organização Mundial de Saúde Animal – OMSA, e para manter a agricultura livre de pragas quarentenárias, de elevado risco à economia e produção agrícola.
EQUIPAMENTOS
Além de veículos e embarcações, as Unidades da Idaron foram equipadas com telefones satelitais, câmeras para monitoramento de estradas, utilizadas por caminhões boiadeiros, computadores de alta performance, internet de alta velocidade para melhorar a comunicação e a oferta de serviços à comunidade, drones para fiscalização aérea, quadriciclos para enfrentarem áreas encharcadas e um hidroavião, para ações de georreferenciamento e fiscalização, totalizando cerca de quatro mil itens que trazem maior robustez às ações sanitárias para a Agência.
Nas regiões de fronteira, a Agência também tem mantido parceria com o Serviço Nacional de Sanidade Agropecuária da Bolívia – Senasag, em atenção às propriedades rurais localizadas na região, para vacinação do gado contra a raiva e realização de exames clínicos de pata e boca, prevenção de doenças vesiculares, como a febre aftosa, além das ações educativas junto à comunidade ribeirinha.
Em áreas de rios, além das embarcações Quero-Quero, de grande porte, a fiscalização é feita com apoio de lanchas. “São barcos rápidos, ideais para abordagens a balsas que são utilizadas ao transporte de animais”, destacou Júlio Peres.
Fonte
Texto: Toni Francis
Fotos: Toni Francis
Secom - Governo de Rondônia
28/09/2026 : IDARON Ariquemes confirma 27 casos de raiva animal em RO e alerta produtores sobre os sintomas – VÍDEO
24/09/2026 : PF investiga fraudes em licitações para aquisição de medicamentos em RO
21/09/2026 : Muito calor com pancadas de chuvas isoladas no fim da tarde é a previsão do tempo para RO nesta segunda–feira, 21/09
10/09/2026 : PRF cumpre 4 mandados de prisão em menos de 24 horas no estado de Rondônia
08/09/2026 : PRF divulga balanço da Operação Independência 2026 em Rondônia
01/09/2026 : Caso Clei Bagattini: Polícia prende quatro novos suspeitos mais de dois anos após assassinato do dentista
19/08/2026 : PRF confirma três mortes em acidente com caminhões em chamas na BR–364 em Rondônia
07/08/2026 : TRAGÉDIA: Cinco pessoas morrem em acidente entre carro e carreta na BR–364 em RO
30/07/2026 : IDARON intensifica ações após confirmar foco de raiva na região de Tarilândia
29/07/2026 : PRF em Rondônia cumpre 4 mandados de prisão em diferentes municípios do Estado
www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2026 Todos os direitos reservados
Site desenvolvido por Prospect Plus