
Início » Notícias » Rondônia » Exibindo Notícia

Depois da Lei complementar Federal 194, de 23 de junho de 2022, que estabeleceu energia elétrica como serviço essencial, a alíquota do imposto caiu para 17,5%, faltava apenas a isenção da cobrança do imposto sobre os serviços de transmissão, distribuição e encargos setoriais vinculados às operações de energia elétrica.
O Decreto 27.452 foi assinado e publicado nesta quinta, 22, pelo governador Marcos Rocha. Com essa mudança, a base de cálculo de incidência do ICMS será reduzida em 40%, diminuindo assim, o valor da conta de energia a ser paga pelo consumidor. Um alívio tanto no caixa das empresas quanto ao bolso da população.
A redução alcança as faturas desde 23 de junho. O que significa; parte do que foi pago de impostos sobre esses serviços a partir dessa data será retornado ao consumidor, que já sentirá essa diferença assim que a operadora de energia elétrica conseguir programar seu sistema, fazendoa devida alteração.
Rondônia foi um dos poucos Estados que aderiram a essa redução na tributação, e o primeiro a fazer nesse modelo de devolução retroativa de créditos. O que só foi possível devido à situação de equilíbrio fiscal do Estado e por isso possui capacidade de absorver esse impacto.
FONTE: ASSESSORIA
17/02/2026 : Urgente: Confronto com o BPTAR na Zona Sul de Porto Velho Deixa Dois Baleados – Vídeo
17/02/2026 : Adolescente paraense de 16 anos é apreendida com 20 kg de maconha na BR–364
16/02/2026 : Mulher é baleada e apenado monitorado é preso pelo 9º BPM em Porto Velho – Vídeo
16/02/2026 : AREA DE PLANTA DE SOJA CHEGA A MAIS DE 700MIL HEC EMBRAPA anuncia aumento na produção de soja em RO – Vídeo
www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2026 Todos os direitos reservados
Site desenvolvido por Prospect Plus