Início » Notícias » Rondônia » Exibindo Notícia

A cadeia produtiva do peixe em Rondônia tem recebido cada vez mais investimentos. A falta de estrutura do setor era uma das grandes demandas no início da gestão do coronel Marcos Rocha, candidato ao governo de Rondônia pelo União Brasil (44). "Nós recebemos produtores desanimados com a produção de peixe, depois daquele boom de investimentos em produção de peixes em tanques no Estado. Além do custo que ficou alto devido à falta de insumos, o peixe não tinha mercado, fora o consumo interno", explica o coronel Marcos Rocha.

Um desses grandes empreendimentos citados pelo governador Marcos Rocha é a Agrofish Nova Aurora que está localizada na zona rural de Theobroma, município da região do Vale do Jamari em Rondônia. Em uma área de mais de 350 hectares de lâmina d’água, a atividade envolve a criação de peixes nativos como tambaqui, pirarucu e pintado em tanques de cultivo, para venda direta, indústrias de processamento. De acordo com Edson Sápiras, piscicultor e gestor da Agrofish, “a empresa tem hoje a maior produção individual de pescado em Rondônia, com produção anual de 2.500 toneladas e comemora o grande apoio que a piscicultura rondoniense vem recebendo do Governo de Rondônia nos últimos anos, com destaque para avanços na legislação estadual que rege a criação de peixes. Também destacou esforços especiais da Emater e da Seagri na melhoria da qualidade da produção do tambaqui, assim como na abertura de novos mercados. Um bom exemplo disso, segundo ele, é o programa “Peixe Saudável” que ajuda pequenos produtores a verificar a sanidade do pescado durante a produção”, explicou o empresário.

O empresário conta ainda que o pescado de Rondônia foi destaque entre os patrocinadores da quarta edição do International Fish Congress – IFC (Congresso internacional do peixe), ocorrido em Foz do Iguaçu, no Paraná, entre os dias 31 de agosto e 2 de setembro. “Esse evento é um dos maiores do segmento e reuniu todos os elos da cadeia produtiva da aquicultura brasileira. Essa participação no IFC foi importante para a empresa, dentro da estratégia de integração dos peixes nativos - em especial o Tambaqui da Amazônia. Saímos do Paraná direto para Nova York, onde participamos da parte internacional do Festival do Tambaqui da Amazônia que foi um grande sucesso”, destacou Edson.
O empresário, que atualmente é vice-presidente da Associação dos Criadores de Peixes do Estado de Rondônia - Acripar, representou o setor produtivo durante o Festival Internacional do Tambaqui da Amazônia, realizado no dia 04 de setembro, em Nova York, nos Estados Unidos onde foram assadas bandas de pescado para degustação ao público americano. “Nós conseguimos, mais uma vez, mostrar todo o sabor do nosso peixe para os demais mercados, para indústrias e para o público em geral”, comemorou o empresário se referindo ao objetivo definido pelo governador coronel Marcos Rocha de abrir novos mercados para o peixe nativo brasileiro. O tambaqui ocupa a 3ª posição nas exportações de pescado do Brasil e nos últimos três anos, Rondônia exportou cerca 193.900 toneladas de tambaqui e agora visa alcançar o mercado internacional e aumentar as exportações no futuro.
17/02/2026 : Urgente: Confronto com o BPTAR na Zona Sul de Porto Velho Deixa Dois Baleados – Vídeo
17/02/2026 : Adolescente paraense de 16 anos é apreendida com 20 kg de maconha na BR–364
16/02/2026 : Mulher é baleada e apenado monitorado é preso pelo 9º BPM em Porto Velho – Vídeo
16/02/2026 : AREA DE PLANTA DE SOJA CHEGA A MAIS DE 700MIL HEC EMBRAPA anuncia aumento na produção de soja em RO – Vídeo
www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2026 Todos os direitos reservados
Site desenvolvido por Prospect Plus