
Início » Notícias » Ariquemes » Exibindo Notícia
.jpg)
Na data de hoje, 14 de junho de 2022, o Ministério Público de Rondônia (MPRO), a Delegacia de Repressão aos Crimes contra o Meio Ambiente (DERCCMA), o Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA) e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental (SEDAM), com apoio do Núcleo de Operações Aéreas da Secretaria de Estado de Segurança, Defesa e Cidadania (NOA) e do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar (BOPE), deflagraram a Operação Arigós, tendo como objetivo o cumprimento de 05 (cinco) mandados de busca e apreensão em áreas urbana e rural, além de constatação de dano ambiental em grande extensão de terras situadas na região conhecida como Soldados da Borracha, localizada entre os Municípios de Cujubim/RO e Porto Velho/RO.
A ação visa instruir investigação em curso, cujo objeto é a apuração de crimes ambientais praticados em grande extensão de área situada na Estação Ecológica Soldados da Borracha, unidade de conservação de proteção integral, que tem como única e exclusiva finalidade a preservação da natureza e realização de pesquisas científicas, porém sofre grande desmatamento, em tese praticado pelo grupo criminoso investigado, já detectado preliminarmente dano em uma área de 9.684ha (nove mil, seiscentos e oitenta e quatro hectares), equivalente a quase 9.000 (nove mil) campos de futebol, cujo valor foi monetariamente estimado em R$ 345.000.000,00 (trezentos e quarenta e cinco milhões de reais).
Nesta fase da investigação pretende-se identificar os reais mentores e beneficiários dos crimes ambientais, que normalmente atuam à distância, valendo-se de interpostas pessoas para construírem uma espécie de blindagem contra as responsabilidades criminais, cíveis e administrativas decorrentes dos ilícitos cometidos a seu mando e conseguirem usufruir o respectivo proveito sob o manto da impunidade.
Arigó é o nome de uma ave conhecida por suas características migratórias em bando e, por tal razão, passou a ser o apelido atribuído aos antigos soldados da borracha, nordestinos que migraram para a Amazônia na década de 1940 para trabalharem na extração de látex, durante a Segunda Guerra Mundial.
GCI - Gerência de Comunicação Integrada
10/10/2026 : Senhor Eduardo realiza o sonho e adquire sua nova Master Ride 150 na MotoMil Suzuki – VÍDEO
10/10/2026 : Força Tática apreende arsenal de armas e munições e recupera objetos roubados no Setor 09 em Ariquemes – VÍDEO
10/10/2026 : Colisão frontal entre duas caminhonetes no Km–537 da BR–364 faz 08 vítimas Duas vieram a óbito – VÍDEO
10/10/2026 : Bombeiros Civis resgatam mulher perdida em área de mata no Parque Botânico em Ariquemes – VÍDEO
10/10/2026 : Alunos da APAE recebem avaliação e acompanhamento médico especialista em Psiquiatria e Neurologia – VÍDEO
09/10/2026 : Homem é executado a tiros de .40 dentro de caminhonete na feira municipal de Ariquemes – VÍDEO
09/10/2026 : Prefeitura de Ariquemes lança marco inicial do Projeto Pequeno Príncipe Estação dos Sonhos – VÍDEO
09/10/2026 : Motociclista fica em estado grave após perder o controle da direção e colidir contra árvore – VÍDEO
www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2026 Todos os direitos reservados
Site desenvolvido por Prospect Plus