
Início » Notícias » Rondônia » Exibindo Notícia


Por ser o maior produtor de peixes nativos em cativeiro do Brasil, Rondônia é referência em todo o país. A piscicultura está presente em propriedades rurais e o turismo gastronômico no Estado vem se destacando. Visando fortalecer o setor, a Superintendência Estadual de Turismo (Setur) é uma das participantes do Festival de Peixes da Amazônia, que acontece em Porto Velho, onde apresenta para a população, o turismo gastronômico de Rondônia, tendo como destaque a piscicultura do Estado. O festival começou na terça-feira (26) e vai até 1° de maio, no shopping da cidade.
O superintendente estadual de turismo, Gilvan Pereira, destaca a importância da participação em eventos que contribuam para uma das principais riquezas de Rondônia.
![]()
Tambaqui criado em cativeiro é o peixe de melhor aceitação no mercado consumidor de Rondônia
“Nossa participação destaca o turismo gastronômico, que vem crescendo internacionalmente. Nossos peixes já são apreciados por turistas do mundo inteiro, principalmente pela nossa exportação. Somos um dos estados mais visitados da região Norte por conta da nossa gastronomia. A realização desses eventos são essenciais para promover o turismo. São portas que se abrem”, disse o superintendente.
Para a diretora de planejamento do evento, Ivana Frazão, o turismo é um dos eixos mais importantes quando se fala em peixe. O setor também se reflete na economia e no desenvolvimento da piscicultura.
“Essa é uma riqueza naturalmente nossa. Movimentamos a economia, gastronomia e o turismo, que é um dos setores mais importantes nesse desenvolvimento. Fico muito satisfeita de ter a Setur como nossa parceira, que é sensível à importância da realização de eventos como esse. Nosso propósito é valorizar nossa cultura amazônica, a riqueza do nosso peixe e a movimentação do turismo”, pontuou a diretora.
Junto ao festival, o objetivo é reunir produtores, cooperativas, lideranças empresariais, técnicos e acadêmicos para debater sobre o setor do turismo, da piscicultura e o meio ambiente. A Superintendência estará com um stand no evento, distribuindo materiais de apoio e guia quanto ao turismo gastronômico de Rondônia, entre os dias 26 e 1° de maio, no acesso D do shopping da cidade.
TURISMO PARA O ESTADO
O turismo em seu modo geral, tem sido o principal fomento da Setur em todas as ações realizadas no Estado. Ferramentas como o Viaja Mais Servidor, Famtour, roteiros turísticos e o etnoturismo, têm sido as principais movimentações que fortalecem o turismo de Rondônia e estão disponíveis no rondoniatemtudo.ro.gov.br/.
Fonte
Texto: João Antônio Alves
Fotos: Irene Mendes e Maicon Lemes
Secom - Governo de Rondônia
12/06/2026 : TRÁFICO DE DROGAS – Mulher de 27 anos foi presa em flagrante por tráfico de drogas em Vilhena – Vídeo
12/06/2026 : Motociclista é socorrido após avançar preferencial e colidir em carro em Cacoal – Vídeo
12/06/2026 : Discussão entre cunhados termina em morto por facada na zona leste de Porto Velho – Vídeo
12/06/2026 : Dupla é presa com drogas, colete balístico e dinheiro durante operação integrada em Porto Velho – Vídeo
11/06/2026 : Mais de R$ 55 milhões pagos em um mês já começam a transformar a vida dos rondonienses
11/06/2026 : VAZIO SANITÁRIO – Rondônia vive período de 90 dias sem plantio de soja – Vídeo
11/06/2026 : CASO ADALTON DE PAULA – Esposa de homem morto com tiro no peito está colaborando com investigações – Vídeo
11/06/2026 : Passageiro é conduzido para a delegacia com arma de fogo no aeroporto de Cacoal – Vídeo
11/06/2026 : Vídeo de Câmera de Segurança mostra atropelamento que deixa jovem em estado gravíssimo em Ji–Paraná – Vídeo
www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2026 Todos os direitos reservados
Site desenvolvido por Prospect Plus