
Início » Notícias » Rondônia » Exibindo Notícia
(4)(24).jpg)
O presidente da Assembleia Legislativa, Alex Redano (Republicanos), comunica a realização de audiência pública no distrito de Jacinopólis, em Nova Mamoré, programada para o próximo dia 1° de maio, às 14h, para tratar de assuntos relacionados à situação de regularização fundiária daquela região, com destaque para o chamado "Bico do Parque".
Recentemente, Alex Redano se reuniu com moradores e representantes da localidade, para debater sobre a realização da audiência pública. A região está inserida nas alterações inclusas no Projeto de Lei Complementar 80/20, de iniciativa do Executivo, que foi aprovada pela Assembleia Legislativa e transformada na lei complementar nº 1.089, de 20 de maio de 2021. Ocorre que o Ministério Público de Rondônia ingressou com Ação de Inconstitucionalidade sobre a referida lei complementar, gerando um impasse jurídico, ainda sem solução. "O que defendemos é que haja um equilíbrio entre a questão ambiental, que é importante, mas com a atividade econômica sendo também valorizada. Que as pessoas que ocupam áreas há anos possam, em regiões já antropizadas, possam ter a sua atividade produtiva respeitada", disse Redano.
A grande discussão gira em torno das alterações nos limites do Parque Estadual de Guajará-Mirim, que teve áreas desafetadas, mas teve incluso o chamado "Bico do Pato", com cerca de 5 mil hectares, um corredor ecológico que interligará a Terra Indígena Karipuna ao Parque Estadual. Os moradores relatam que lá nessa região do Bico do Pato residem mais de 40 famílias, algumas há décadas ocupando a área. Eles defendem que apenas parte do Bico do Pato seja transformada em área de reserva integrada ao Parque Estadual Guajará-Mirim, com a outra parte sendo loteada com os produtores que lá habitam. Essa tese é rejeitada pela Sedam, que acredita que pelo valor ambiental da região, como corredor que interliga duas unidades de conservação, não pode haver nenhuma atividade econômica na área, o que impede inclusive de existir qualquer programa de regularização fundiária no local, por exemplo.
Texto: Eranildo Costa Luna - ALE/RO
12/06/2026 : TRÁFICO DE DROGAS – Mulher de 27 anos foi presa em flagrante por tráfico de drogas em Vilhena – Vídeo
12/06/2026 : Motociclista é socorrido após avançar preferencial e colidir em carro em Cacoal – Vídeo
12/06/2026 : Discussão entre cunhados termina em morto por facada na zona leste de Porto Velho – Vídeo
12/06/2026 : Dupla é presa com drogas, colete balístico e dinheiro durante operação integrada em Porto Velho – Vídeo
11/06/2026 : Mais de R$ 55 milhões pagos em um mês já começam a transformar a vida dos rondonienses
11/06/2026 : VAZIO SANITÁRIO – Rondônia vive período de 90 dias sem plantio de soja – Vídeo
11/06/2026 : CASO ADALTON DE PAULA – Esposa de homem morto com tiro no peito está colaborando com investigações – Vídeo
11/06/2026 : Passageiro é conduzido para a delegacia com arma de fogo no aeroporto de Cacoal – Vídeo
11/06/2026 : Vídeo de Câmera de Segurança mostra atropelamento que deixa jovem em estado gravíssimo em Ji–Paraná – Vídeo
www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2026 Todos os direitos reservados
Site desenvolvido por Prospect Plus