25 de Janeiro de 2010 19:34:25
GIMA
vanvera 3

Início » Notícias » Ariquemes » Exibindo Notícia

Auto Posto Ariquemes

Data: 25/04/2022 Compartilhe esta notícia

Microrrevestimento asfáltico garante mais desenvolvimento e economia em obras do projeto “Tchau Poeira” em Ariquemes

Um novo ciclo de desenvolvimento se inicia em Ariquemes, no Vale do Jamari, com a revitalização asfáltica realizada por meio do projeto “Tchau Poeira”, do Governo de Rondônia. Desde a última semana, a equipe do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes (DER), realiza o serviço de implantação de microrrevestimento asfáltico em 14 vias do município, totalizando uma quilometragem de pouco mais de 17 quilômetros. 

As primeiras vias a receberem a obra de revitalização asfáltica, foram a Avenida Tucanos, entre o Jardim das Palmeiras e o Setor 9 e a Rua Caçapava, no Setor 9. O serviço tem previsão de ser concluído nos próximos 30 dias. Todas as ruas receberão a sinalização horizontal. 

O projeto “Tchau Poeira” é realizado em parceria com a Prefeitura de Ariquemes, que faz a indicação das ruas a receberem as obras. Devido as condições das 14 vias, optou-se pela aplicação do microrrevestimento asfáltico. 

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS 

O gerente da Usina de Asfalto de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) de Ariquemes, Emerson Santos, explica que o microrrevestimento é utilizado em asfaltos que não estejam completamente deteriorados. 

“Esse material que está sendo aplicado serve para revitalizar e rejuvenescer o pavimento asfáltico, aumentando a vida útil em cerca de dois a cinco anos. Além ainda, de impedir que sofra infiltrações para não danificar o asfalto muito mais rápido, garantindo uma melhor trafegabilidade e maior conforto para os usuários da via”, comentou. 

Rua Caçapava, no Setor 9, também recebeu a revitalização do asfalto

De acordo com o engenheiro civil do DER, Adonnai Oliveira, os serviços de microrrevestimento já foram executados em cinco cidades na região do Cone Sul de Rondônia, ultrapassando 50 quilômetros de execução do serviço. 

“Ao dar início a aplicação do microrrevestimento, temos o acompanhamento do laboratório de controle tecnológico, pois qualquer alteração, como por exemplo no agregado, pode ocasionar uma imperfeição na aplicação. Outro fator é a chuva, como não podemos prever o momento exato em que vai chover, temos que executar o serviço sempre com a percepção do momento em que pode vir a chover, pois a aplicação necessita de um certo tempo para secar”, explicou. 

Já o gerente da Usina de Asfalto de Porto Velho, Massio Rirosche Alves, que é o responsável pela equipe que está realizando a obra, detalha que serão aplicadas duas camadas de microrrevestimento na Avenida Tucanos. 

“Fizemos a aplicação da primeira camada para a correção do pavimento asfáltico existente, agora estamos aplicando uma segunda camada em toda a extensão da via. A norma técnica estipula que cada camada seja de até 8 milímetros, se houver necessidade pode-se aplicar quantas camadas forem necessárias por cima”, detalhou.

 

DESENVOLVIMENTO E ECONOMIA

Comerciante local agradece ao Governo pela melhora na infraestrutura das vias do bairro

O comerciante Luis José da Silva Melo, que reside no Setor 9 há 16 anos disse que desde o início das movimentações dos maquinários do DER aguarda ansioso para ver o resultado final da obra. “Toda obra traz melhoria para o nosso bairro e para a cidade como um todo. Creio que a avenida revitalizada ajudará no desenvolvimento econômico, além de trazer mais conforto para quem passa por aqui todo dia”, citou.

O secretário executivo regional de Ariquemes da Casa Civil, Euclides dos Santos Pinto, destaca que o microrrevestimento será vantajoso para o município, pensando num curto-médio prazo. “Conseguiremos gerar economia para que o recurso seja investido em outras vias, para ampliar o asfaltamento ou a recuperação de vias que não comportam a revitalização, beneficiando um maior número de moradores”,  destacou.

 


 

 

 

Fonte
Texto: Jeferson Almeida
Fotos: Jeferson Almeida
Secom - Governo de Rondônia
Data: 25/04/2022 Compartilhe esta notícia
 
 
Adubar – Calcário de qualidade para o seu solo! – Vídeo
Café Bem Cedo 2
Novalar
moto mil
Tigrão Veículos
Adubar no Site
sobreira
LORYAL

www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2024 Todos os direitos reservados

Site desenvolvido por Prospect Plus