25 de Janeiro de 2010 19:34:25
GIMA
vanvera 3

Início » Notícias » Rondônia » Exibindo Notícia

Auto Posto Ariquemes

Data: 11/04/2022 Compartilhe esta notícia

 

Atendendo as diretrizes do Pnatrans, Detran Rondônia promove ação “Duas Rodas, Uma só Vida”, em Ariquemes

Seguindo o que determina o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito 2021-2030 – Pnatrans, o Departamento Estadual de Trânsito – Detran Rondônia, está realizando ações conjuntas entre a Fiscalização e Educação. Na última quinta-feira (7) durante a programação do Encontro de Planejamento Pedagógico do polo IV Regional do Vale do Jamari foi realizada a ação conjunta “Duas Rodas, Uma só Vida”, em Ariquemes. O Encontro aconteceu no período de 6 a 8 de abril.

O diretor Técnico de Educação de Trânsito (Dtet), Ruymar Pereira, disse que o Detran Rondônia está inovando na forma de trabalhar e seguindo o que determina a legislação. “O Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito da segunda década 2020 – 2030 é bem claro no que refere-se as ações conjuntas entre Educação e Fiscalização e o Detran já vem realizando esse trabalho”, afirmou.

A primeira ação conjunta aconteceu durante o Encontro de Planejamento Pedagógico realizado em Cacoal no mês de março, depois a ação conjunta também ocorreu em Ouro Preto do Oeste e finalizando no Encontro Pedagógico de Ariquemes. “O resultado desse trabalho conjunto na ação específica ‘Duas Rodas, Uma só Vida’ tem sido muito positiva, mas já estamos planejando com o diretor de Fiscalização e Ações de Trânsito, Welton Roney Ribeiro outros trabalhos em conjunto entre as duas diretorias”, disse o diretor de Educação de Trânsito.

O chefe da equipe de Fiscalização da Regional do Polo IV, Elianai Afonso Soares Cordeiro, fez uma preleção antes da realização da ação “Duas Rodas, Uma só Vida” explicando aos servidores da Educação e da Fiscalização qual o objetivo da atividade que é direcionado especificamente ao motociclista e quais as funções que cada um iria desenvolver durante a ação.

Durante a fiscalização, o condutor de motocicleta abordado é convidado a assistir um vídeo de três minutos que mostram vários acidentes de trânsito e como poderiam ser evitados. É uma forma de impactar o cidadão, pois aquele fato pode ocorrer com qualquer pessoa que faz uso da motocicleta se não seguir as regras de trânsito.

Condutores são convidados a assistirem vídeo educativo

Enquanto os condutores estão assistindo ao vídeo, os agentes de trânsito da Fiscalização e Educação do Detran fazem vistoria nas motocicletas e ao final, o condutor é orientado a fazer as correções para deixar o veículo em condições de uso, conforme prevê a Legislação.

O foco da ação “Duas Rodas, Uma só Vida” é orientar e fiscalizar se o condutor é ou não habilitado para conduzir motocicleta; quando o condutor não é habilitado, o veículo fica retido até uma pessoa portadora de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) venha retirar o veículo.

A Ação “Duas Rodas, Uma só Vida” foi lançada no dia 10 de dezembro de 2019 pela Dtfat, objetivando fazer um trabalho voltado ao motociclista, tendo em vista que o número de acidentes de trânsito tenha diminuído nos últimos anos conforme comprovam os dados estatísticos do Detran, a quantidade de mortes aumentou, e as maiores vítimas são os motociclistas. 

A ação conjunta faz parte do cronograma do Encontro de Planejamento Pedagógico 2022 que está sendo realizado nos IV polos que contempla todo o Estado de Rondônia. A intenção é que os servidores da Educação e Fiscalização tenham a experiência de trabalhar em conjunto e que desenvolvam esse trabalho em suas localidades.

Além do aprendizado que o trabalho proporciona, tem ainda a integração entre os servidores que fazem Educação de Trânsito e os agentes de trânsito que fazem fiscalização. A ação entre os servidores dos dois setores será certificada pela Coordenadoria de Qualidade -Cquali. 

 

Fonte
Texto: Eleni Caetano
Fotos: Eleni Caetano
Secom - Governo de Rondônia

Data: 11/04/2022 Compartilhe esta notícia
 
 
Café Bem Cedo 2
Tigrão Veículos
LORYAL
Adubar no Site
moto mil
Novalar
sobreira
Adubar – Calcário de qualidade para o seu solo! – Vídeo

www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2024 Todos os direitos reservados

Site desenvolvido por Prospect Plus