Início » Notícias » Brasil » Exibindo Notícia
.jpg)

Depois de quase dois anos sem utilizar a Tribuna do Senado Federal, o senador Confúcio Moura (MDB-RO) voltou falar no Plenário da Casa nessa quinta-feira (07), e nessa primeira manifestação presencial, abordou o assunto referente à área de saúde pública e alertou para o uso indiscriminados de medicamentos antidepressivos pela população brasileira.
Antes, o parlamentar fez um pequeno retrospecto de como, no passado os pais e avós tratavam as pessoas quando tinham uma insônia, quando passavam por um nervosismo, quando tinham um aborrecimento em casa. Segundo ele, era sempre recomendado um chá de camomila, de erva-cidreira, uma boa conversa, uma história e as pessoas se acalmavam.
De acordo com o senador, hoje em dia, pode levantar aí nos anais das vendas de remédios a quantidade exorbitante de remédios calmantes, antidepressivos utilizados pelo povo brasileiro. “É assustadora a quantidade de pessoas hoje dependentes do uso de remédios para dormir! Isso é um problema, já, de saúde pública!”, alertou
Confúcio Moura que é médico de formação, lembrou que os medicamentos visam combater doenças, mas eles estão provocando doenças e ninguém mais retorna aos costumeiros usos dos “remédios caseiros” utilizados amplamente no passado. “Esses antidepressivos, dentre eles, o Rivotril, os diazepínicos e outros tantos remédios utilizados largamente hoje em dia, logo – logo –, provocam dependência e as pessoas ficam, assim, como zumbis da noite”, disse.
O senador disse que o exemplo típico de dependência rápida e fácil é do Zolpidem. “No caso do Zolpidem, a pessoa toma um remedinho à noite para ajudar a dormir, para conciliar o sono; amanhã, toma dois; daí a pouco, cinco; daí a pouco, toma 20 comprimidos à noite e fica perambulando pela casa, conversando com o passado, com ancestrais, pais, avós como se estivessem ali presentes”, lamentou.
Principalmente após a pandemia houve um aumento significativos da utilização desses “remédios”, disse o parlamentar e observou também, até mesmo nas escolas, com o retorno às aulas presenciais, o índice de violência que está acontecendo. Confúcio disse que há a necessidade, e a Comissão de Educação já está providenciando audiências públicas com especialistas para se discutir a situação das crianças no retorno às aulas. “Desacostumados do convívio com os colegas, a agressividade, a hostilidade e a falta de camaradagem têm sido a tônica verificada pelos professores e pelos diretores de escolas”, disse.
Ao finalizar, falou dos registros de violência doméstica que culminou no elevado índice de feminicídios registrados nas estatísticas de segurança pública do país.
05/12/2025 : Exame toxicológico passa a ser exigido na primeira habilitação de todos os motoristas
04/12/2025 : Ladrões com estilingue quebram vidro de farmácia e furtam remédios para emagrecer – Vídeo
27/11/2025 : Operação da PF mira quadrilha que fabricava remédio para emagrecimento Mounjaro ilegalmente
24/11/2025 : Professora de inglês é assassinada em trilha de Florianópolis; homem confessa o crime – Vídeo
24/11/2025 : Sobrinha de prefeito do interior do Paraná morre após namorado “dar grau” em moto durante passeio – Veja vídeo
22/11/2025 : Grave acidente deixa ao menos 49 feridos na Rodovia dos Bandeirantes, em SP
22/11/2025 : Brincadeira termina em tragédia: jovem é encontrado morto após se afogar em lago de Manacapuru
22/11/2025 : Bolsonaro é preso preventivamente pela Polícia Federal
21/11/2025 : Casal faz sexo em cima de jet ski no meio do mar; MP abre investigação
www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2025 Todos os direitos reservados
Site desenvolvido por Prospect Plus