
Início » Notícias » Brasil » Exibindo Notícia

Na última quinta feira, 10, o Congresso Nacional derrubou o veto do presidente Jair Bolsonaro e aprovou a inclusão da distribuição gratuita de absorventes femininos dentre os itens a serem custeados pelo Sistema Único de Saúde – SUS. A votação, que aconteceu nas duas Casas Legislativas – Câmara e Senado – foi uma decisão tomada pelos seus presidentes, uma vez que o governo federal já havia decidido implantar projeto semelhante, mas bem mais limitado.
Na opinião de Confúcio Moura, a derrubada do veto presidencial permitia a vigência do Projeto original, “que é bem mais completo e abrangente do que o proposto pelo governo. Veja só uma diferença importante entre os dois projetos. No apresentado pelo governo, a proposta era atender 2 milhões de mulheres. No que aprovamos, serão atendidas 5 milhões de mulheres”, comemora o senador.
No Projeto aprovado na quinta, de autoria da deputada Marília Arraes (PT-PE), estão definidos os prazos e de onde virão os recursos para financiar a distribuição dos produtos. “As vezes os pais, ou a mãe, não dispõe do dinheiro para comprar os absorventes das filhas no momento que precisa. Não precisamos impor mais esse constrangimento às nossas jovens. Ou ainda temos dúvidas do tamanho e da profundidade da nossa pobreza?”, indaga Confúcio Moura.
O Projeto de Lei de Combate à Pobreza Menstrual, como ficou conhecido, será financiado pelo SUS e pelo Fundo Penitenciário Nacional – FUNPEN. “Aos poucos o parlamento brasileiro se aprofunda, de fato, nas necessidades do seu povo e coloca a sua digital na solução de problemas que, de tão prosaicos, simples, parecem não existir”, concluiu o senador rondoniense.
FONTE: AGENCIA SENADO
Curtam nossa página no facebook: CANAL35/ARIQUEMES190
Siga-nos no Instagram: CANAL 35 - ARIQUEMES190.COM.BR
05/12/2025 : Exame toxicológico passa a ser exigido na primeira habilitação de todos os motoristas
04/12/2025 : Ladrões com estilingue quebram vidro de farmácia e furtam remédios para emagrecer – Vídeo
27/11/2025 : Operação da PF mira quadrilha que fabricava remédio para emagrecimento Mounjaro ilegalmente
24/11/2025 : Professora de inglês é assassinada em trilha de Florianópolis; homem confessa o crime – Vídeo
24/11/2025 : Sobrinha de prefeito do interior do Paraná morre após namorado “dar grau” em moto durante passeio – Veja vídeo
22/11/2025 : Grave acidente deixa ao menos 49 feridos na Rodovia dos Bandeirantes, em SP
22/11/2025 : Brincadeira termina em tragédia: jovem é encontrado morto após se afogar em lago de Manacapuru
22/11/2025 : Bolsonaro é preso preventivamente pela Polícia Federal
21/11/2025 : Casal faz sexo em cima de jet ski no meio do mar; MP abre investigação
www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2025 Todos os direitos reservados
Site desenvolvido por Prospect Plus