25 de Janeiro de 2010 19:34:25
GIMA
vanvera 3

Início » Notícias » Rondônia » Exibindo Notícia

Auto Posto Ariquemes

Data: 09/03/2022 Compartilhe esta notícia

AROM homenageia as prefeitas que representam as mulheres no Executivo

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Associação Rondoniense de Municípios (AROM) homenageou as prefeitas com um vídeo, publicado na página institucional da entidade, e uma matéria jornalística sobre a representação feminina no Poder Executivo Municipal. Hoje, Rondônia tem prefeitas em Ariquemes, Cerejeiras, Chupinguaia, Guajará-Mirim, Pimenteiras e Vale do Paraíso.
Segundo a AROM, é fato que ainda há muito a caminhar quando o assunto é igualdade entre os gêneros e oportunidades na vida pública, para que a representatividade feminina na política seja cada vez maior, mas a entidade valoriza as mulheres e sabe da competência de cada uma delas, no desafio de fortalecer a democracia e criar um futuro melhor por meio de uma nova forma de exercício do poder.

Carla Redano - Enfermeira e pós-graduada em Oncologia no Instituto Albert Einstein, a prefeita de Ariquemes, Carla Redano, é um exemplo da força e do reconhecimento do potencial da mulher na política. Ela já foi vereadora em 2016 e disputou o principal cargo do município em 2020, sendo eleita prefeita na ocasião com 31,94% dos votos válidos.
Carla destaca a presença da mulher como protagonista em outros cenários, mas lembra que o preconceito ainda existe, mesmo tendo a figura feminina ganhando destaque na política.
“É uma oportunidade de mostrar o valor da mulher, que há bem pouco tempo não tinham seu valor reconhecido na política. Hoje estamos ocupando os mais altos cargos, trabalhando com igualdade e demonstrando que somos capazes de ajudar na construção de uma sociedade mais justa e igual”, disse a prefeita.

Lisete Marth - Professora de carreira e filiada ao PV, a prefeita licenciada Lisete Marth fala sobre como é ser mulher e ocupar um cargo de proeminência ao mesmo tempo. “A mulher conquistou espaço na sociedade, como trabalhar fora, mas continuou com as responsabilidades com a casa e com os filhos. Por isso, a conquista não foi uma troca de uma função por outra, mas foi uma agregação. Tudo na mulher só agrega, mas não troca e nem diminui”, enfatiza Lisete.

Sheila Mosso - Com fé e vontade de trabalhar pelo próximo sem medos de desafios a prefeita reeleita do município de Chupinguaia, Sheila Flávia de Anselmo Mosso, uma mulher forte e de fibra diz que o seu legado sempre será lembrado com uma gestão participativa e transparente.
“O meu maior desafio quanto gestora do município foi a dificuldade de colocá-lo nos trilhos, já que tinha assumido o compromisso com a comunidade de fazer isso durante a campanha”, destaca.

Raíssa Bentes - Com 29 anos, Raíssa da Silva Paes (MDB), conta como é estar à frente da administração pública do município de Guajará–Mirim e ser a representação mais jovem entre os prefeitos. Ela explica que levar o nome da mulher e da juventude aos comandos da gestão municipal, foi uma grande conquista.
A jovem prefeita menciona que as barreiras que as mulheres enfrentam, diariamente, são verdadeiros obstáculos, e ainda tem muito a ser conquistado.
“Queremos deixar o nosso reconhecimento a todas as mulheres, em especial as mulheres guajaramirenses, por contribuírem pelo crescimento de nossa cidade, por serem mulheres fortes, guerreiras, empreendedoras, e que estão sempre, presentes em cada passo, para novas conquistas”, comenta.

Valéria Garcia - Outra cidade administrada por uma mulher é Pimenteiras do Oeste, eleita com mais de 37,78% dos votos válidos, a prefeita Valéria Garcia assumiu o mandato comprometida em fazer o município ser uma potência regional, com prioridade para a saúde, educação, ação social e desenvolvimento sustentável.

Poliana Guasqui - Já o Município do Vale do Paraíso tem a frente uma das mulheres mais atuantes na administração pública, professora, bacharel em Direito a prefeita Poliana Guasqui, é referência pela boa administração da cidade, empreendendo a gestão da coisa pública, além de exercer o controle do erário, planejar e concretizar obras, sejam elas da construção civil ou da área social. Ela foi eleita com 55,57% dos votos validos.

 

FONTE: RONDONIAGORA

Curtam nossa página no facebook: CANAL35/ARIQUEMES190

Siga-nos no Instagram: CANAL 35 - ARIQUEMES190.COM.BR

Data: 09/03/2022 Compartilhe esta notícia
 
 
Café Bem Cedo 2
sobreira
Tigrão Veículos
Novalar
moto mil
LORYAL
Adubar no Site
Adubar – Calcário de qualidade para o seu solo! – Vídeo

www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2024 Todos os direitos reservados

Site desenvolvido por Prospect Plus