25 de Janeiro de 2010 19:34:25
GIMA
vanvera 3

Início » Notícias » Ariquemes » Exibindo Notícia

Data: 26/10/2021 Compartilhe esta notícia

Polícia Civil prende chefões da maior Orcrim de RO conhecidos como “Os Mato Grosso”

A Polícia Civil do Estado de Rondônia em ação conjunta com a Polícia Civil do Mato Grosso capturou e traz às garras da justiça os chefões da maior e mais perigosa Orcrim de Rondônia.
A Polícia do Mato Grosso conseguiu realizar nesta terça-feira (26), a prisão dos foragidos de Rondônia, E.P.S. e C.P.S., ambos são irmãos e apontados pela PCRO como membros da Organização Criminosa (Orcrim) denominada “Família do Mato Grosso” oriundos do município de Monte Negro/RO.
As investigações apontam indícios que essa Orcrim atuou em mais 100 homicídios em Rondônia. Eles aterrorizavam os moradores de Monte Negro cometendo diversos crimes como roubos, homicídio e latrocínios.
Os agentes da PCMT prenderam a dupla na cidade de Primavera do Leste, no estado do Mato Grosso. Com informações da PCRO, a polícia daquele estado estava há meses na caçada da dupla.
No mês de julho do corrente ano, a Polícia Civil matogrossense montou uma operação para capturar os irmãos que estavam escondidos em uma região de fazenda localizado no município de Paranatinga, eles conseguiram escapar do cerco policial, no local os policiais encontraram apetrechos de sobrevivência na mata, tais como facões, colchonetes e soro antiofídico.
Os irmãos foram alvos da Operação Xeque-Mate deflagrada pela Polícia Civil, ocasião em que outros integrantes da "turma dos Mato Grosso" foram presos.
A Polícia Civil estava em busca da dupla criminosa que foi presa hoje.
E.P.S. e C.P.S. serão encaminhados ao Sistema prisional de Rondônia onde permanecerão à disposição da Justiça.

FONTE: ASSESSORIA - POLÍCIA CIVIL RO

 

RELEMBRE O CASO:

FAMÍLIA MATO GROSSO: PC deflagra mega Operação contra organização criminosa que atuava em Monte Negro/RO há 15 anos - Armas de fogo e R$ 120 mil foram apreendidos - Vídeo

A ação policial resultou na prisão de 31 suspeitos, apreensão de 120 mil reais e diversas armas de fogo

 

A Polícia Civil do Estado de Rondônia, por intermédio da Delegacia Regional de Ariquemes e da Delegacia de Monte Negro, desencadeou na manhã de hoje (01/04) a operação denominada XEQUE MATE. A ação policial visa combater aos crimes de homicídios, tráficos de drogas, extorsões, roubos e outros delitos realizados pela organização criminosa.


As investigações revelaram a existência de um império de terror e medo estabelecido na cidade e adjacências, por uma grande família conhecida como “Os Mato Grosso” (devido a origem de sua vinda), há mais de 15 anos. Os membros desta família, por vínculo sanguíneo ou por afinidade, foram devidamente identificados e totalizaram 35 pessoas.
 

A organização criminosa aterrorizava a população com arrastões e ataques de tiros em ruas, roubos e baleando moradores. Embora alguns membros fossem presos, as atividades ilícitas não cessavam. De dentro do presídio eles aliciavam outras pessoas à continuidade de ações criminosas.

O serviço de Investigação e Capturas da 1ª DP de Monte Negro estimou que os “Mato Grosso” são responsáveis por mais de 100 mortes na região. Com objetivo de sedimentar o medo e impor temor, eles praticaram diversos homicídios, contra todos que os desafiassem ou os desrespeitassem, em defesa do “nome” da família.

Na manhã de hoje, 106 policiais civis diligenciaram visando cumprir 35 mandados de prisão e 21 mandados de buscas e apreensão nos municípios de Monte Negro/RO, Ariquemes/RO, Ouro Preto do Oeste/RO, Jaru/RO, Porto Velho/RO, Guajará-Mirim/RO, Costa Marques/RO e Paranatinga/MT, Sapezal/MT.

A ação resultou na prisão de 31 pessoas, lavratura de 03 autos de prisão em flagrante e apreensão de 120 mil reais em espécie e diversas armas de fogo.

O nome da operação Xeque mate faz alusão a jogada do xadrez que representa o final da partida. Desta forma, a Polícia Civil traz o braço forte do estado contra esta organização criminosa devolvendo a ordem e a paz social.

O trabalho foi desenvolvido com o apoio da 1ª DP de Buritis, a qual ficou encarregada de toda a compilação e análise do arcabouço probatório existente envolvendo os membros da organização criminosa.

A mega operação contou com apoio do Departamento de Polícia do Interior, Denarc de Porto Velho, Coordenadoria de Recursos Especiais – CORE, Núcleo de Operações Aéreas – NOA, Serviço de Atendimento Médico de Urgência – SAMU, Núcleo de Operações com Cães - NOC integrado PC/PM, Guarda municipal, Instituto Médico Legal e Politec.
 

FONTE:

TEXTO-PCRO

 

RELEMBRE O CASO:

PC realiza Operação e prende membros da "Grande Família Matogrosso" e aliados do Crime – Família é suspeita de envolvimento no Tráfico de Drogas, Homicídios e Roubos – Ação aconteceu em Ariquemes e em outros Municípios

     O Governador Marcos Rocha tem investido pesado na Segurança Pública do Estado e o resultado tem aparecido com grandes operações que estão sendo realizadas em Rondônia. Quem mora em Ariquemes e na Região do Vale do Jamari com certeza já ouviu falar da família Mato Grosso, pois estão envolvidos em uma série de crimes que vão de Homicídio, Roubo e suspeitos de envolvimento no Tráfico de Drogas, com ramificações em outros municípios de Rondônia e em outros Estados. As equipes do Site Ariquemes190 e Canal 35.1 já cobriram vários crimes que membros da família são suspeitos e outras com provas que resultaram em prisões. Nesta quinta-feira, 01/04, a Secretaria de Segurança Pública de Rondônia, através da Polícia Civil, realizou uma grande ação que resultou em várias prisões de membros da família e aliados na prática criminosa. A partir das 11 horas as informações estarão sendo levadas ao ar pelo Canal 35.1

 

 

FONTE: ARIQUEMES190.COM.BR

Curtam nossa página no facebook: CANAL35/ARIQUEMES190

Siga-nos no Instagram: CANAL 35 - ARIQUEMES190.COM.BR

 

RELEMBRE O CASO:

Polícia Civil deflagra Operação Xeque Mate e prende integrantes da família Mato Grosso e aliados do Crime 

 

 

RELEMBRE O CASO:

 

Está preso o suspeito de executar a mulher do ´Cowboy´ em Monte Negro

Um homem identificado como Geovane Brasiloto dos Santos está sendo apontado pelas autoridades pelo suposto envolvimento no assassinato de Miriam Francisca dos Reis, ocorrido dia 12 de abril desse ano, na rua José Valadares, Setor 3, município de Monte Negro. 

Maria foi morta dentro do quarto com três disparos na cabeça, desferidos por dois desconhecidos que chegaram em uma motocicleta e que adentraram à casa, sem anunciar nada. Duas semanas antes, o marido da vítima, conhecido por Cowboy, foi assassinado em frente à residência. 

O que levou a Polícia a apontar indícios da participação de Geovane no crime é que ele esteve na residência e perguntou para a filha menor da vítima, em qual quarto Miriam Francisca dormia, e repassou os dados por aplicativo dando a localização do cômodo a desconhecidos.

Na semana passada, o desembargador Antõnio Robles, negou o pedido de habaeas corpus e manteve a prisão do acusado, ressaltando que no processo havia prova da materialidade do crime e a presença de indícios suficientes do envolvimento do autor  na autoria do crime autoria, e, tornando necessária a manutenção da prisão do acusado como forma de garantir a ordem pública.

1ª CÂMARA CRIMINAL

HABEAS CORPUS N.0805583-46.2020.8.22.0000 -(PJe)

ORIGEM: 0001852-69.2020.8.22.0002/1ª VARA CRIMINALARIQUEMES/RO

PACIENTE: GEOVANE BRASILOTO DOS SANTOS

IMPETRANTE: GERALDO FERREIRA LINS -OAB/RO -8829

IMPETRADO: IMPETRADO: JUIZ DE DIREITO DA 1ª VARA CRIMINAL DA COMARCA DE ARIQUEMES/RO

RELATOR: DES. DANIEL RIBEIRO LAGOS


Vistos.

Trata-se de habeas corpus, com pedido de liminar, em benefício do paciente Geovane Brasiloto dos Santos, acusado pela prática, em tese, do crime previsto no art. 121, §2º, inciso IV, do CP, apontando como autoridade coatora o Juízo de Direito da 1ª Vara Criminal da Comarca de Ariquemes/RO.

Afirma o impetrante, em síntese, constrangimento ilegal uma vez que o juízo singular decretou a prisão cautelar com base na gravidade em abstrato do crime imputado ao paciente.

Ressalta que não há indicativo mínimo que demonstre que em liberdade, o paciente possa prejudicar a ordem pública, obstruir a instrução criminal ou se furtaria à aplicação da Lei Penal.

Aduz violação ao princípio da presunção de inocência, e ainda, que o paciente preenche todos os requisitos para a concessão da liberdade provisória, tais como residência no distrito da culpa, ocupação lícita e bons antecedentes.

Ao final, requer a concessão de liminar aos fins conceder ao paciente liberdade provisória, podendo, ainda, a concessão ser cumulada com algumas das medidas cautelares. No mérito, requer sua confirmação, caso concedido.
Relatei. Decido.

Quanto à ausência de provas de autoria e materialidade do crime imputado, em tese, ao paciente, é sabido que tal análise não pode ser feita através da via estreita do writ, que, como sabe, é de rito célere e cognição sumária, destinada a reparar ilegalidades patentes e perceptíveis icto oculi, além do que, o objetivo precípuo do habeas corpus, nos termos expostos na CF/88 é de proteger a liberdade de locomoção do cidadão. (Precedentes STJ).

É dos autos que no dia 12/04/2020, em horário não devidamente esclarecido nos autos, na Rua José Valadares, n. 2877, Setor 3, no Município de Monte Negro/RO, o paciente, estava na varanda da residência da vítima Miriam Francisca dos Reis, com a filha dela C.R.S e, que durante o tempo que esteve lá, perguntou em qual cômodo da casa a vítima estava, ao mesmo tempo, conversava por meio de aplicativo (WhatsApp), trocando mensagens.

Neste ínterim, 02 homens invadiram a residência, se dirigiram ao quarto em que a vítima estava dormindo, fazendo uso de arma de fogo, efetuaram disparos contra ela, evadindo-se do local dos fatos.

No caso, o fato atribuído ao paciente é grave, reclamando maior cautela no exame do pedido, notadamente nesta fase processual, que requer relevante convencimento através das circunstâncias fáticas que devem ser capazes de conduzir à concessão do pedido liminar de forma inconteste.

No tocante à suposta ilegalidade na manutenção da prisão do paciente, examinando a decisão proferida pelo juízo de primeiro grau, observo que a fundamentação está lastreada nos fatos atribuídos ao paciente, eis que, em tese, contribuiu diretamente para a consumação do crime, sendo necessária a constrição cautelar como forma de garantir a ordem pública, conveniência da instrução criminal e para assegurar à aplicação da lei penal, além
da necessidade de proteção das testemunhas.

Outrossim, condições pessoais favoráveis não têm o condão de, isoladamente, revogar a prisão cautelar, se há nos autos elementos suficientes a demonstrar a sua necessidade, como ocorre na hipótese. (Precedentes STF).

Dessa forma, justifica-se, por ora, a imposição da prisão preventiva, até porque há nos autos prova da materialidade do crime e a presença de indícios suficientes de autoria, mostrando-se necessária a custódia cautelar, a fim de garantir a ordem pública.

Diante do exposto, INDEFIRO a liminar, reservando-me para decisão a respeito, quando das informações do juízo singular.

Oficie-se à autoridade coatora solicitando as informações, que deverão ser prestadas em até 48 horas, por e-mail dejucri@tjro. jus.br ou malote digital, por questão de celeridade e economia processual. Após, com ou sem elas, com as devidas certificações, dê-se vista à Procuradoria de Justiça.


Publique-se.


Porto Velho, 23 de julho de 2020


DES. JOSÉ ANTONIO ROBLES
RELATOR EM SUBSTITUIÇÃO REGIMENTA
L

FONTE: OOBSERVADOR

 

RELEMBRE O CASO:

ARIQUEMES: Delegado Dr. Joaz fala sobre a Operação Vendetta que prendeu suspeitos de Homicídios em Monte Negro - Vídeo

         Na manhã de desta terça-feira, (dia 23/06/2020) a Polícia Civil de Rondônia, por intermédio da 1ª Delegacia de Polícia Civil de Monte Negro/RO, com apoio operacional das Delegacias de Polícia Civil de Buritis, de Ariquemes e de Porto Velho, deflagrou a Operação Vendetta, com o objetivo de cumprir mandados de busca e apreensão e mandados de prisão relativo às investigações de crimes de homicídios praticados em Monte Negro. O Delegado de Polícia Civil Dr. Joaz da Silva Gomes concedeu entrevista à equipe de reportagens do site Ariquemes190 e Canal 35.1 Digital, informando detalhes da operação. Confira o vídeo.  

 

CHEGADA DOS PRESOS - Operação Vendetta: Polícia Civil prende suspeitos de Duplo Homicídio em MN


 
 Entrevista Delegado de Polícia Civil Dr. Joaz da Silva Gomes - Ariquemes
 
  

Entrevista Delegado de Polícia Civil Dr. João Gustavo - Porto Velho

 

 

Data: 26/10/2021 Compartilhe esta notícia
 
 
Novalar
sobreira
Café Bem Cedo 2
moto mil
Adubar no Site
LORYAL
Tigrão Veículos
Adubar – Calcário de qualidade para o seu solo! – Vídeo

www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2026 Todos os direitos reservados

Site desenvolvido por Prospect Plus