25 de Janeiro de 2010 19:34:25
GIMA
vanvera 3

Início » Notícias » Rondônia » Exibindo Notícia

Auto Posto Ariquemes

Data: 11/08/2021 Compartilhe esta notícia

SEAGRI: operação da PF surgiu após denúncias apontadas em auditoria solicitada por Evandro Padovani 

 Foco da operação está concentrado na época em que secretário deixou o comando da pasta 

 

O titular da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) Evandro Padovani vem a público reiterar seu apoio à operação “Colheita Amarga”, a qual foi desencadeada na manhã desta quarta-feira, 11, em quatro municípios de Rondônia. O secretário explica que o foco das investigações está no ano de 2018, período em que esteve afastado da Seagri. A denúncia que resultou na operação federal é fruto de uma auditoria solicitada pelo próprio secretário Evandro Padovani à Controladoria Geral do Estado (CGE) bem como à Casa Militar, como bem informou a assessoria da Polícia Federal (PF) assim que retornou ao cargo, em janeiro de 2019. 

A solicitação de auditoria é datada de 9 de janeiro de 2019. “Assim que retornei ao cargo, ainda durante a fase de transição de governo, notamos alguns indícios de irregularidade e por isso solicitamos a auditoria, que é o procedimento obrigatório que um secretário deve seguir nesse tipo de caso”, comentou o secretário. A Casa Militar do Governo do Estado de Rondônia também foi notificada e iniciou o processo investigatório.  

O Secretário de Agricultura comentou, ainda, que após detectadas essas irregularidades, intensificou a fiscalização das atividades em campo. Padovani disse que além das fiscalizações internas, a Seagri também conta com a colaboração das equipes da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), bem como dos municípios beneficiados pelos projetos executados pelo Governo de Rondônia. 

 

OPERAÇÃO COLHEITA AMARGA  

O Secretário de Agricultura reiterou que a Polícia Federal (PF) não esteve nas dependências de nenhuma unidade regional da Seagri e que a pasta não foi sequer notificada acerca de qualquer operação. “O trabalho da secretaria continua normalmente. Cumprimos com o nosso dever de denunciar às autoridades competentes qualquer indício de irregularidade e estamos sempre à disposição da sociedade para qualquer tipo de esclarecimento”, arrematou o secretário.

FONTE: ASSESSORIA

 

RELEMBRE O CASO:

Ariquemes e mais três municípios são alvos da Operação Colheita Amarga da Polícia Federal para apurar desvios de verbas da Secretaria Estadual de Agricultura

A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (11/08/2021) a Operação Colheita Amarga, em combate ao desvio e apropriação de verbas públicas junto à Secretaria Estadual de Agricultura.

As investigações tiveram início no ano de 2018, a partir de notícia anônima endereçada à Gerência de Inteligência da Casa Militar da Governadoria do Estado, a qual apresentou relatório técnico à Polícia Federal.

Há indícios de envolvimento de servidores da Secretaria de Agricultura nos desvios de verbas que deveriam ser utilizadas para aquisição de produtos em diversos municípios de Rondônia.

Até o momento, verificou-se que o crime era praticado de duas formas: através de sobrepreço na compra dos produtos, a fim de parte do valor ser desviado para o servidor envolvido, e também através de simulação de venda unilateralmente pelos servidores integrantes da organização criminosa, sem conhecimento dos produtores rurais.

Os crimes sob apuração são peculato e associação ou organização criminosa, cometidos por funcionários públicos do Estado de Rondônia em prejuízo do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Este programa é promovido pelo Governo Federal em parceria com Estados e Municípios para o enfrentamento da fome, da pobreza e o fortalecimento da agricultura familiar, através da aquisição direta de produtos fornecidos por pequenos agricultores, o que explica o nome da operação. 

Foram cumpridos mandados de busca e apreensão em endereços nas cidades de Porto Velho/RO, Ariquemes/RO, Vale do Anari/RO e Colorado do Oeste/RO.

FONTE: Comunicação Social da Polícia Federal em Rondônia/RO

Data: 11/08/2021 Compartilhe esta notícia
 
 
Café Bem Cedo 2
sobreira
LORYAL
Adubar – Calcário de qualidade para o seu solo! – Vídeo
Adubar no Site
Tigrão Veículos
moto mil
Novalar

www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2024 Todos os direitos reservados

Site desenvolvido por Prospect Plus