25 de Janeiro de 2010 19:34:25
GIMA
vanvera 3

Início » Notícias » Brasil » Exibindo Notícia

Auto Posto Ariquemes

Data: 12/04/2021 Compartilhe esta notícia

Frente Nacional de Prefeitos e CNM dizem faltar coordenação do governo alinhada aos municípios para o combate à pandemia

A atual situação e as dificuldades dos municípios no enfrentamento da pandemia, o plano de vacinação, a capacidade de atendimento e as condições de abastecimento dos sistemas de saúde municipais foram os temas debatidos nesta segunda-feira (12), em audiência pública, na Comissão Temporária da Covid-19 (CTCovid-19) com o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Glademir Aroldi e o Presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Jonas Donizette.

O presidente da Confederação Nacional de Municípios afirmou que é preciso o apoio do Congresso Nacional para que sejam implementadas, sob a coordenação do Governo central, ações a serem adotadas de agora em diante. “Fazer isso é o caminho de curto prazo para minimizar o descontrole que vivemos hoje. O Brasil está na UTI, e esse ritmo de vacinação não será remédio suficiente, especialmente para este momento”, disse.

Glademir Aroldi falou que a CNM, ao lado das entidades municipalistas estaduais, vem atuando no sentido de orientar os gestores sobre as práticas a serem empreendidas em cada localidade, e se diz preocupado. “Nos últimos meses, as medidas de distanciamento social adotadas pelos governos estaduais e pelos gestores locais, sem coordenação, planejamento e apoio do Governo central, têm tido sucesso apenas na reação sempre tardia em situações de caos no sistema de saúde”.

Na mesma linha de defesa do senador Confúcio Moura (MDB-RO), para que Governo Federal promova uma campanha permanente de comunicação em prol da eficácia e da segurança dos imunizantes e das medidas sanitárias de prevenção, Glademir Arold enfatizou que infelizmente isso ainda não aconteceu. “Cabe ao Governo Federal iniciar, o mais rápido possível, essa campanha de comunicação para poder chamar a atenção da população brasileira e apoiar estados e municípios, que estão isoladamente tomando as medidas necessárias”, lamentou.

O Presidente da Frente Nacional de Prefeitos propôs a criação de um fundo garantidor para auxiliar as prefeituras nessa pandemia. “Nós tivemos uma multinacional brasileira que já fez uma doação de R$4 milhões dizendo o seguinte: esse dinheiro pode ser usado para vacina ou, enquanto não comprar vacina, para comprar insumos, medicamentos necessários para o tratamento das pessoas. É muito importante que a gente consiga, mesmo que tardia, essa união nacional”, disse.

O senador Confúcio Moura, presidente do colegiado, disse que a audiência pública trouxe para o debate opiniões e experiências extremamente importantes.  “Homens experientes, vividos, colocaram aqui seus pontos de vista com a alma, com uma convicção, e sugestões que podem ser muito bem aproveitadas por todos, principalmente pelo Governo Federal”, concluiu.

FONTE: ASSESSORIA

Data: 12/04/2021 Compartilhe esta notícia
 
 
Adubar no Site
Tigrão Veículos
Novalar
Café Bem Cedo 2
LORYAL
moto mil
Adubar – Calcário de qualidade para o seu solo! – Vídeo
sobreira

www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2024 Todos os direitos reservados

Site desenvolvido por Prospect Plus