Início » Notícias » Rondônia » Exibindo Notícia

A revista Seafood Brasil, de circulação nacional e referência em conteúdo sobre a piscicultura, divulgou reportagem em sua edição de dezembro, com os municípios com a maior produção de peixe no Brasil. A cidade de Ariquemes possui lugar de destaque, ocupando a terceira colocação.
Segundo levantamento feito pela revista, o maior produtor de peixe do Brasil é a cidade de Nova Aurora (PR), seguido por Morada Nova de Minas (MG), Ariquemes (RO), Toledo (PR) e Aparecida do Taboado (MS) – o município de Ariquemes possui um diferencial, pois é o único que produz exclusivamente peixes nativos, sendo que o Tambaqui é o carro-chefe da cidade rondoniense, enquanto as demais cidades cultivam também peixes exóticos, como a Tilápia.
IBGE x PEIXE BR
A revista também destaca a diferença das metodologias usadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Associação Brasileira de Piscicultura (PeixeBR).
Por exemplo, no ano de 2019, o IBGE apontou uma produção em Rondônia de 48,7 mil toneladas de peixe por ano. Já a Peixe BR estima que o Estado produziu cerca de 68,8 mil toneladas.
Para o presidente da Associação de Criadores de Peixes de Rondônia (ACRIPAR), Francisco Hidalgo Farina, a produção anual de Rondônia deve passar de 90 mil toneladas, levando em consideração a quantidade de alevinos e de ração colocados no mercado no período correspondente a safra do ano de 2019.
GEORREFERENCIAMENTO
Devido as imprecisões nos dados sobre a produção aquícola de Rondônia, a ACRIPAR desenvolveu uma parceria com a Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e a empresa Bússola Farm para a realização do georreferenciamento das propriedades produtoras de peixe em Rondônia, com informações sobre produtividade e área utilizada para a produção de peixe.
“Rondônia já é destaque nacional na produção de peixe. Queremos agora certificar e georreferenciar a nossa produção, para garantir segurança ao mercado, principalmente no aspecto da industrialização do peixe produzido no nosso Estado”, afirma Farina.
A Bússula Farm vai iniciar a coleta de informações e entrevistas com os piscicultores de Rondônia pelas cidades de Ariquemes e Machadinho D’Oeste. A previsão é de que em junho o trabalho seja concluído e a ACRIPAR e outros parceiros sejam detentores do mapeamento do peixe de Rondônia (MAPEIXE).
.jpg)
06/05/2026 : POLÍCIA CIVIL PRENDE CONDENADO POR TRÁFICO DE DROGAS EM VILHENA
06/05/2026 : TRÁFICO DE DROGAS – Mulher é presa no bairro Village do Sol em Cacoal com 200 gramas de crack – Vídeo
06/05/2026 : Polícia Penal apreende mais de 200 porções de droga escondidas em pães no presídio Urso Panda em Porto Velho – Vídeo
06/05/2026 : PF atua na prisão de foragido da Justiça brasileira
06/05/2026 : Polícia Militar prende dois homens suspeitos de tráfico de drogas por delivery em Porto Velho – Vídeo
06/05/2026 : Homem é preso após agredir mãe idosa e atacar irmão com golpe de foice em Porto Velho – Vídeo
06/05/2026 : PM prende suspeito por maus–tratos, agressões e exploração de idosos em casa de apoio – Vídeo
06/05/2026 : Mulher é presa após aplicar golpes com venda falsa de moto em Porto Velho – Vídeo
06/05/2026 : Colisão entre carros deixa mãe, duas crianças e um homem feridos na região central de Porto Velho – Vídeo
www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2026 Todos os direitos reservados
Site desenvolvido por Prospect Plus