Início » Notícias » Brasil » Exibindo Notícia

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu hoje (1º) que a mudança na data das eleições devido à pandemia de covid-19 beneficia candidatos que estariam impedidos de disputar o pleito com base na Lei da Ficha Limpa. Por maioria de votos, os ministros entenderam que os candidatos não estão mais inelegíveis com a alteração.
O caso foi decidido por meio de uma consulta feita pelo deputado federal Célio Studart (PV-CE), questionando se um candidato cuja inelegibilidade vencia em outubro, quando se realizaria a eleição, pode ser considerado elegível para disputar o pleito em 15 novembro, nova data da eleição estabelecida pelo Congresso.
O parlamentar argumentou que, na nova data, já estaria vencido o prazo de oito anos de inelegibilidade para os condenados por abuso de poder político e econômico nas eleições de 2012, por exemplo. Isso porque, nesses casos, conforme deliberado pela própria Justiça Eleitoral, a contagem teve como marco inicial o dia 7 de outubro, data do primeiro turno da eleição daquele ano.
Devido à pandemia da covid-19, o Congresso promulgou emenda constitucional que adiou o primeiro turno das eleições deste ano de 4 de outubro para 15 de novembro. O segundo turno, que seria em 25 de outubro, foi marcado para 29 de novembro.
01/02/2026 : Médico agride PM, o chama de corno e é baleado – Vídeo
28/01/2026 : Corretora é encontrada morta em matagal após 43 dias de desaparecimento
27/01/2026 : O que se sabe sobre caso de morte de cão Orelha em praia de SC
27/01/2026 : Petrobras anuncia redução no preço da gasolina em 5,2% para distribuidoras
26/01/2026 : Raio atinge manifestantes durante ato político na Praça do Cruzeiro em Brasília
22/01/2026 : "O Agente Secreto" recebe 4 indicações ao Oscar
21/01/2026 : Saiba de onde veio a caneta emagrecedora ilegal que deixou mulher em estado grave
16/01/2026 : Bebê de 1 ano cai da cama e fica com carregador preso à testa em Divinópolis (MG)
10/01/2026 : Confira calendário de pagamentos do INSS para 2026
10/01/2026 : "Guloso do CV" fica com socador de carne no ânus e busca UPA em VG
www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2026 Todos os direitos reservados
Site desenvolvido por Prospect Plus