Prefeitura inicia distribuição direcionada de Ivermectina no enfrentamento da COVID-19
Medicamento começa a ser distribuído a partir de sexta-feira, 17 de julho de 2020, em Ariquemes. Entrega acontecerá conforme o mês de nascimento dos cidadãos; Veja o cronograma.
A Prefeitura de Ariquemes, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSAU), inicia na próxima sexta-feira (17), a distribuição direcionada do medicamento Ivermectina com fins profiláticos no enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19). O medicamento será destinado aos pacientes assintomáticos.
LOCAL: a entrega ocorrerá nas dependências do TEATRO ARIQUEMES (Av. Tancredo Neves).
HORÁRIO: das 08:00 às 16:00 (não fechará para almoço).
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS: todos devem portar documento oficial com foto e Cartão SUS.
Por se tratar de um medicamento com elevada procura atualmente, em razão dos possíveis efeitos profiláticos ao COVID-19, a SEMSAU organizou a distribuição em blocos, onde os cidadãos serão divididos da seguinte forma:
Nascidos em Janeiro e Fevereiro: 17/07 a 21/07
Nascidos em Março e Abril: 22/07 a 26/07
Nascidos em Maio e Junho: 27/07 a 31/07
Nascidos em Julho e Agosto: 01/08 a 05/08
Nascidos em Setembro e Outubro: 06/08 a 10/08
Nascidos em Novembro e Dezembro: 11/08 a 15/08
FLUXO DE ATENDIMENTO
1 – RECEPÇÃO: o usuário deverá apresentar um Documento Oficial com Foto para conferência quanto à data de nascimento e o Cartão SUS para avaliar se é residente em Ariquemes. Após as devidas conferências será emitida uma senha ao paciente para que o mesmo aguarde a triagem.
2 – TRIAGEM: o paciente admitido na Triagem será submetido à 3 procedimentos:
a) Verificação de temperatura corporal (não serão admitidos pessoas doentes)
b) Pesagem dos pacientes para o cálculo da quantidade de medicamento
c) Preenchimento do Termo de Consentimento
Após a passagem pela triagem, o paciente aguardará o atendimento médico com a mesma senha.
3 – ATENDIMENTO MÉDICO: o paciente apresentará ao Clínico, o Termo de Consentimento e seu Cartão SUS, para que seja verificado se ele está apto em receber o fármaco, emitindo assim, a receita médica.
4 – ENTREGA DO MEDICAMENTO: assim que o paciente estiver em posse do receituário, ele deverá se deslocar ao guichê de entrega, para que o atendente faça uma pesquisa no sistema Hórus e verifique se o paciente já recebeu a Ivermectina no mês corrente. Após a verificação, será entregue o medicamento e fornecido as orientações necessárias à administração do fármaco.
5 – PORTADORES DE RECEITA: pacientes que por ventura forem atendidos em outras unidades de saúde e estiverem com o receituário devidamente preenchido pelo médico, poderão receber o medicamento em pauta, porém, respeitando todo o rito descrito neste manual, exceto a consulta médica.
O medicamento será entregue somente a mediante apresentação de receita médica pelo próprio usuário. A única exceção que será aceita é para parentes de primeiro grau (pai, mãe e filho), se devidamente comprovado o grau de parentesco e estiverem com o receituário médico e termo de consentimento do ausente.
POSOLOGIA
A entrega da Ivermectina com finalidade de profilaxia ao COVID-19 será realizada nas seguintes quantidades:
Pessoas de 30 a 60 quilos: 1 comprimido no primeiro dia + 1 comprimido no segundo dia. Repetir o medicamento durante 02 dias, a partir do 15º dia da primeira dose.
Pessoas de 60 a 90 quilos: 2 comprimidos no primeiro dia + 2 comprimidos no segundo dia. Repetir o medicamento durante 02 dias, a partir do 15º dia da primeira dose.
Pessoas acima de 90 kg: 3 comprimidos no primeiro dia + 3 comprimidos no segundo dia. Repetir a dose após 15 dias
CONTRA INDICAÇÕES
– Crianças menores de 5 anos
– Pessoas com menos de 30 kg
– Pacientes hipersensíveis (alérgicos) à ivermectina ou a algum dos componentes da fórmula
– Pacientes com histórico de meningite
FONTE: PMA