
Início » Notícias » Brasil » Exibindo Notícia

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu nesta terça-feira (24) suspender os cortes no fornecimento de energia elétrica motivados por falta de pagamento dos consumidores.
A medida vale por 90 dias, pode ser alterada e foi adotada em razão da crise na economia provocada pela pandemia do novo coronavírus.
Pela decisão, a suspensão vale para todas as residências urbanas e rurais e para os serviços considerados essenciais, como hospitais.
A medida já vinha sendo defendida por entidades de proteção dos direitos dos consumidores como uma forma de ajudar as famílias.
O relator do processo, o diretor Sandoval Feitosa, destacou que a medida não isenta os consumidores do pagamento, mas serve para garantir a continuidade do fornecimento para quem não tiver condição manter as faturas em dia.
“Rogo a todos brasileiros que possam pagar no prazo a suas faturas que o façam. Isso permitirá que possamos abraçar as pessoas que não possam pagar as contas de energia”, afirmou.
No voto, Feitosa afirmou ainda que o fornecimento de energia elétrica é essencial para manter os brasileiros em suas casas. O processo foi votado em reunião extraordinária.
A resolução da Aneel também prevê outras medidas, entre as quais:
Segundo a Aneel, os consumidores residenciais respondem por quase 47,5% do faturamento das distribuidoras de energia e hoje o nível de inadimplência é de 5%.
"Caso as medidas de vedação à suspensão do fornecimento resultem em aumento da inadimplência, o Órgão Regulador certamente terá que adotar medidas alternativas para garantia da sustentabilidade do setor elétrico", informou a agência.
Sobre a suspensão do corte de inadimplência, Feitosa afirmou ainda que a decisão também dá uniformidade ao tratamento dado às distribuidoras já que alguns estados e municípios têm publicado decretos proibindo o corte no fornecimento.
17/02/2026 : Criança de 1 ano cai dentro de piscina e morre afogada
17/02/2026 : PF cumpre mandados contra vazamento de dados da Receita de ministros do STF
17/02/2026 : Polícia salva mulher amarrada e amordaçada, que seria executada por facção criminosa no MT – Vídeo
16/02/2026 : Criança sequestrada é encontrada morta no PR; suspeito atacou grávida antes
14/02/2026 : Tragédia: lancha afunda no Amazonas e deixa mortos e desaparecidos – Vídeo
09/02/2026 : Mãe de jovem acusado por agressões contra cão Orelha fala pela primeira vez: "Ele se confundiu"
06/02/2026 : Raio atinge residência e deixa mulher ferida na zona rural de Buriti dos Lopes no Piauí
01/02/2026 : Médico agride PM, o chama de corno e é baleado – Vídeo
28/01/2026 : Corretora é encontrada morta em matagal após 43 dias de desaparecimento
27/01/2026 : O que se sabe sobre caso de morte de cão Orelha em praia de SC
www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2026 Todos os direitos reservados
Site desenvolvido por Prospect Plus