25 de Janeiro de 2010 19:34:25
GIMA
vanvera 3

Início » Notícias » Ariquemes » Exibindo Notícia

Auto Posto Ariquemes

Data: 02/03/2020 Compartilhe esta notícia

Prefeitura de Ariquemes recebe destaque nacional por desenvolver projeto na melhoria da qualidade de vida das pessoas idosas

 

Projeto Intergeracional Vivências e Experiências, desenvolvido pelo Idade Viva, inseriu os idosos no cotidiano das crianças e jovens. Ação foi reconhecida pelo Ministério da Cidadania na categoria “Respeito e Inclusão Social”.

Representando a região norte do país, o Município de Ariquemes foi selecionado dentre as cinco melhores experiências nacionais na categoria citada no Mapeamento de Boas Práticas em Ações Voltadas para a Melhoria da Qualidade de Vida da População Idosa.

 A iniciativa do Governo Federal, foi realizada por meio do Departamento da Pessoa Idosa, que está interligado ao Ministério da Cidadania e Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa (EBAPI). Ao todo, 485 municípios se inscreveram e 23 foram selecionados entre sete dimensões.

Concorrendo na dimensão “Respeito e Inclusão Social”, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDES) cadastrou o ‘Projeto Intergeracional Vivências e Experiências’, o qual é desenvolvido pelo Centro de Convivência Idade Viva desde 2017.

“Desenvolvemos diversas ações de convivências envolvendo crianças, jovens, adolescentes e acadêmicos em diversas instituições do município com os idosos que participam e frequentam o Idade Viva. Essas ações são voltadas para a convivência social de diferentes idades como forma de proporcionar melhoria na qualidade de vida, cidadania, protagonismo e a inclusão social entre diferentes gerações.” Detalhou a Coordenadora do Centro de Convivência Idade Viva, Maria Aparecida Vilela.

As ações realizadas, tem como foco, promover a inserção dos idosos no contexto das crianças, adolescentes e jovens, através de visitas realizadas nas escolas e faculdades ou visitas dos jovens e crianças no Idade Viva.

“Proporcionamos momentos de recreação, conversas sobre família e histórias de vida, onde todos compartilham da troca de experiências e realidade de vida de cada faixa etária. As ações também vida promover a participação dos idosos em atividades de cultura e esporte, através de gincanas, musicais e teatro dentre   as quais destacamos o Auto de Natal, realizado no final de 2018 e 2019 com grande participação e interação dos idosos e crianças e jovens.” Citou Cida Vilela.

DESTAQUE NACIONAL

Com o reconhecimento da experiência promovida, o Município apresentará detalhes do ‘Projeto Intergeracional Vivências e Experiências’ em Brasília (DF), no dia 31 de março de 2020, por meio da Coordenadora do Idade Viva. Na ocasião, o Município receberá um certificado pelas Boas Práticas desenvolvidas, sendo que posteriormente, a previsão é que uma equipe do Ministério da Cidadania visite Ariquemes para conhecer o projeto de perto.

Vale lembrar que todas as ações serão registradas em uma publicação oficial, que o Governo Federal distribuirá nos Estados e Municípios do país, como fonte de inspiração para o desenvolvimento de novos projetos.

“O sentimento é de alegria e gratidão,  aos idosos, que abraçaram a nossa proposta, participando ativamente, do projeto, que rompendo com as barreiras viram o quanto foi benéfico para eles, e gratidão também ao Prefeito, que sempre teve um olhar especial para os nossos idosos, nos dando inteira credibilidade para colocá-lo em prática.” Concluiu Cida Vilela.

Ariquemes.ro.gov.br

Data: 02/03/2020 Compartilhe esta notícia
 
 
LORYAL
Novalar
Adubar no Site
sobreira
Tigrão Veículos
Adubar – Calcário de qualidade para o seu solo! – Vídeo
Café Bem Cedo 2
moto mil

www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2024 Todos os direitos reservados

Site desenvolvido por Prospect Plus