25 de Janeiro de 2010 19:34:25
GIMA
vanvera 3

Início » Notícias » Ariquemes » Exibindo Notícia

Auto Posto Ariquemes

Data: 21/02/2020 Compartilhe esta notícia

Parceria entre SEMA e CESEA de Ariquemes oportuniza ressocialização a menores infratores

Secretaria doou madeiras para construção de viveiro e mudas de árvores nativas. Mognos cultivados na unidade foram plantados no Parque Botânico.

A Prefeitura de Ariquemes, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA), viabilizou uma parceria com o Centro Socioeducativo do município (CESEA), para colaborar com as medidas socioeducativas na ressocialização dos menores infratores. A SEMA fez a doação de algumas madeiras, que foram utilizadas na construção do viveiro/estufa e doou mudas de plantas nativas para o cultivo.

Na última quarta-feira (19), quatro mudas da espécie mogno que foram cultivadas no viveiro do CESEA, foram plantadas no interior do Parque Botânico.

Para a Diretora do CESEA, Gilcilene, receber o apoio da SEMA foi crucial para a manutenção dos trabalhos. “Por conta desse período chuvoso, a gente tinha que parar com as atividades na horta, pois não tinha como dar andamento. Agora com a estufa, construída com as madeiras disponibilizadas pela SEMA, se abriu um leque maior de trabalho. Ainda recebemos os sacos plásticos para colocar as mudas e fazer o manuseio e tudo isso ajuda na ressocialização dos internos, pois eles ficam comprometidos com essa atividade, sentem vontade de participar e reflete no comportamento dele dentro da unidade.” Comentou.

O Secretário da SEMA, Vilmar Ferreira, parabenizou a CESEA pelo desenvolvimento do projeto e destacou que oferecer apoio à estas ações valoriza o trabalho da secretaria.

“Sempre cultivamos a realização dessas parcerias e tratamos com muito carinho, na medida que estamos trabalhando com o sistema socioeducativo cria um valor simbólico muito interessante. Desta forma, oferecemos uma forma para que os menores infratores se recuperem e criem uma nova expectativa.” Destacou.

O menor W.A.P é um dos que participam do projeto e revela que a ação lhe deixa capacitado para exercer um trabalho assim que concluir de cumprir a medida socioeducativa. “É muito bom estar participando desse projeto e aprender tudo que já aprendi sobre as técnicas de cultivo. As atividades nos ajudam bastante durante o convívio dentro da unidade, além de nos inspirar em sermos agricultores futuramente”.

Todas as madeiras doadas pela SEMA na construção do viveiro, são oriundas de apreensões pelos órgãos de segurança pública do município

APOIO EM OUTROS PROJETOS

Além da parceria com o CESEA, a SEMA também possui os projetos “Construindo a Liberdade” e “Mãos que Transformam”, em convênio com o Tribunal de Justiça do Estado (TJ-RO). Por meio dos projetos, detentos do regime semiaberto atuam na limpeza de locais públicos e fabricação de kits playgrounds (compostos por balanços, escorregadores e gangorras), que já foram instalados em mais de 40 localidades da cidade.

 

Fonte: Ariquemes.ro.gov.br

Data: 21/02/2020 Compartilhe esta notícia
 
 
LORYAL
Café Bem Cedo 2
sobreira
Adubar no Site
moto mil
Novalar
Tigrão Veículos
Adubar – Calcário de qualidade para o seu solo! – Vídeo

www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2024 Todos os direitos reservados

Site desenvolvido por Prospect Plus