Início » Notícias » Rondônia » Exibindo Notícia
(37).jpg)
O deputado Adelino Follador (DEM) defendeu nesta quarta-feira (15) que o Governo Federal contrate simultaneamente junto com os militares da reserva, servidores aposentados do próprio Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) para atuarem de volta no órgão para atender ao caos que se transformou a prestação de serviços nas agências do Instituto em todo o Brasil.
Neste sentido, o parlamentar pediu ao senador Marcos Rogério (DEM) que interceda no âmbito do Congresso Nacional e junto à própria Presidência da República, para que viabilize a retomada do atendimento normal nas agências do INSS com a contratação dos militares e principalmente dos servidores aposentados, que desejam voltar a trabalhar e tem conhecimento das normas, dos processos e procedimentos relativos ao atendimento do segurado, não exigindo dispêndio de recursos financeiros e tempo para treinamento.
Na verdade, já se discute em Brasília esta possibilidade de chamar de volta os aposentados para reforçar o trabalho de atendimento nas agências do INSS, em especial os recém-aposentados – eles anteciparam aposentadoria devido a entrada em vigor das novas regras -, que desejam manter-se na ativa.
De acordo com Adelino Follador, a situação nas unidades do órgão em todo o País é considerada péssima, e desastrosa na região Grande Ariquemes, onde segundo informou, há apenas um ou dois servidores para atender a demanda dos nove municípios que integram a região do Vale do Jamari – Ariquemes, Buritis, Cacaulândia, Monte Negro, Campo Novo de Rondônia, Cujubim, Rio Crespo, Alto Paraíso e Machadinho do Oeste. “Isto é um absurdo, e não há como se conformar com uma situação dessas”, disse.
O deputado disse que o senador Marcos Rogério foi bastante receptivo à sua sugestão e prometeu levá-la à discussão para construção de um entendimento que contemple a proposta, eis que se trata de uma mão de obra preparada que se revelará de grande ajuda ao Governo Federal, sem abrir mão também da contratação dos militares da reserva que, certamente darão grande impulso nas atividades de atendimento ao segurado, consequentemente na melhoria da prestação de serviços do INSS.
Adelino Follador defendeu urgência na contratação dos militares, mas disse que é muito importante também para o Governo e para o País a ideia de contratação dos aposentados do órgão que desejam voltar à ativa, visto que é uma medida importante para destravar a tramitação de milhares de processo engavetados nas unidades do INSS em todo o Brasil, e de respeito ao cidadão que trabalhou a vida inteira pela grandeza do País e que não pode ser abandonado neste momento pelo Poder Público.
Texto: Assessoria
Foto: Marcos Figueira-Decom-ALE/RO
10/09/2026 : PRF cumpre 4 mandados de prisão em menos de 24 horas no estado de Rondônia
08/09/2026 : PRF divulga balanço da Operação Independência 2026 em Rondônia
01/09/2026 : Caso Clei Bagattini: Polícia prende quatro novos suspeitos mais de dois anos após assassinato do dentista
19/08/2026 : PRF confirma três mortes em acidente com caminhões em chamas na BR–364 em Rondônia
07/08/2026 : TRAGÉDIA: Cinco pessoas morrem em acidente entre carro e carreta na BR–364 em RO
30/07/2026 : IDARON intensifica ações após confirmar foco de raiva na região de Tarilândia
29/07/2026 : PRF em Rondônia cumpre 4 mandados de prisão em diferentes municípios do Estado
24/07/2026 : Confúcio Moura reforça apoio à apicultura para ampliar renda dos pequenos produtores
23/07/2026 : “Justiça foi feita”, diz Natan Donadon após TRE reconhecer elegibilidade para disputar eleições em Rondônia
21/07/2026 : Homem é mortO com golpe de faca após discussão familiar – LIVE: ESTAMOS NO AR! PROGRAMA BRONCA DA PESADA
www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2026 Todos os direitos reservados
Site desenvolvido por Prospect Plus