25 de Janeiro de 2010 19:34:25
GIMA
vanvera 3

Início » Notícias » Ariquemes » Exibindo Notícia

Auto Posto Ariquemes

Data: 30/12/2019 Compartilhe esta notícia

Tremor de terra é sentido por moradores da Estância Turística de Ouro Preto do Oeste


Um abalo sísmico foi sentido por volta das 8 horas deste domingo, 29/12, na cidade de Ouro Preto do Oeste, em Rondônia. A Folha de Rondônia News recebeu vários relatos de pessoas que sentiram a terra tremer. Um deles foi de Thales Busati, ao dizer que o tremor durou algo em torno de dois a três segundos acompanhado de um barulho de baixa frequência.
Difícil o ano em que a terra não treme em Ouro Preto. Um dos maires aconteceu em 1974. Na época Ouro Preto era apenas uma projeto de colonização do Incra recém-iniciado. Como ainda não havia casas em alvenaria, não foi observados prejuízos. Ao contrário de 1978, quando um grande abalo voltou a assustar a população. Na época algumas casa ficaram com pequenas rachaduras nas paredes.
A parte central da cidade de Ouro Preto do Oeste, ou seja, o centro comercial antigo, foi construído sobre uma grande lage de pedra. Qualquer acomodação de terra nas camadas mais fundas, ou um terremoto que ocorra na América Central, pode ser sentido em pequena magnitude aqui. Foi o que explicou o cientista e geólogo a serviço do Incra em Ouro Preto em 1973, Jack Brumm- um holandês que realizou as primeiras análises sobre o Clima nesta parte da região amazônica, quando indagado por Roberto Gutierrez sobre tremores de terra em Ouro Preto.

 
 
Autor: Roberto Gutierrez / Folha de Rondônia News
Data: 30/12/2019 Compartilhe esta notícia
 
 
LORYAL
Adubar – Calcário de qualidade para o seu solo! – Vídeo
Novalar
sobreira
Café Bem Cedo 2
moto mil
Tigrão Veículos
Adubar no Site

www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2024 Todos os direitos reservados

Site desenvolvido por Prospect Plus